Este artigo irá tratar sobre “como abrir uma empresa” tendo por base os procedimentos em Minas Gerais.

Contrate um contador.

Antes de mais nada, a assessoria de um profissional da área é imprescindível para que o todo o processo seja realizado corretamente.

Exceto ao Microempreendedor Individual (MEI), os demais processos de registro empresarial, obrigatoriamente, devem possuir um profissional contábil responsável.

O local do estabelecimento.

As empresas exclusivamente prestadoras de serviços, podem ser constituídas no endereço residencial dos sócios. Porém, uma empresa que irá exercer a atividade de comércio, não possui essa permissão da Fazenda Estadual, exceto o Microempreendedor Individual.

Antes de assinar o contrato de locação ou compra do imóvel, é necessário realizar uma consulta de viabilidade para averiguação da aprovação municipal e para isso é necessário o IPTU do local.

Documentos necessários.

Após o local aprovado pelo município, executamos os procedimentos de registros e devem ser enviados para a contabilidade os documentos de todos os sócios:

Todos os documentos podem ser enviados por e-mail: contabilidade@dennisnepomuceno.com.br

Após o recebimento, enviaremos o formulário para coleta das informações da nova empresa.

Registro dos documentos.

Em Minas Gerais todos os órgãos estão integrados: Junta Comercial, Cartório de Pessoa Jurídica, Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda e Prefeituras.

Então, quando o contrato for aprovado, automaticamente teremos o número do CNPJ e da Inscrição Estadual (se for o caso). A liberação da Inscrição Municipal é de acordo com o município, sendo que para Belo Horizonte é automática.

Todos os procedimentos registrados na Junta Comercial são assinados por meio digital, por meio de um Certificado Digital e-CPF. Cada sócio deve adquirir um certificado para realizar a assinatura digital em substituição ao documento físico.

Alvará de Localização e Funcionamento.

O último procedimento após o novo registro, é a liberação do alvará de localização e funcionamento. Caso haja algum apontamento de exigências complementares, como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e/ou Copasa, devemos cumpri-las para liberação municipal.

Clique aqui para solicitar um orçamento.