Entenda tudo que é preciso para abrir o seu negócio hoje!

Muitos empreendedores iniciam sua caminhada no mundo dos negócios de forma irregular, operando as vendas como pessoa física.

Mas, o que a maioria deles não sabem, é que estão desperdiçando oportunidades como por exemplo, o acesso a fornecedores com preços mais competitivos, linhas de créditos, emissão de notas fiscais, e não menos importante, a tranquilidade de estar em dia com a Receita Federal.

Portanto, por você estar aqui, imagino que tenha seguido o mesmo caminho ou já esteja se planejando para dar início a sua caminhada como empreendedor – o que já coloca o seu negócio a frente de muitos dos seus concorrentes.

E foi pensando nisso, que me dediquei a elaborar este artigo afim de te ajudar e oferecer um guia completo para abrir a sua empresa.

Quanto custa abrir empresa no Brasil? Confira os custos e taxas em 2024

Passo a passo: abrindo o seu negócio

1 . Definindo o local da empresa

Empresas de prestação de serviços

As empresas exclusivamente prestadoras de serviços, podem ser constituídas no endereço residencial dos sócios, não há qualquer objeção por parte das prefeituras em fazer a concessão da inscrição municipal nesses casos.

Empresa com atividade comercial ou industrial

As empresas que exercem atividade comercial ou industrial, devem possuir um endereço comercial, desvinculado do endereço residencial, pois as Secretarias das Fazendas Estaduais não permitem a abertura de empresas em residências.

Caso a empresa seja em um cômodo ou garagem que pertence à residência, este espaço deve ser totalmente separado da casa, deve possuir entrada própria com acesso externo e não ter nenhuma forma de com a residência, como uma porta, por exemplo.

Microempreendedor Individual – MEI

Aos microempreendedores individuais (MEI), existe uma exceção com relação ao endereço residencial. Para este tipo de empresa e unicamente para este perfil, é autorizada a inscrição em ambiente residencial.

Vale ressaltar que, caso haja a migração de MEI para uma microempresa ou empresa de pequeno porte, a alteração do local deve ser providenciada o quanto antes, pois a Secretaria Estadual poderá a qualquer momento bloquear a inscrição até que haja a alteração de endereço.

Leia também – O Que é Certificado Digital e Por Que Sua Empresa Precisa de Um

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2 . A consulta de viabilidade

Saiba porque é importante fazer a consulta antecipada.

Antes de assinar o contrato de locação ou compra do imóvel, recomendamos que façamos a consulta de viabilidade do local, ainda na fase de negociação.

A consulta de viabilidade é necessária para que se possa atestar sobre a aprovação municipal da nova empresa que pretende se estabelecer naquele local. Sem aprovação municipal não será possível a emissão do alvará de localização e funcionamento, ou seja, a empresa estará irregular.

Na consulta de viabilidade também iremos obter a aprovação do nome empresarial pretendido pelos sócios.
Fazemos essa consulta de forma gratuita e para isso, precisamos que envie a guia de IPTU do local onde será estabelecida a empresa.

3 . O envio da documentação

Dando seguimento, local aprovado, nome empresarial aprovado, entramos na fase de registros.

Vejamos a lista dos documentos necessários para abertura de empresas:

4 . A importância do contador no processo

Antes de mais nada é importante frisarmos que a assessoria de um profissional da área é fundamental para otimização do processo.

A assessoria do contador afasta o risco de erros comuns nesses procedimentos, instrui sobre a melhor composição da sociedade ou mesmo se estiver agindo de forma individual, além do mais, a abertura irá acontecer no menor prazo possível.

Em nosso Escritório, no início do procedimento orientamos sobre a natureza jurídica mais adequada, quais os melhores códigos de atividades a serem informados nos registros (de acordo com sua atividade), onde buscamos o enquadramento tributário mais favorável, para que pague o menor percentual de impostos possível, tudo de acordo com a legislação fiscal.

Vamos fornecer um passo a passo de todo o procedimento, desde a definição do local, o envio da documentação e entrega dos registros.

Leia também: Posso abrir uma empresa com nome sujo?

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

Sobre a assinatura dos documentos

Todos os procedimentos registrados na Junta Comercial são assinados por meio digital, com uso de um Certificado Digital e-CPF.

Cada sócio deve possuir ou adquirir seu certificado, para que possa realizar a assinatura digital em substituição ao documento físico.

Indicaremos uma empresa que é parceira do Escritório e eles irão tomar conta de todo os procedimentos para realização da certificação.

Sobre o registro dos documentos

Em Minas Gerais e quase todos os Estados brasileiros, os órgãos de registro estão integrados pela RedeSim: Junta Comercial, Cartório de Registro de PJ, Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda e Prefeituras.

Dessa forma, assim que o registro do contrato social for aprovado na Junta Comercial ou Cartório de Registro, automaticamente teremos o número do CNPJ e da Inscrição Estadual (se for o caso).

A liberação da Inscrição Municipal varia de acordo com cada município, em Belo Horizonte e nas quase todas as capitais, está ocorrendo de forma automática.

Sobre o licenciamento municipal, o alvará de funcionamento

O último procedimento após o novo registro, é o pedido de liberação do alvará de localização e funcionamento.

Nos casos mais simples, o alvará é liberado de forma online e imediata.

Caso haja sua atividade exija alguma liberação complementar como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária ou Meio Ambiente, primeiramente devemos cumpri-las para liberação da licença municipal.

Por fim, caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

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O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…

Apresentação: Conheça mais sobre nossos serviços de contabilidade para pequenas e médias empresas.

Sou Contador, com Escritório de Contabilidade em endereços nas cidades de Belo Horizonte, na região centro-sul, bairro Savassi, em São Paulo, Na Paulista e no centro do Rio de Janeiro.

Oferecemos soluções práticas e eficientes para demandas contábeis, fiscais e trabalhistas.

Nossa expertise é assessorar sua empresa a maximizar os lucros e reduzir custos, principalmente tributários.

Abertura rápida de empresas, regularização e baixa de CNPJ, Licenciamentos, Certidões Negativas – CND’s, Impostos, Planejamento Tributário, Folha de Pagamento e Demonstrações Contábeis, são alguns de nossos serviços

Com a Tecnologia aliada ao modelo tradicional de negócios, somamos valores e multiplicamos relacionamentos

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