O Retorno sobre Investimento (ROI) é um dos indicadores financeiros mais importantes para as empresas, afinal, ele é o KPI responsável por apontar a eficiência de uma ação e determinar se ela é ou não rentável.

Embora seja uma métrica simples, o ROI pode fornecer informações valiosas sobre a eficiência de um investimento e ajudar os gestores a tomar decisões mais informadas sobre onde alocar seus recursos.

O seu cálculo é relativamente simples, mas é na interpretação onde reside um dos maiores desafios para os empreendedores. Quer entender melhor sobre este indicador e como ele pode impactar positivamente a gestão do seu negócio? Continue a sua leitura.

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O que é ROI

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa Retorno sobre Investimento.

É um indicador financeiro que permite que uma empresa calcule o quanto está ganhando ou perdendo em cada ação. O resultado do cálculo segue uma lógica bem intuitiva – quando negativo indica prejuízo, e quando positivo indica lucro.

Apesar de ser aplicado em diversos cenários e oferecer insights valiosos em todos eles, o ROI é constantemente utilizado para:

  • Comparar diferentes tipos de investimentos
  • Avaliar a eficácia de campanhas de marketing
  • Obter dados como maiores fontes de lucro da empresa, eficácia do processo de vendas, taxa de fidelização com base no atendimento ao cliente etc.

Ou seja, é uma medida de desempenho que se usada corretamente irá servir para apontar o resultado real de uma ação, projeto ou investimento.

Como calcular o ROI

Para calcular o ROI, antes de tudo, é necessário ter em mãos o valor do investimento inicial e o retorno obtido.

Fórmula do ROI

ROI = (Retorno – Investimento Inicial) / Investimento Inicial x 100

No cálculo é necessário subtrair o valor do investimento inicial do retorno obtido e dividir esse resultado pelo valor do investimento inicial.

Com o resultado em mãos, basta multiplicá-lo por 100 para obter a porcentagem do retorno sobre o investimento.

Exemplo prático de cálculo do ROI

Uma empresa investiu R$10.000,00 em uma campanha de marketing e obteve um retorno de R$15.000,00. Qual é o ROI dessa campanha?

ROI = (15.000 – 10.000) / 10.000 x 100
ROI = 5.000 / 10.000 x 100
ROI = 0,5 x 100
ROI = 50%

O ROI dessa campanha de marketing foi de 50%, logo, a empresa obteve um retorno de 50 centavos para cada real investido.

ROI: O que é e como calcular para maximizar seus lucros

Importância do ROI para Pequenas e Médias Empresas

Para as pequenas e médias empresas o ROI possui um papel ainda mais significativo.

Isso se dá devido às PMEs possuírem uma margem de erro mais retraída, isto é, os maus investimentos causam maiores consequências para essas empresas.

Desse modo, o Retorno sobre o Investimento vem com o objetivo de maximizar lucros, cortar custos e replicar estratégias bem sucedidas, entenda:

Maximização de Lucros

Uma das principais vantagens do ROI para PMEs é a capacidade de avaliar estrategicamente suas operações.

Afinal, através do indicador é possível apontar quais estratégias estão gerando os melhores e piores resultados, o que auxilia o ajuste de prioridades, otimiza o uso de recursos e, automaticamente, maximiza os resultados.

Corte de Custos

Ao levar em conta outras medidas como tempo, custos diretos e indiretos, e projeção, o efeito prático nas empresas, surge na possibilidade de rápida identificação de investimentos com margem de lucro apertada ou negativa.

O que facilita a eliminação de gastos desnecessários e investimentos que não geram resultado.

Reaplicação de Estratégias Bem-Sucedidas

Outra vantagem crucial do indicador para as PMEs reside na capacidade de orientar decisões futuras.

Ao analisar dados e informações de investimentos, projetos e/ou ações passadas, as empresas podem determinar a eficácia das iniciativas.

Caso sejam bem-sucedidas, podem replicar as estratégias, consolidando práticas comprovadamente eficientes.

É nítido que o ROI apresenta diversas vantagens em variados cenários, contudo sua avaliação isolada pode trazer consequências e riscos. Conheça as limitações deste KPI no próximo tópico.

Limitações do ROI (Retorno sobre o Investimento)

Apesar de ser uma métrica amplamente utilizada para avaliar o retorno de investimentos, o ROI tem suas limitações.

Uma delas é que ele não leva em consideração o tempo em que o investimento foi realizado. Ou seja, um investimento que teve um retorno rápido pode parecer mais vantajoso do que outro que teve um retorno mais lento, mas que no longo prazo pode ser mais rentável.

Como também não leva em conta os custos de oportunidade e os riscos envolvidos, isto é, os benefícios que poderiam ter sido obtidos se o dinheiro tivesse sido investido em outra oportunidade e as consequências dessas decisões equivocadas.

Em resumo, o ROI é apenas uma métrica e não deve ser utilizada isoladamente. Portanto, a sua interpretação deve ser assistida por outros medidores que contemplem a visão a longo prazo, práticas do mercado, custos diretos e indiretos entre outros.

O que irá contribuir para a construção de uma visão mais completa e acertada do retorno obtido.

A Contabilidade e a Análise de Dados

A contabilidade, como você bem sabe, é um parceiro estratégico fundamental para todas as empresas e desempenha um papel vital na medição e interpretação de diversos dados financeiros.

Logo, quando se trata de Retorno sobre Investimento (ROI), o contador é quem possui as ferramentas e a expertise necessária para alimentar o cálculo corretamente levando em conta fatores antes ignorados como tempo, riscos envolvidos, custos de oportunidade, custos fixos e variáveis entre outros.

Ao contextualizá-lo no panorama real da empresa, os resultados tendem a ser claros e objetivos, proporcionando uma tomada de ação mais intuitiva e facilitando assim a otimização dos investimentos.

Dessa forma, a contabilidade especializada se apresenta como um “coringa” no embaralhado mundo dos negócios, agindo desde a conformidade legal até a análise de dados.

Quer entender como tudo isso funciona e conhecer os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma reunião virtual.

Estamos sempre prontos para te ajudar a maximizar os lucros, cortar custos e criar uma base sólida para o crescimento vertical.

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Enviar Mensagem ao Contador

Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…