Torne a sua equipe mais produtiva e satisfeita

Gerenciar uma equipe por si só já é um desafio, mas gerenciar uma equipe remota faz com que essa tarefa se torne ainda mais desafiadora.

Para tudo correr bem e de forma bem-sucedida, tanto para pequenas quanto para grandes empresas, requer do gerente habilidades focadas em comunicação e gerenciamento de tempo eficaz.

Neste artigo, você irá encontrar 11 dicas práticas para gerenciar o seu time de forma remota.

Além disso, vamos te fornecer algumas informações e ferramentas de alto valor que podem facilitar o gerenciamento.

Sem mais delongas, vamos lá!

O que é gerenciamento remoto de equipe?

O gerenciamento remoto é basicamente um conjunto de processos, ferramentas e métodos para coordenar toda operação de forma efetiva.

É importante que o gerente responsável tenha a capacidade de gerenciar pessoas a distância, que nem sempre estão disponíveis para reuniões virtuais e telefonemas.

Além disso, é necessário ter atributos de comunicação que impulsione a motivação dos trabalhadores, independentemente de sua localização.

E ao mesmo tempo, é preciso dobrar a atenção para a produtividade da equipe, definir metas claras e alcançáveis e fazer reuniões regulares durante todo processo.

Agora que entendemos o que é gerenciamento remoto e as habilidades necessárias para tal tarefa, vamos as dicas:

1. Defina claramente as funções dentro da equipe

Essa seria sem dúvida a função mais importante de todo processo: definir metas claras para toda equipe.

Assim como em times presenciais, é necessário que os trabalhadores entendam o seu papel e a importância de sua tarefa no todo.

Além de entenderem a relevância de seu papel na empresa, evita a existência de qualquer confusão e conflito.

O gerente responsável pela operação precisa organizar as funções em três níveis:

  1. Líder da equipe
  2. Gerente da equipe
  3. Membro da equipe

Por exemplo, o membro fica responsável pela comunicação por e-mail, o gerente pelo relatório semanal e o líder pela entrega pontual de projetos da empresa.

Dessa forma, toda operação se torna mais produtiva, fica claro para todos as suas funções e facilita a visualização do projeto como um todo.

2. Comunique-se claramente com os membros

Uma comunicação clara pode ser a chave para um trabalho remoto de alta produtividade e consequentemente bem-sucedida.

E para isso, o gerente remoto precisa comunicar claramente as metas dos membros, planejar contando com imprevistos e gerenciar de forma eficaz toda equipe.

É importante que exista diferentes canais de comunicação para manter contato com todos os envolvidos e que eles estejam sempre disponíveis, respeitando os horários definidos, para caso existir uma tarefa ou problema urgente a ser resolvido.

O gerente precisa também manter um contato constante com o restante da empresa para oferecer um melhor suporte aos membros da sua equipe.

Com isso, poderá ter feedbacks e guiar o seu time para aumentar cada vez mais a produtividade e tornar a operação, uma operação de sucesso.

3. Permita a colaboração entre os membros da equipe e motive-os

Ter uma equipe motivada e alinhada com os interesses da empresa irão refletir diretamente nos resultados.

Quando se trata de um trabalho remoto, as formas para tornar essa equipe colaborativa são limitadas.

Devido a isso, os gerentes devem prestar bastante atenção na construção do espírito de equipe em cada membro envolvido e motivar cada um deles.

Sem criar esse senso de unidade, os resultados serão afetados. Ou seja, dê a sua equipe o que for necessário para essa construção e assim será possível atingir os melhores níveis de desempenho.

4. Gerencie seu tempo como gerente e planeje o trabalho com antecedência

Faz parte da função de um gerente remoto, a avaliação e gerenciamento de desempenho dos membros, a definição de metas, o controle do fluxo de trabalho e o bem-estar dos trabalhadores perante a empresa.

Porém, existem outras tarefas designadas que precisam ser cumpridas dentro do prazo.

Devido a isso, os gerentes devem planejar melhor as suas tarefas diárias e se possível utilizar ferramentas disponíveis no mercado para facilitar e agilizar o desenvolvimento de relatórios.

Existem algumas ferramentas que podem ser usadas para gerenciar processos e desempenhos da equipe, além de possibilitarem uma visão mais ampla de toda operação.