Você realiza o controle financeiro do e-commerce? Seja qual for o negócio, a gestão contábil é um dos pontos indispensáveis para o sucesso e crescimento da empresa. 

Cuidar da saúde financeira de sua loja virtual é essencial para conseguir ter um controle sobre o número de vendas, fluxo de caixa, investimentos necessários e para tomar decisões mais qualificadas e embasadas.

Além disso, esse controle permite o direcionamento mais adequado dos recursos, assim como a aplicação de estratégias mais efetivas para o desenvolvimento do negócio, verificando campanhas de marketing, por exemplo, que trazem um melhor retorno e demandam menos investimentos.

Como este é um tema essencial para as empresas, principalmente devido ao crescimento de negócios no ambiente virtual, neste artigo falaremos sobre dicas de como controlar financeiramente o seu negócio. Confira a seguir!

A importância do controle financeiro em sua empresa

O controle financeiro é um tema fundamental para qualquer empresa, inclusive, as lojas virtuais. 

Cada vez mais, os clientes realizam a compra de seus produtos e serviços no ambiente virtual e, por isso, os negócios precisam se adaptar a essa estratégia para continuarem competitivas.

No entanto, assim como o ambiente físico, é fundamental gerir os custos necessários para a manutenção da loja – ainda que mais acessíveis – e para o pleno fluxo de caixa e reinvestimento no negócio.

Ter um mapeamento financeiro e desenvolver estratégias para a boa gestão do dinheiro é essencial porque oferece:

  • Acompanhamento diário do que entra e sai do negócio;
  • Permite melhorar o atendimento e gerenciar pagamentos e parcerias;
  • Proporciona crescimento ao negócio;
  • Possibilita ficar em dia com os fornecedores;
  • Permite negociar melhores condições com parceiros e fornecedores;
  • Promove uma boa imagem da marca diante do mercado;
  • Permite que seu negócio tenha uma gestão geral mais eficiente. 

Além disso, uma boa gestão financeira possibilita que o gestor invista em outros elementos importantes para o negócio, como o marketing e comunicação visual. 

Por isso, existem algumas dicas que podem ajudar o gestor no controle financeiro do negócio. 

Dicas de como manter o controle financeiro do e-commerce

Agora que você já entende a importância do controle financeiro de uma loja virtual, vamos conferir 5 dicas que são essenciais nesse processo de gestão.

1 . Analise o custo-benefício

Um dos pontos importantes no momento de desenvolver uma plataforma online de vendas é verificar o custo-benefício para sua empresa. 

Isso é importante para que ocorra um planejamento sobre as ações a serem realizadas, como identificação da concorrência, necessidades do negócio e público-alvo. 

Nessa etapa, inclusive, uma pesquisa de mercado pode ser essencial para trazer mais orientações sobre como proceder e direcionar os recursos e diferenciais da marca. 

Além disso, ao implementar soluções em seu e-commerce, é essencial analisar os resultados por meio da mensuração, pois isso traz um parâmetro de mudanças.

2 . Atente-se à logística e ao frete 

Outro ponto importante é que os clientes que realizam uma compra online desejam receber o item em sua residência com qualidade e com valores acessíveis. 

Por isso, é essencial que sua empresa tenha atenção ao serviço de logística, assim como ao frete.

O produto precisa chegar ao cliente de forma correta e dentro do prazo determinado. 

Mais ainda, é importante que sua empresa busque reduzir os custos da entrega do produto ao cliente, pois isso pode servir como um elemento atrativo. 

3 . Não se esqueça de divulgar seu negócio

É essencial que sua empresa reserve recursos para o investimento em divulgação, ou seja, em ações de marketing e de comunicação. Sem isso, sua empresa não terá visibilidade e não conseguirá atingir os clientes. 

Dessa forma, é importante divulgar seu conteúdo em redes sociais, assim como em sites. A criação de campanhas digitais patrocinadas também é uma ação importante para o aumento do número de vendas, assim como o  número de visitantes.

4 . Controle o estoque

Além dessa divulgação, o controle do estoque em seu e-commerce é essencial para evitar problemas logísticos e de entrega de um produto, bem como a perda de produtos.

Imagine a situação do cliente fazer uma compra online, efetivando a solicitação do produto, mas sua empresa não tem o item em estoque.

Sem dúvidas, isso afeta a imagem do seu negócio e compromete sua credibilidade. 

Diante disso, é essencial ter a gestão do estoque atualizada e isso é possível por meio de softwares que contribuem para o planejamento desta gestão, assim como para reduzir os custos. 

5 . Analise o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é essencial tanto em uma loja online como no ambiente físico. 

Por isso, é essencial verificar com sua equipe de contabilidade quais são as entradas e saídas do seu negócio. Também é possível recorrer a plataformas integradas à loja online, fazendo o gerenciamento em tempo real.

Orientações finais

Se sua empresa deseja terminar o mês com saldo positivo, ter uma boa gestão financeira do e-commerce é indispensável. 

Um bom sistema de gestão pode colaborar nessa análise, por meio da emissão de relatórios. 

Por isso, avalie as melhores plataformas para iniciar sua loja virtual e conte com uma equipe capacitada, cursos voltados a gestão, e sistemas de gestão, bem como com essas dicas, para promover um melhor controle fiscal e oportunidades para desenvolver seu negócio de forma saudável.

Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Se inscreva para receber novas publicações

Recebemos sua inscrição, obrigado.
Ocorreu um erro ao tentar enviar. Por favor, tente novamente.

Tenha um consultoria especializada

Somente para empresas e pessoas que entendem o valor do contador presente nas organizações

(31) 4042-6942
(31) 99994-4305