Neste artigo vamos dar algumas dicas de como destacar o seu negócio em um marketplace e conseguir vender mais. Acompanhe!
Para quem ainda não está familiarizado com esse termo, vamos utilizar esse tópico para falar brevemente sobre o que ele significa e como funciona. Vamos lá?
O marketplace é uma modalidade de comércio online onde várias lojas virtuais – ou vendedores – oferecem seus produtos em um único site. Pode ser chamado também de shopping online.
A vantagem de ter um negócio em um marketplace é que os custos de manutenção são bem mais baratos do que os custos de manter um site próprio, mas isso não isenta a responsabilidade da entrega do produto e essa entrega precisa ser realizada de forma eficaz e ao mesmo tempo transparente, para que o cliente consiga consultar a localização do produto durante o deslocamento do mesmo, para isso é sempre aconselhável disponibilizar um rastreamento correios no site ou por email.
O que fazer para destacar meu e-commerce em um marketplace?
Para conseguir se destacar diante da concorrência, sabemos que é necessário oferecer diferenciais e saber investir em publicidade. Vejamos algumas dicas que podem ser úteis:
Divulgue os produtos exclusivos
Se você possui algum produto exclusivo – ou diferenciado – que provavelmente irá chamar a atenção do público, preocupe-se em fazer a divulgação principal com esses itens.
É claro que os outros produtos precisam ser divulgados, mas quando você valoriza algo que pode chamar a atenção dos seus possíveis clientes, você consegue se destacar mais do que aquelas lojas que se preocupam apenas com a comunicação dos produtos mais populares.
Acompanhe seus concorrentes
Esteja atento aos preços que são praticados pelos seus concorrentes e compare com os que você oferece.
Ao fazer a precificação dos seus produtos, é importante incluir todos os custos e qual é a margem mínima e máxima que você deseja obter com as suas vendas. É importante também saber quais preços o mercado oferece, para que os seus lucros não fiquem abaixo do normal ou para que os seus produtos não tenham um preço bem acima do que é praticado.
Conheça um pouco sobre fotografia e manipulação de imagens
Para oferecer seus produtos em um e-commerce, você certamente terá que fotografá-los para expor no site. Para isso, você precisa ter um pouco de paciência e se preocupar em conseguir um bom ângulo e iluminação a fim de que os detalhes também sejam percebidos.
Já notou como os alimentos em propagandas de restaurantes parecem bem atraentes? Pois é, por isso ter uma boa fotografia ajuda a chamar a atenção dos clientes.
Preocupe-se com a sua reputação
Sites de marketplace costumam oferecer opções para que os clientes avaliem os vendedores. Portanto, seja profissional ao se comunicar com seus clientes, transmita confiança com relação ao seu trabalho e cumpra os seus prazos de entrega, vale lembrar que muito das vezes os correios rastreamento acabam atrasando na atualização de status.
Se um possível consumidor comparar você ao seu concorrente e você estiver um pouco abaixo nas avaliações, é bem provável que ele escolherá o seu concorrente.
Tenha a logística como diferencial
Uma das maiores reclamações e preocupações de clientes virtuais estão relacionadas aos prazos de entrega. Além do produto que é adquirido, o serviço de entrega é um dos pontos que os clientes mais avaliam, inclusive o acompanhamento da entrega, este deve ser disponibilizado para o cliente final por meio de um código para que o mesmo consiga realizar o rastreio correios de seu produto.
Hoje em dia é possível encontrar empresas que oferecem o serviço de entrega no mesmo dia para algumas capitais e regiões metropolitanas. Oferecer diferenciais como este, com certeza, é uma forma muito atraente de conseguir destacar a sua marca em um marketplace.
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