Certamente você em algum momento já se perguntou sobre como escolher o contador ideal para o seu negócio. Afinal, existem diversos Escritórios de Contabilidade em Belo Horizonte, o que pode tornar a decisão ainda mais complexa.
Contudo, com a aplicação de alguns critérios simples de avaliação é possível minimizar de forma significativa as opções disponíveis.
Sabendo disso, neste artigo, você irá descobrir como:
- Definir suas necessidades
- Avaliar as competências do contador
- Coletar feedbacks e experiências
E, ao final, você terá as ferramentas necessárias para escolher um serviço de um contador que atenda perfeitamente às demandas do seu negócio.
Leia também: Quanto Custa Abrir uma Empresa: Confira Todos os Custos Envolvidos ⟶
Qual é o papel do escritório de contabilidade para pequenas e médias empresas?
Para as micro, pequenas e médias empresas a complexidade burocrática e tributária de nosso país se apresenta como um desafio palpável e diário.
Note-se que — não somente por isso, mas também por isso —, no Brasil cerca de 30,20% das empresas não sobrevivem até os 5 anos de atividade, segundo os dados do SEBRAE.
Para evitar esse tipo de desfecho, uma consultoria especializada alinhada ao propósito e comprometida com o desenvolvimento do negócio pode trazer resultados significativos.
O que faz do contador um profissional estratégico desde o início para:
⇒ Assessorar na definição das diretrizes
⇒ Conduzir os trâmites legais necessários
⇒ Elaborar um plano de estruturação tributária
⇒ Roteirizar os procedimentos fiscais
⇒ Direcionar os trâmites trabalhistas, etc.
Todas as etapas são meticulosamente conduzidas para o desenvolvimento e manutenção das atividades.
Ou seja, o papel do escritório de contabilidade e do contador dentro das empresas está na construção de uma base segura para o crescimento sustentável.
Critérios para Escolha do Contador
Ao escolher um serviço de contabilidade, é importante considerar alguns critérios para garantir que o profissional escolhido atenda às necessidades específicas do seu negócio. Veja:
1. Certificações e Qualificação Profissional
Um dos critérios mais importantes a serem considerados na escolha de um serviço contábil é a certificação e qualificação profissional.
Afinal, é fundamental que a empresa de contabilidade escolhida tenha profissionais qualificados, com conhecimento técnico e experiência no mercado.
As formações extensivas, cursos de atualização, palestras, workshops, formam profissionais com múltiplas habilidades.
Vale destacar que o contador responsável deve estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e obedecer ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
2. Know-how
O know-how revela o quanto de experiência acumulada o profissional contábil possui.
A equipe de contabilidade deve ter conhecimento sobre a legislação tributária, fiscal, trabalhista e previdenciária. Devem ser capazes de prestar consultoria aos clientes de forma segura e objetiva.
O escritório deve proporcionar o acesso a boletins informativos, serviços de orientação jurídica e todo tipo de material que seja capaz de trazer mais conhecimento acumulado ao time.
3. Reputação e Avaliações de Clientes
Por fim, é importante considerar a reputação da empresa e as avaliações de clientes já atendidos.
O Google é uma das ferramentas mais utilizadas para avaliar as empresas, baseado na experiência de quem já contratou o serviço.
As redes sociais também são uma boa fonte de informação.
Contabilidade em Belo Horizonte: Comparação e Análise
Custo-benefício dos Serviços
O custo-benefício é um dos principais fatores a serem considerados na hora de escolher o escritório de contabilidade ideal para o seu negócio.
É necessário avaliar os honorários cobrados em relação aos serviços oferecidos e, o mais importante, a qualidade do que é apresentado e prestado.
À de concordar que de nada vale um serviço barato feito de qualquer jeito, portanto, defina suas prioridades e faça sua escolha de forma inteligente.
Diversidade de Serviços Oferecidos
Outro aspecto importante a ser avaliado é a diversidade de soluções oferecidas pela contabilidade.
Aqui, leve em conta a gama de serviços contábeis que se encaixam para a sua empresa, como:
- Abertura de empresa
- Planejamento tributário
- Contabilidade gerencial e financeira
- Análise de dados
- Controle Orçamentário
- Otimização de custos
- Gestão de riscos
- Previsão financeira
- entre outros.
Vale destacar que não é necessário que o escritório ofereça um leque infinito de soluções, mas é imprescindível que existam todas as ferramentas necessárias para atender por completo as demandas do seu negócio.
Atendimento e Suporte ao Cliente
Por fim, é importante avaliar o atendimento e suporte oferecido pela empresa.
Isto é:
- O atendimento é baseado em chatbot?
- São pessoas reais do outro lado?
- O atendimento é rápido e preciso?
- É possível falar direto com o contador?
São perguntas que você deve responder em sua pesquisa de mercado, e analisar o que faz mais sentido para a sua empresa.
Para aqueles que veem um atendimento humanizado como fundamental, a melhor escolha é procurar por um escritório de contabilidade tradicional com soluções integradas no digital.
Afinal, a contabilidade online não é capaz de proporcionar uma boa experiência quando o assunto é atendimento aos clientes, e nem mesmo de oferecer soluções personalizadas para cada empresa.
Isso, não somos nós que estamos falando, basta uma visita rápida ao Reclame Aqui.
Portanto, não deixe de avaliar os feedbacks de outros empreendedores e de responder as perguntas acima antes de tomar a sua decisão.
Caso queira conhecer melhor os nossos serviços e como podemos ajudar no seu crescimento, entre em contato conosco.
Soluções Personalizadas | Somando Valores e Multilplicando Relacionamentos
Nossas
Avaliações
O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google
Tudo começa com uma Conversa
• enviar mensagem ao contador •
Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.