Contabilidade de Custos, o que é como influencia nos resultados

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que tem o papel de produzir informações para diversos níveis gerencias de uma organização. Ela tem o papel de gerar informações que servirão para auxiliar nas tomadas de decisões e no planejamento financeiro. Irá  determinar os custos de produção, armazenamento e distribuição.

A contabilidade de custos consiste na apuração contábil dos fenômenos internos da empresa, ou seja, tudo que ocorre na área da produção, comercial, administrativa, financeira, com dois principais objetivos:

  1. Avaliar o custo dos produtos fabricados e dos produtos vendidos: a empresa procura mapear todo o custo envolvido nos produtos fabricados, bem como todo o custo envolvidos nos produtos vendidos, permitindo ter acesso aos resultados por produto.
  2. Ter o controle das condições internas de fabricação, armazenamento, distribuição: a gestão dos custos procura identificar todos os fatores internos que originam custos, direta ou indiretamente, para serem acompanhados, analisados e controlados. Este controle irá permitir o conhecimento de todos os custos da empresa em todos os setores, sejam comerciais, financeiros e administrativo.

Como a contabilidade de custos ocorre na prática

Primeiramente, o objetivo de toda empresa, seja ela uma fábrica, um comércio ou uma prestadora de serviços, é o lucro.

A contabilidade de custos demonstra aos administradores quais são os recursos necessários a serem investidos para produzir ou adquirir determinado produto, por quanto ele poderá ser vendido e qual será este lucro.

Assim, com suas ferramentas, o sistema de contabilidade de custos, busca demonstrar os gastos totais com a produção. Não apenas os diretos mas também os indiretos que, de certa forma, estão envolvidos na produção e poderão servir de informações na gestão e no planejamento. Por este motivo devemos apontar quais são dos elementos envolvidos na composição dos custos.

Composição dos Custos de Produção

Como já dito, os sistemas de custos é compostos por elementos que influenciam diretamente e indiretamente no valor dos produtos:

  1. Os Materiais Diretos, que são todos materiais integrados diretamente ao produto acabado, por exemplo: matéria-prima e embalagens.
  2. Mão de Obra Direta, que representa todo o custo com recurso humano aplicado diretamente na produção. Por exemplo: salários férias, 13.º, rescisões e os encargos trabalhistas.
  3. Custo Indireto de Fabricação, são os custos que interferem na indiretamente na fabricação. Por exemplo: gás, energia elétrica, aluguel, mão de obra indireta, depreciação, etc.

Exemplificand