Construa e posicione sua empresa no mercado
Dentro do marketing, falando especificamente sobre branding, a identidade da marca se relaciona com diversos aspectos do seu negócio, desde os valores e propósitos até ao design, logotipo, cores, etc.
O termo do inglês “branding”, se refere às ações tomadas para construção da marca, identidade e posicionamento no mercado.
Neste artigo vamos explorar sobre esse tema, falando um pouco mais sobre:
- O que é branding no marketing;
- Como criar uma estratégia de branding: a criação de uma plataforma de marca, construção de uma identidade autêntica, conexão com o público-alvo e responsabilidade social;
- Estratégias de marketing: Inbound marketing (ou marketing de atração) e marketing de influência;
- E, não menos importante: o rebranding, o que é.
O que é branding
De forma resumida, podemos definir o branding como um processo para gerar e gerenciar a identidade da sua marca.
Perceba, que a construção de uma marca de sucesso passa por etapas como: planejamento, construção e ações estratégicas.
O objetivo por trás de toda essa estratégia é conquistar reputação dentro do mercado e causar certas emoções pré-estabelecidas, além de captar, criar vínculo e fidelizar o público-alvo.
Podemos citar por exemplo, 3 benefícios da aplicação do processo de branding, como:
Como criar uma estratégia de branding?
Para criar uma estratégia de branding é você precisar avaliar a essência do seu negócio.
- Quais são os valores dos seu negócios?
- Qual mensagem você deseja transmitir?
Em cima disso construa uma identidade que seja coerente com a mensagem e com seus valores.
Criação da plataforma de marca
A plataforma de marca é formada com a definição do propósito do seu negócio.
É a conexão entre você e seu público-alvo, é a motivação que carrega a existência de sua empresa.
“Essa fase inicial é fundamental não só para você criar uma narrativa atrativa, mas também para você resolver um problema real na vida das pessoas e fazer isso de forma autêntica.” – Ivo Costa
Construção de uma identidade autêntica
O logotipo, a logomarca, o isotipo… enfim, durante a construção da identidade da marca, é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes.
Porém, este é apenas um dos componentes.
Nesta fase, elabore uma identidade visual completa, com cores, formas, slogans… Analise diversos aspectos da sua marca, de forma que transpareça a mensagem e emoção que você deseja transmitir.
Conexão com o público-alvo
Certamente você já deve ter notado que existem vários motivos que fazem uma pessoa comprar de uma empresa e não de outra.
Sem dúvidas, a conexão emocional é uma delas.
Estude o seu público:
- Quais pontos emocionais podem ser ativados pelo seu negócio?
- Qual a principal dor desse público, dentro do seu segmento?
- Seu produto ou serviço resolve essa dor?
Em seguida, ofereça uma proposta irrecusável de valor.
Leia também: Garanta a satisfação do cliente em 5 dicas práticas
Responsabilidade social
Note que as empresas de sucesso entendem que possuem uma função dentro da sociedade.
Aja com transparência, com ética, responsabilidade social e também ambiental.
Com toda a certeza , além de todo valor moral, tratá para sua empresa o reconhecimento e confiança.
Por outro lado, atitudes que afetam negativamente o ecossistema em volta, podem significar a curto ou médio prazo, grandes prejuízos para o seu negócio.
Estratégias de marketing
Podemos notar que existem duas principais estratégias de marketing sendo aplicadas por grandes, médias e pequenas empresas:
- O marketing de influência, e
- O marketing de atração.
Por exemplo: a loja Havaianas, fez uso do marketing de influência para divulgar seu reposicionamento no mercado, contratando personalidades influentes e famosas.
Do mesmo modo a Colgate, faz uso do marketing de atração, postando vídeos e guias interativos, além de diversos artigos que são do interesse de seu público.
Inbound Marketing ( ou marketing de atração)
O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração é uma estratégia indispensável.
É minha principal estratégia de marketing como contador, onde entrego conteúdo relevante e direcionado ao público específico que desejo atingir
Devido a quantidade de pessoas conectadas e o desejo exagerado por conteúdos novos, essa modalidade tem como foco:
- Aumentar as chances de fidelização do cliente;
- Incentivar as vendas, o fechamento de contratos, e
- Trazer economia nos custos com publicidade.
Entenda que a ideia aqui é atrair seu público para onde quer que seja: sua rede social, sua loja física ou online, blog, canal no Youtube, etc.
Para colocar em prática, sua empresa deve produzir conteúdos que seja de interesse das pessoas e de alto valor para os seus clientes.
Lembre-se: faça uso de gatilhos, não deixe de explorar os pontos emocionais e crie vínculo.
Marketing de influência
Para completar, vamos falar sobre o marketing de influência.
Esse é outro tipo de estratégia que demanda um pouco mais de investimento e quando feito da forma correta, espera-se um retorno ainda maior.
A ideia aqui é basicamente contratar personalidades, digital influencers, enfim, pessoas que por sua influência, possuem alto engajamento para falar sobre seu produto ou serviço.
Desse modo, trará mais visibilidade para o seu negócio e poderá transformar os seguidores dos influenciadores em possíveis potenciais clientes.
Rebranding: o que é?
Rebranding é um processo que busca estrategicamente reposicionar uma certa marca dentro do mercado e com isso alterar a percepção do consumidor sobre ela.
Na prática, é adotada geralmente por empresas que desejam se inserir em novos mercados, novos públicos, ou mesmo por empresas que tiveram imagem afetada negativamente.
Para compreendermos melhor, veja que essas 3 marcas fizeram:
- Facebook adotou uma reformulação devido ao novo foco da empresa, a realidade virtual online. Remodelou o seu nome para Meta;
- A varejista Ponto Frio mudou seu nome para Ponto e mudou também sua identidade visual;
- A Havaianas migrou sua estratégia de público-alvo, com a intenção de se inserir em um mercado com pessoas de poder aquisitivo maior.
E quando tudo der certo…
Para finalizar, quando tudo der certo e as coisas começarem a acontecer.
Ou mesmo antes disso, ainda na fase de implantação, é importante que tenha uma assessoria contábil adequada e engajada nos negócios a fim de garantir que a empresa invista corretamente considerando a sua realidade atual sem prejudicar o bom funcionamento e saúde financeira da empresa.
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