Tudo que você e sua empresa precisam saber
Começar a sua jornada como empreendedor requer muita dedicação e persistência para enfrentar os desafios e burocracias que virão pela frente.
E neste artigo, vamos abordar sobre tudo que você precisa saber antes mesmo de dar os primeiros passos com o seu negócio.
Quem nunca ouviu o famoso ditado: “Aprenda com os erros dos outros”.
O que quero dizer é que vale muito aprender com lições e vivências de outros empreendedores para evitar de cometer os mesmos erros.
A criação de um negócio até a chegada ao sucesso será diferente para cada empreendedor. Porém, há ensinamentos que podemos levar para qualquer realidade e evitar grandes dores de cabeça.
Aqui, você encontrará 9 dicas que podem servir de base para você e sua empresa já começarem um pouco a frente.
Vamos lá?
1. A prioridade deve ser a sua empresa
O sucesso virá da habilidade que você tem de administrar o seu próprio negócio.
Afinal, o que quero dizer com isso?
De forma mais clara, você gastará 20% do seu tempo fazendo o que realmente ama, e os outros 80% ficam para cuidar do marketing, administrar, vender, criar estratégia e quando sobrar um tempo você ainda terá que responder e-mails e contatos.
A sobrevivência e a evolução da sua empresa dependem de forma direta da rapidez com que adota o papel de empreendedor e o coloca em primeiro lugar antes mesmo do papel pelo qual decidiu empreender.
2. Empreender é um estilo de vida
O empreendedorismo é como um casamento, e sem dúvida alguma vai mudar a sua vida.
Nessa jornada ao sucesso, você será confrontado pelos seus medos, inseguranças, procrastinações, limitações, justificativas e gerenciamento de tempo ineficiente.
O padrão que você mantinha no mercado de trabalho era bom o suficiente e as vezes até fora da curva, porém, serão necessárias ainda mais dedicação e persistência para administrar e evoluir o seu negócio.
3. Ficar sem dinheiro é uma parte comum da jornada
Você não espera por isso, mesmo porque você se planejou de acordo, focou no longo prazo e fez as economias necessárias para se manter.
Porém, um dia pode acontecer, ou melhor, vai acontecer.
É comum para grandes, médios e pequenos empresários em todos os ramos possíveis.
Mas existe uma diferença entre quem desiste e quem consegue superar esses pequenos e grandes obstáculos que aparecem: A persistência.
Aqueles que superam, acordam no dia seguinte, desenvolvem uma proposta ou uma oferta, respondem os e-mails e contatos e finalizam o dia concluindo todas as funções necessárias para manter a empresa nos trilhos.
Já aqueles que desistem, simplesmente se definham em medos e inseguranças, fecham a empresa e voltam a entregar currículo.
4. Gaste menos tempo pesquisando, mais tempo fazendo
Pesquisar e estudar é uma parte importantíssima de todo processo, isso é inegável.
Porém, é necessário colocar os estudos em prática. Afinal, somente a prática te dará clareza e resultados.
Para isso bloqueie as distrações, desligue o telefone, notificações dos e-mails e saia das redes sociais.
Defina um tempo plausível para essa atividade e faça o que tem que fazer, tome medidas inspiradas que pareçam tangíveis e mensuráveis.
5. Não tenha sócios: caso tenha que sejam dedicados como você
Faça uma análise cuidadosa e qualifique a pessoa com quem planeja criar uma sociedade.
A minha dica seria: não faça negócios com amigos. Mas se for fazer, tome todos os cuidados necessários e desenvolva a princípio, um contrato. Não pule essa etapa!
Estipule os ganhos financeiros inicialmente e o prazo para volta do investimento com antecedência, para que ambos tenham a liberdade de se desprender do projeto caso não seja interessante para um dos lados.
É importante também que vocês tenham uma estratégia de transição, e para garantir a tranquilidade de todos, esboce tal estratégia no desenvolver do contrato.
Isso pode acontecer e caso aconteça, um dos sócios pode dar continuidade ao projeto sem maiores problemas.
6. Se torne um profissional de marketing do seu negócio
Essa seria uma das etapas mais difíceis para muitos.
Devido o marketing não se tratar somente de uma promoção feita em um certo dia da semana. O marketing da sua empresa vai muito além disso.
Atualmente são poucas as pessoas que não possuem redes sociais ou tiram suas dúvidas e procuram melhorias de processos em blogs e sites.
Sabendo disso, é importante que ocupe todos os locais possíveis que o seu cliente em potencial possa visitar.
É provável que essa etapa do processo tome bastante tempo do seu dia, porém, é a única etapa capaz de te fazer captar clientes e trazer resultado financeiro para o seu negócio.
Ou seja, invista tempo e dinheiro em marketing!
7. Tempo é dinheiro
Agora, o e-mail se tornou seu novo melhor amigo e as caixas de entradas das redes sociais e mensagens do Whatsapp são tão importantes quanto.
Mas lembre-se: Nem todos são seus clientes, é importante discernir rapidamente quem é quem e responder da maneira mais adequada possível. Não gaste tempo com futilidades e consulta grátis.
Para clientes e potenciais clientes:
Reconheça a situação, leve a solução ou proposta e quando for necessário estenda para uma ligação de 20 minutos. Deixe bem definido desde o início, os horários e telefone para contato.
Para não clientes:
Responda adequadamente com uma proposta ou forneça outros recursos, especialistas e artigos que seriam uma excelente opção.
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