Torne a sua equipe mais produtiva e satisfeita

Gerenciar uma equipe por si só já é um desafio, mas gerenciar uma equipe remota faz com que essa tarefa se torne ainda mais desafiadora.

Para tudo correr bem e de forma bem-sucedida, tanto para pequenas quanto para grandes empresas, requer do gerente habilidades focadas em comunicação e gerenciamento de tempo eficaz.

Neste artigo, você irá encontrar 11 dicas práticas para gerenciar o seu time de forma remota.

Além disso, vamos te fornecer algumas informações e ferramentas de alto valor que podem facilitar o gerenciamento.

Sem mais delongas, vamos lá!

O que é gerenciamento remoto de equipe?

O gerenciamento remoto é basicamente um conjunto de processos, ferramentas e métodos para coordenar toda operação de forma efetiva.

É importante que o gerente responsável tenha a capacidade de gerenciar pessoas a distância, que nem sempre estão disponíveis para reuniões virtuais e telefonemas.

Além disso, é necessário ter atributos de comunicação que impulsione a motivação dos trabalhadores, independentemente de sua localização.

E ao mesmo tempo, é preciso dobrar a atenção para a produtividade da equipe, definir metas claras e alcançáveis e fazer reuniões regulares durante todo processo.

Agora que entendemos o que é gerenciamento remoto e as habilidades necessárias para tal tarefa, vamos as dicas:

1. Defina claramente as funções dentro da equipe

Essa seria sem dúvida a função mais importante de todo processo: definir metas claras para toda equipe.

Assim como em times presenciais, é necessário que os trabalhadores entendam o seu papel e a importância de sua tarefa no todo.

Além de entenderem a relevância de seu papel na empresa, evita a existência de qualquer confusão e conflito.

O gerente responsável pela operação precisa organizar as funções em três níveis:

  1. Líder da equipe
  2. Gerente da equipe
  3. Membro da equipe

Por exemplo, o membro fica responsável pela comunicação por e-mail, o gerente pelo relatório semanal e o líder pela entrega pontual de projetos da empresa.

Dessa forma, toda operação se torna mais produtiva, fica claro para todos as suas funções e facilita a visualização do projeto como um todo.

2. Comunique-se claramente com os membros

Uma comunicação clara pode ser a chave para um trabalho remoto de alta produtividade e consequentemente bem-sucedida.

E para isso, o gerente remoto precisa comunicar claramente as metas dos membros, planejar contando com imprevistos e gerenciar de forma eficaz toda equipe.

É importante que exista diferentes canais de comunicação para manter contato com todos os envolvidos e que eles estejam sempre disponíveis, respeitando os horários definidos, para caso existir uma tarefa ou problema urgente a ser resolvido.

O gerente precisa também manter um contato constante com o restante da empresa para oferecer um melhor suporte aos membros da sua equipe.

Com isso, poderá ter feedbacks e guiar o seu time para aumentar cada vez mais a produtividade e tornar a operação, uma operação de sucesso.

3. Permita a colaboração entre os membros da equipe e motive-os

Ter uma equipe motivada e alinhada com os interesses da empresa irão refletir diretamente nos resultados.

Quando se trata de um trabalho remoto, as formas para tornar essa equipe colaborativa são limitadas.

Devido a isso, os gerentes devem prestar bastante atenção na construção do espírito de equipe em cada membro envolvido e motivar cada um deles.

Sem criar esse senso de unidade, os resultados serão afetados. Ou seja, dê a sua equipe o que for necessário para essa construção e assim será possível atingir os melhores níveis de desempenho.

4. Gerencie seu tempo como gerente e planeje o trabalho com antecedência

Faz parte da função de um gerente remoto, a avaliação e gerenciamento de desempenho dos membros, a definição de metas, o controle do fluxo de trabalho e o bem-estar dos trabalhadores perante a empresa.

Porém, existem outras tarefas designadas que precisam ser cumpridas dentro do prazo.

Devido a isso, os gerentes devem planejar melhor as suas tarefas diárias e se possível utilizar ferramentas disponíveis no mercado para facilitar e agilizar o desenvolvimento de relatórios.

Existem algumas ferramentas que podem ser usadas para gerenciar processos e desempenhos da equipe, além de possibilitarem uma visão mais ampla de toda operação.

5. Dê autonomia aos membros

Evite a todo custo o microgerenciamento.

Afinal, o que é microgerenciamento?

É uma prática de gestão que consiste em controlar cada uma das

atividades realizadas pelos colaboradores de forma minuciosa.

Ao seguir esse caminho, os gestores demandam diversos relatórios, reuniões

de acompanhamento e exigem que tudo que seja feito pelo time

passem pela sua análise antes de ser finalizado.

Fica claro do porquê você deve evitar.

Em vez disso, utilize ferramentas que possibilitam acompanhar o desenvolver de cada projeto que certamente você irá economizar tempo e saúde mental.

6. Gerencie tarefas diárias e agende reuniões

Para uma compreensão clara para ambos os lados, é necessário especificar uma data exata para a finalização da tarefa.

Como gerente você precisa monitorar regularmente os membros da equipe e atribuir novas tarefas assim que as anteriores forem concluídas.

Telefonemas e reuniões virtuais curtas podem ajudar a gerenciar e monitorar o andamento de toda operação de forma mais ágil e fácil.

7. Comunique as metas e expectativas

É importante que deixe claro para toda equipe o que devem entregar individualmente e como a sua função é altamente valorizada pela empresa.

Por exemplo, o gerente pode dividir as responsabilidades para cada membro e fazer com que cada um entenda o porquê dessas tarefas serem atribuídas a eles especificamente.

Isso ajudará na construção de confiança e responsabilidade e mais importante alinhará as expectativas sobre o seu desempenho.

8. Torne os objetivos e conquistas transparentes para toda equipe

Garanta que todos os colaboradores tenham feedback sobre suas tarefas.

Os membros não podem se sentir desvalorizados, e isso pode acontecer caso você não os demonstre os resultados finais de seu trabalho ou o quão bem-sucedida foi a sua função.

9. Defina tarefas em vez de regras

A maneira como é feito o gerenciamento do desempenho da equipe tem papel fundamental no sucesso do trabalho remoto de uma empresa.

Crie condições para que os colaboradores possam gerenciar o próprio tempo, definir as prioridades e que eles se comuniquem entre si e se desenvolvam sem a necessidade de supervisão constante.

Quanto mais permitir que as equipes se gerenciem, mais bem-sucedida pode ser a operação e mais tempo e tranquilidade para todos.

10. Dê feedback honesto

Como já foi dito acima várias vezes, fornecer um feedback para cada um dos colaboradores é extremamente importante, seja ele bom ou ruim.

Essa etapa faz parte do alinhamento de expectativas e motivação da equipe.

Devido a isso, faça reuniões para compartilhar elogios e reclamações e dê a oportunidade de todo time apresentar soluções para eventuais problemas que podem estar acontecendo.

11. Use um programa para gerenciamento de tempo e tarefas

O gerente além de gerenciar toda operação, precisa atribuir tarefas, se comunicar com a equipe e verificar os relatórios, o que acaba tomando maior parte do tempo.

Para facilitar essas tarefas e ter uma visão mais ampla do processo, utilize programas que te ajude no gerenciamento e economize tempo.

Com isso, é possível ter todos os relatórios em um só lugar e ter comunicação entre diferentes setores da empresa.

Conclusão

É notável o quão desafiador é ser gerente, mas ainda mais desafiador é ser gerente de uma equipe remota.

Mesmo o trabalho remoto tendo diversas vantagens para os membros e para a empresa.

Por fim, espero ter te ajudado a entender um pouco melhor sobre esse método e ter te passado alguns bons insights para colocar em prática no seu negócio.

Até logo.

Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Se inscreva para receber novas publicações

Recebemos sua inscrição, obrigado.
Ocorreu um erro ao tentar enviar. Por favor, tente novamente.

Tenha um consultoria especializada

Somente para empresas e pessoas que entendem o valor do contador presente nas organizações

(31) 4042-6942
(31) 99994-4305