Construa e posicione sua empresa no mercado

Dentro do marketing, falando especificamente sobre branding, a identidade da marca se relaciona com diversos aspectos do seu negócio, desde os valores e propósitos até ao design, logotipo, cores, etc.

O termo do inglês “branding”, se refere às ações tomadas para construção da marca, identidade e posicionamento no mercado.

Neste artigo vamos explorar sobre esse tema, falando um pouco mais sobre:

  • O que é branding no marketing;
  • Como criar uma estratégia de branding: a criação de uma plataforma de marca, construção de uma identidade autêntica, conexão com o público-alvo e responsabilidade social;
  • Estratégias de marketing: Inbound marketing (ou marketing de atração) e marketing de influência;
  • E, não menos importante: o rebranding, o que é.

O que é branding

De forma resumida, podemos definir o branding como um processo para gerar e gerenciar a identidade da sua marca.

Perceba, que a construção de uma marca de sucesso passa por etapas como: planejamento, construção e ações estratégicas.

O objetivo por trás de toda essa estratégia é conquistar reputação dentro do mercado e causar certas emoções pré-estabelecidas, além de captar, criar vínculo e fidelizar o público-alvo.

Podemos citar por exemplo, 3 benefícios da aplicação do processo de branding, como:

  • Gestão da marca visando estratégia e qualidade;
  • Aumento na captação e fidelização de clientes;
  • Criação de valor e diferenciação no mercado.

Como criar uma estratégia de branding?

Para criar uma estratégia de branding é você precisar avaliar a essência do seu negócio.

  • Quais são os valores dos seu negócios?
  • Qual mensagem você deseja transmitir?

Em cima disso construa uma identidade que seja coerente com a mensagem e com seus valores.

Criação da plataforma de marca

A plataforma de marca é formada com a definição do propósito do seu negócio.

É a conexão entre você e seu público-alvo, é a motivação que carrega a existência de sua empresa.

Essa fase inicial é fundamental não só para você criar uma narrativa atrativa, mas também para você resolver um problema real na vida das pessoas e fazer isso de forma autêntica.” – Ivo Costa

Construção de uma identidade autêntica

O logotipo, a logomarca, o isotipo… enfim, durante a construção da identidade da marca, é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes.

Porém, este é apenas um dos componentes.

Nesta fase, elabore uma identidade visual completa, com cores, formas, slogans… Analise diversos aspectos da sua marca, de forma que transpareça a mensagem e emoção que você deseja transmitir.

Conexão com o público-alvo

Certamente você já deve ter notado que existem vários motivos que fazem uma pessoa comprar de uma empresa e não de outra.

Sem dúvidas, a conexão emocional é uma delas.

Estude o seu público:

  • Quais pontos emocionais podem ser ativados pelo seu negócio?
  • Qual a principal dor desse público, dentro do seu segmento?
  • Seu produto ou serviço resolve essa dor?

Em seguida, ofereça uma proposta irrecusável de valor.

Leia também: Garanta a satisfação do cliente em 5 dicas práticas

Responsabilidade social

Note que as empresas de sucesso entendem que possuem uma função dentro da sociedade.

Aja com transparência, com ética, responsabilidade social e também ambiental.

Com toda a certeza , além de todo valor moral, tratá para sua empresa o reconhecimento e confiança.

Por outro lado, atitudes que afetam negativamente o ecossistema em volta, podem significar a curto ou médio prazo, grandes prejuízos para o seu negócio.

Estratégias de marketing

Podemos notar que existem duas principais estratégias de marketing sendo aplicadas por grandes, médias e pequenas empresas:

  • O marketing de influência, e
  • O marketing de atração.

Por exemplo: a loja Havaianas, fez uso do marketing de influência para divulgar seu reposicionamento no mercado, contratando personalidades influentes e famosas.

Do mesmo modo a Colgate, faz uso do marketing de atração, postando vídeos e guias interativos, além de diversos artigos que são do interesse de seu público.

Inbound Marketing ( ou marketing de atração)

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração é uma estratégia indispensável.

É minha principal estratégia de marketing como contador, onde entrego conteúdo relevante e direcionado ao público específico que desejo atingir

Devido a quantidade de pessoas conectadas e o desejo exagerado por conteúdos novos, essa modalidade tem como foco:

  • Aumentar as chances de fidelização do cliente;
  • Incentivar as vendas, o fechamento de contratos, e
  • Trazer economia nos custos com publicidade.

Entenda que a ideia aqui é atrair seu público para onde quer que seja: sua rede social, sua loja física ou online, blog, canal no Youtube, etc.

Para colocar em prática, sua empresa deve produzir conteúdos que seja de interesse das pessoas e de alto valor para os seus clientes.

Lembre-se: faça uso de gatilhos, não deixe de explorar os pontos emocionais e crie vínculo.

Marketing de influência

Para completar, vamos falar sobre o marketing de influência.

Esse é outro tipo de estratégia que demanda um pouco mais de investimento e quando feito da forma correta, espera-se um retorno ainda maior.

A ideia aqui é basicamente contratar personalidades, digital influencers, enfim, pessoas que por sua influência, possuem alto engajamento para falar sobre seu produto ou serviço.

Desse modo, trará mais visibilidade para o seu negócio e poderá transformar os seguidores dos influenciadores em possíveis potenciais clientes.

Rebranding: o que é?

Rebranding é um processo que busca estrategicamente reposicionar uma certa marca dentro do mercado e com isso alterar a percepção do consumidor sobre ela.

Na prática, é adotada geralmente por empresas que desejam se inserir em novos mercados, novos públicos, ou mesmo por empresas que tiveram imagem afetada negativamente.

Para compreendermos melhor, veja que essas 3 marcas fizeram:

  • Facebook adotou uma reformulação devido ao novo foco da empresa, a realidade virtual online. Remodelou o seu nome para Meta;
  • A varejista Ponto Frio mudou seu nome para Ponto e mudou também sua identidade visual;
  • A Havaianas migrou sua estratégia de público-alvo, com a intenção de se inserir em um mercado com pessoas de poder aquisitivo maior.

E quando tudo der certo…

Para finalizar, quando tudo der certo e as coisas começarem a acontecer.

Ou mesmo antes disso, ainda na fase de implantação, é importante que tenha uma assessoria contábil adequada e engajada nos negócios a fim de garantir que a empresa invista corretamente considerando a sua realidade atual sem prejudicar o bom funcionamento e saúde financeira da empresa.

Nossas
Avaliações

O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…

Apresentação: Conheça mais sobre nossos serviços de contabilidade para pequenas e médias empresas.

Sou Contador, com Escritório de Contabilidade em endereços nas cidades de Belo Horizonte, na região centro-sul, bairro Savassi, em São Paulo, Na Paulista e no centro do Rio de Janeiro.

Oferecemos soluções práticas e eficientes para demandas contábeis, fiscais e trabalhistas.

Nossa expertise é assessorar sua empresa a maximizar os lucros e reduzir custos, principalmente tributários.

Abertura rápida de empresas, regularização e baixa de CNPJ, Licenciamentos, Certidões Negativas – CND’s, Impostos, Planejamento Tributário, Folha de Pagamento e Demonstrações Contábeis, são alguns de nossos serviços

Com a Tecnologia aliada ao modelo tradicional de negócios, somamos valores e multiplicamos relacionamentos

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