Venda mais online: Entenda como impulsionar as vendas do seu negócio e oferecer aos seus clientes um boa experiência de compra. Faça uma ótima leitura.
Antes do comércio digital, as únicas formas de se ter vitrine para vender os seus produtos era ter uma loja física ou divulgar os seus serviços pelo jornal.
Agora, com o surgimento de diversos sites, marketplaces e aplicativos de venda, qualquer pessoa determinada a ter um negócio pode ganhar uma renda extra ou melhor, pode transformar a sua vida empreendendo sem nem mesmo sair de casa.
Porém, existem desafios a serem batidos.
Pensando nisso, fizemos este artigo para te ajudar a impulsionar as suas vendas no comércio digital.
No total são 9 dicas de alto valor, fique até o final e entenda como maximizar os seus ganhos.
Vamos lá!
Venda mais online: 9 dicas essenciais
Crie uma estratégia de SEO
Ao se posicionar no mercado digital, não conte com a possibilidade de pessoas entrarem em sua loja e fazerem compras por impulso.
Isso até pode acontecer com comércios já renomados e reconhecidos popularmente como:
- Amazon
- Magazine Luiza
- Submarino
- Netshoes
- Entre outros.
Porém, existe uma camada espessa de muitos milhões de marketing envolvidos para chegarem a esse resultado.
Sendo assim, desenvolver uma estratégia de SEO é a melhor forma para os consumidores descobrirem o seu negócio organicamente.
SEO: Otimização dos mecanismos de busca. Na prática é fazer o seu site ter uma classificação melhor nas pesquisas feitas pelos consumidores dentro dos sites de busca como o Google por exemplo.
Parece complicado à primeira vista, porém, é uma maneira segura e eficaz de garantir que seu público-alvo o encontre.
Escolha a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio
Escolher uma plataforma de e-commerce que seja coerente com o seu negócio, pode ser a virada de chave que tanto procura.
Para isso, considere esses 6 fatores:
- Preço da plataforma
- Temas disponíveis
- Opções de pagamento
- Suporte técnico
- Recursos
- Segurança
Essa plataforma de comércio eletrônico deve oferecer todos os recursos necessários para dimensionar, impulsionar e gerenciar o seu negócio.
Passe um tempo pesquisando suas ferramentas e opções para que encontre a melhor opção e que melhor se adapte a você.
Experiência do cliente
Melhorar a experiência do seu cliente é facilitar o caminho até a conclusão da compra.
A começar pelas informações dos produtos, com uma descrição robusta listando características e detalhes importantes, fotos e vídeos de qualidade, depoimentos de clientes satisfeitos, detalhes sobre impostos, envio e entrega.
“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”. – Philip Kotler
Criar uma experiência sem atritos e de certa forma prazerosa é essencial para a longevidade do seu negócio, e sem dúvida irá aumentar as conversões e criar fidelidade a sua marca.
Não mande clientes embora
Uma das melhores formas de mandar o seu cliente embora é deixar o link de suas redes sociais em destaque no cabeçalho.
Isso porque quando o seu cliente ver as logos do Facebook, Instagram, Twitter etc, eles se distrairão e sairão do seu funil e o pior de tudo: Você mesmo quem os tirou!
E por mais que a intenção seja levá-los a sua página, eles certamente serão atraídos pelas próprias notificações e basta alguns segundos para se esquecerem de você.
Ou seja, inclua links de mídias sociais sempre no rodapé e de forma discreta.
Invista no seu site
Um site bem-feito é um ótimo cartão de visitas.
Não espere vender caso o seu site seja construído de forma amadora.
As pessoas não vão colocar os dados do cartão, nome, CPF e residência em um site que apresenta má qualidade nas imagens, descrições mal feitas etc.
Invista em um desenvolvedor Web com boas recomendações e experiência para ajudar você a criar um site que funcione de forma coesa com a plataforma de e-commerce que você tenha escolhido.
Presença digital
Essa é uma das mais importantes dicas dentro deste artigo sem sombra de dúvidas:
“Esteja presente em cada canto da internet.”
O que quero dizer com isso é que você precisa saber de tudo quando se trata de administrar um negócio online.
Tenha um site de qualidade e redes sociais movimentadas. Faça campanhas, escreva para o seu blog, crie um vídeo para Youtube e poste o seu produto em marketplaces.
No início pode tomar bastante tempo do seu dia, mas os resultados irão compensar todo esforço.
Encontre o seu diferencial
Para ser um empreendedor de sucesso nesse ramo, é necessário que encontre o seu diferencial em meio a tantos empreendedores que oferecem o mesmo produto ou serviço.
Um bom diferencial pode ser resumido em uma ou duas frases curtas.
Tem que ser uma ou mais características que o destaque dos demais e seja interessante o bastante para atrair a atenção dos clientes.
Por exemplo:
- Menor preço;
- Os produtos ou serviços mais inovadores;
- Mais alta qualidade;
- Entrega mais rápida;
- Ou qualquer outra característica capaz de influenciar a ação de compra.
Alguns dos seus possíveis concorrentes são empresas multinacionais, já com um histórico e repletos de prestígios.
Ou seja, como você concorre?
Procurando um diferencial perfeito que se conecte com as dores e/ou desejos do seu público-alvo.
Defina o público-alvo
Essa fase seria uma das mais se não a mais difícil de se colocar em prática: definir o público-alvo. A ideia principal é entender o que esse público consome e faz na internet. Para que com campanhas você possa alcançá-lo e levar o seu produto na hora certa e no dia certo.
Sabendo disso, desenvolva hipóteses baseadas em pesquisas, análise de dados e vendas. Após, teste suas hipóteses e avalie os resultados.
Essa é uma estrada sem fim, a cada ciclo de teste você estará mais próximo do público-alvo, mas é importante lembrar que os hábitos de compras mudam com o passar do tempo.
Ou seja, será sempre necessário avaliar e ajustar o que for necessário.
Considere os desejos e as dores do seu cliente
Como foi dito acima, os hábitos de compras mudam. Os desejos e as dores são as grandes causas dessa mudança.
É importante ter como exercício constante: a avaliação das estratégias e produtos que estão funcionando e os que não estão.
Solicite Feedbacks ao passar de cada etapa, realize grupos de foco, ouça seus clientes nas redes sociais e faça pesquisas por palavras-chaves.
Pense em diferentes formas de diferenciar os seus produtos para melhor atender as necessidades e desejos do seu cliente.
Para concluir…
É importante ressaltar que não é necessário reinventar a roda. Basta oferecer o produto certo para o público certo e ter uma presença digital agradável que ofereça uma experiência prazerosa para os seus consumidores.
Vender nunca foi tão fácil, use as ferramentas disponíveis a seu favor. No mais, este foi o artigo de hoje: Venda mais online.
Caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
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