Construa e posicione sua empresa no mercado

Dentro do marketing, falando especificamente sobre branding, a identidade da marca se relaciona com diversos aspectos do seu negócio, desde os valores e propósitos até ao design, logotipo, cores, etc.

O termo do inglês “branding”, se refere às ações tomadas para construção da marca, identidade e posicionamento no mercado.

Neste artigo vamos explorar sobre esse tema, falando um pouco mais sobre:

  • O que é branding no marketing;
  • Como criar uma estratégia de branding: a criação de uma plataforma de marca, construção de uma identidade autêntica, conexão com o público-alvo e responsabilidade social;
  • Estratégias de marketing: Inbound marketing (ou marketing de atração) e marketing de influência;
  • E, não menos importante: o rebranding, o que é.

O que é branding no marketing

De forma resumida, podemos definir o branding como um processo para gerar e gerenciar a identidade da sua marca.

Perceba, que a construção de uma marca de sucesso passa por etapas como: planejamento, construção e ações estratégicas.

O objetivo por trás de toda essa estratégia é conquistar reputação dentro do mercado e causar certas emoções pré-estabelecidas, além de captar, criar vínculo e fidelizar o público-alvo.

Podemos citar por exemplo, 3 benefícios da aplicação do processo de branding, como:

  • Gestão da marca visando estratégia e qualidade;
  • Aumento na captação e fidelização de clientes;
  • Criação de valor e diferenciação no mercado.

Como criar uma estratégia de branding?

Para criar uma estratégia de branding é você precisar avaliar a essência do seu negócio.

  • Quais são os valores dos seu negócios?
  • Qual mensagem você deseja transmitir?

Em cima disso construa uma identidade que seja coerente com a mensagem e com seus valores.

Criação da plataforma de marca

A plataforma de marca é formada com a definição do propósito do seu negócio.

É a conexão entre você e seu público-alvo, é a motivação que carrega a existência de sua empresa.

Essa fase inicial é fundamental não só para você criar uma narrativa atrativa, mas também para você resolver um problema real na vida das pessoas e fazer isso de forma autêntica.” – Ivo Costa

Construção de uma identidade autêntica

O logotipo, a logomarca, o isotipo… enfim, durante a construção da identidade da marca, é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes.

Porém, este é apenas um dos componentes.

Nesta fase, elabore uma identidade visual completa, com cores, formas, slogans… Analise diversos aspectos da sua marca, de forma que transpareça a mensagem e emoção que você deseja transmitir.

Conexão com o público-alvo

Certamente você já deve ter notado que existem vários motivos que fazem uma pessoa comprar de uma empresa e não de outra.

Sem dúvidas, a conexão emocional é uma delas.

Estude o seu público:

  • Quais pontos emocionais podem ser ativados pelo seu negócio?
  • Qual a principal dor desse público, dentro do seu segmento?
  • Seu produto ou serviço resolve essa dor?

Em seguida, ofereça uma proposta irrecusável de valor.

Responsabilidade social

Note que as empresas de sucesso entendem que possuem uma função dentro da sociedade.

Aja com transparência, com ética, responsabilidade social e também ambiental.

Com toda a certeza , além de todo valor moral, tratá para sua empresa o reconhecimento e confiança.

Por outro lado, atitudes que afetam negativamente o ecossistema em volta, podem significar a curto ou médio prazo, grandes prejuízos para o seu negócio.

Estratégias de marketing

Podemos notar que existem duas principais estratégias de marketing sendo aplicadas por grandes, médias e pequenas empresas:

  • O marketing de influência, e
  • O marketing de atração.

Por exemplo: a loja Havaianas, fez uso do marketing de influência para divulgar seu reposicionamento no mercado, contratando personalidades influentes e famosas.

Do mesmo modo a Colgate, faz uso do marketing de atração, postando vídeos e guias interativos, além de diversos artigos que são do interesse de seu público.

Entenda melhor sobre Marketing de Influência e Marketing de atração.

Inbound Marketing ( ou marketing de atração)

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração é uma estratégia indispensável.

É minha principal estratégia de marketing como contador, onde entrego conteúdo relevante e direcionado ao público específico que desejo atingir

Devido a quantidade de pessoas conectadas e o desejo exagerado por conteúdos novos, essa modalidade tem como foco:

  • Aumentar as chances de fidelização do cliente;
  • Incentivar as vendas, o fechamento de contratos, e
  • Trazer economia nos custos com publicidade.

Entenda que a ideia aqui é atrair seu público para onde quer que seja: sua rede social, sua loja física ou online, blog, canal no Youtube, etc.

Para colocar em prática, sua empresa deve produzir conteúdos que seja de interesse das pessoas e de alto valor para os seus clientes.

Lembre-se: faça uso de gatilhos, não deixe de explorar os pontos emocionais e crie vínculo.

Marketing de influência

Para completar, vamos falar sobre o marketing de influência.

Esse é outro tipo de estratégia que demanda um pouco mais de investimento e quando feito da forma correta, espera-se um retorno ainda maior.

A ideia aqui é basicamente contratar personalidades, digital influencers, enfim, pessoas que por sua influência, possuem alto engajamento para falar sobre seu produto ou serviço.

Desse modo, trará mais visibilidade para o seu negócio e poderá transformar os seguidores dos influenciadores em possíveis potenciais clientes.

Rebranding: o que é?

Rebranding é um processo que busca estrategicamente reposicionar uma certa marca dentro do mercado e com isso alterar a percepção do consumidor sobre ela.

Na prática, é adotada geralmente por empresas que desejam se inserir em novos mercados, novos públicos, ou mesmo por empresas que tiveram imagem afetada negativamente.

Para compreendermos melhor, veja que essas 3 marcas fizeram:

  • Facebook adotou uma reformulação devido ao novo foco da empresa, a realidade virtual online. Remodelou o seu nome para Meta;
  • A varejista Ponto Frio mudou seu nome para Ponto e mudou também sua identidade visual;
  • A Havaianas migrou sua estratégia de público-alvo, com a intenção de se inserir em um mercado com pessoas de poder aquisitivo maior.

E quando tudo der certo…

Para finalizar, quando tudo der certo e as coisas começarem a acontecer.

Ou mesmo antes disso, ainda na fase de implantação, você irá precisar de uma assessoria contábil adequada e engajada nos negócios.

Me chame no WhatsApp e vamos conversar.

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