Compliance • Boas práticas • Conformidade.

O termo compliance tem origem do inglês “to comply”, que significa cumprir, que também podemos definir como executar com exatidão, agir de acordo.

No ambiente corporativo e institucional, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades a que se propõe a instituição ou empresa.

De maneira sintética, podemos pensar em compliance como o comprometimento em fazer negócios de forma ética.

É claro que para isso, a postura dos envolvidos — desde os membros da administração —, irá consistir na observância de um conjunto de procedimentos a que esta empresa/organização, está sujeita.

E aqui nos cabe observar, que tal postura não se diz somente no tocante à legislação, mas, inclusive, aos procedimentos adotados no ambiente interno das organizações, como por exemplo as políticas internas e o código de ética e de conduta.

Ademais, trabalhar em compliance se refere ao exercício das boas práticas para além da regularidade, para que se possa evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer, seja de posturas ou de recursos.

Conheça nosso CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA.

FALE CONOSCO