Certificado Digital para Empresas
É a solução destinada a pessoas jurídicas e atrelado ao CNPJ.
A identidade digital possibilita a identificação da sua empresa no meio eletrônico, permitindo a realização de diferentes serviços:
- Assinatura digital de documentos com validade jurídica;
- Acesso a portais do governo(como da Receita Federal, eSocial) para atender aos compromissos fiscais e legais;
- Transmissão de dados, garantindo a integridade e segurança das informações.
Documentos Necessários
O(s) documento(s) deve(m) ser apresentado(s) na versão original, física ou digital, em bom estado de conservação e não podem ser substituídos por cópias simples ou autenticadas.
Da empresa ou instituição
Cartão CNPJ modelo II* ou o modelo I, impresso até 30 dias da data do atendimento;
Última alteração (se houver) ou o documento de constituição (caso não haja alterações), com o registro do órgão competente (contrato social/última alteração, Estatuto/Ata etc) ou então uma certidão simplificada emitida pela Junta Comercial;
Alterações contratuais também devem ser registradas nos órgãos competentes. Caso haja alterações, basta apresentar a última, dispensado o documento de constituição.
Documentos de eleição dos representantes legais vigente – quando aplicável;
*No uso do Cartão CNPJ modelo II, fica dispensada a apresentação dos documentos de constituição, alterações e/ou eleição dos representantes legais (quando houver), respeitado o prazo da emissão. No portal GOV.BR, escolha a opção “Emitir Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral com código de autenticação (Redesim)”. Dê preferência a esse documento!
Do representante legal cadastrado na Receita Federal
Documento de identificação;
(Carteira de Identidade – RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Classe, e-Título – com foto, Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM ou Passaporte);
Perguntas Frequentes
Certificado Digital para empresas
É a solução destinada a pessoas jurídicas e atrelado ao CNPJ.
A identidade digital possibilita a identificação da sua empresa no meio eletrônico, permitindo a realização de diferentes serviços:
- Assinatura digital de documentos com validade jurídica;
- Acesso a portais do governo(como da Receita Federal, eSocial) para atender aos compromissos fiscais e legais;
- Transmissão de dados, garantindo a integridade e segurança das informações.
Documentos Necessários
O(s) documento(s) deve(m) ser apresentado(s) na versão original, física ou digital, em bom estado de conservação e não podem ser substituídos por cópias simples ou autenticadas.
Da empresa ou instituição
Cartão CNPJ modelo II* ou o modelo I, impresso até 30 dias da data do atendimento;
Última alteração (se houver) ou o documento de constituição (caso não haja alterações), com o registro do órgão competente (contrato social/última alteração, Estatuto/Ata etc) ou então uma certidão simplificada emitida pela Junta Comercial;
Alterações contratuais também devem ser registradas nos órgãos competentes. Caso haja alterações, basta apresentar a última, dispensado o documento de constituição.
Documentos de eleição dos representantes legais vigente – quando aplicável;
*No uso do Cartão CNPJ modelo II, fica dispensada a apresentação dos documentos de constituição, alterações e/ou eleição dos representantes legais (quando houver), respeitado o prazo da emissão. No portal GOV.BR, escolha a opção “Emitir Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral com código de autenticação (Redesim)”. Dê preferência a esse documento!
Do representante legal cadastrado na Receita Federal
Documento de identificação;
(Carteira de Identidade – RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, Carteira de Classe, e-Título – com foto, Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM ou Passaporte);