Entender como gerir uma empresa, ter um ótimo atendimento, processos otimizados e um produto de alta qualidade – são de fato, fatores que corroboram para ter uma empresa bem-sucedida.
Porém, não é tudo. Afinal, como sabemos o universo digital virou o mercado de cabeça para baixo e com isso trouxe uma nova realidade.
Hoje, sua empresa precisa estar conectada, o que quer dizer ter um site, redes sociais, blog, loja virtual etc.
E você sabe como lidar com isso? Sabe como utilizar os dados que os seus clientes te entregam sempre que entram no seu site, por exemplo? Não?
Pois então, sabendo da dificuldade por parte de muitos empreendedores desenvolvi este artigo para te ensinar a entender os indicadores que servem para mensurar o sucesso ou baixo desempenho de uma ação, denominados como os 8 KPI’s.
Portanto, siga para o próximo tópico para entender tudo que você precisa e tenha uma ótima leitura!
O que é KPI?
Key Performance Indicator (KPI), são indicadores criados a partir de métricas que visam expressar matematicamente as ações dos visitantes dentro do site, como a geração de Leads ou conversões diretas.
Ou seja, é um parâmetro voltado para a mensuração de resultados, já as métricas são reflexos do comportamento dos visitantes.
Entenda quais são os principais KPI’s utilizados no universo digital – Siga em frente!
8 KPIs que você precisa mensurar
Esses 8 indicadores podem ser utilizados em diversas áreas da internet, como no seu e-commerce, blog, nas redes sociais etc. Entenda:
1 – Custo de aquisição do cliente (CAC)
O CAC consiste em mensurar a quantidade de investimento para a aquisição de um novo cliente.
Ter controle sobre esse KPI é fundamental para verificar se o que está sendo gasto para trazer novos clientes é compatível com a receita gerada por eles.
Em sua estrutura de custos geralmente é considerado:
- Gastos com tráfego pago;
- Gastos com equipe de vendas e marketing;
- E todos os gastos que envolvem uma campanha: Imagens, vídeos, copy etc.
2 – Custo por Lead (CPL)
O CPL como o próprio nome diz é quanto a sua empresa está pagando por Lead.
Lembrando que Lead, é quando se converte um potencial cliente em um contato para sua empresa.
E a ideia dessa estratégia é criar um relacionamento com o potencial cliente através do envio de conteúdos e promoções.
Ou seja, fazer com que ele avance no funil de vendas e se torne um cliente real da empresa.
Entenda como calcular:
3 – Customer lifetime value ou valor da vida útil do cliente (CLTV)
Podemos dizer que este KPI é complementar ao anterior (CAC), afinal ele irá te ajudar a mensurar a receita que um cliente médio irá gerar para a sua empresa considerando o médio e longo prazo.
Sendo assim, o CLTV vem para auxiliar na tomada de decisões sobre os investimentos na aquisição de novos clientes e na retenção dos clientes já existentes.
4 – Receita das Vendas (Sales revenue)
É importante acompanhar os resultados das campanhas de marketing e as receitas geradas em cada uma das etapas, desde o topo até o fim do funil.
Receita por Produto
Quando um produto tem um desempenho fora do habitual, pode ser que a sua empresa tenha melhores resultados focando ainda mais em promovê-lo.
Afinal, se já possui um bom desempenho é possível impulsioná-lo.
Receita por território ou praça
Ao fazer sua análise notou que uma certa região está mais disposta a comprar o seu produto?
Pode ser que uma estratégia bem elaborada considerando os hábitos, costumes ou o que quer que seja, que se identifique com a região em si traga melhores resultados para a sua empresa.
Receita por cliente
Avalie quanto os clientes já existentes na sua empresa contribuem para o faturamento total da empresa e quanto os novos clientes vem contribuindo para o faturamento.
5 – Taxa de Retenção do cliente (CRR)
Ter um bom CRR indica que os seus clientes estão gostando do seu trabalho, percebem o valor contido nele, admiram e confiam na marca e pretendem continuar consumindo dela.
Ou seja, você está no caminho certo com uma estratégia bem definida e um produto bem satisfatório para os consumidores.
Mas, caso o seu CRR esteja caindo é possível que exista um novo concorrente na praça ou pode ser que em alguma das etapas do seu negócio esteja ocorrendo algum problema.
Portanto, esse KPI lhe permite avaliar a qualidade do serviço por completo, identificar caso haja problemas e desenvolver uma possível solução.
E para chegar ao valor do CRR do seu negócio faça o seguinte cálculo:
6 – Relação de fechamento de vendas (Lead-to-customer ratio)
Este indicador irá te ajudar a mensurar a porcentagem de Leads que se converteram para clientes e quais produtos ou serviços decidiram comprar.
Aqui, identificar padrões de compras é uma ótima estratégia para aplicar aos novos leads e obter conversões mais rápidas.
7 – Taxa de Churn ou Taxa de cancelamentos
Enquanto o CRR mede a quantidade de clientes que voltam a comprar e permanecem como consumidores fiéis a sua marca, a Taxa de Churn tem como foco mensurar quantos deixaram de consumir.
Quando se tem esse indicador construindo uma curva acentuada para cima é hora de avaliar qual pode ser o setor que está prejudicando o processo de compra ou até mesmo fazer uma análise da qualidade dos produtos.
Para calcular:
8 – Retorno sobre o investimento (ROI)
Enfim chegamos ao indicador mais importante de todo artigo, seja para pequenas ou grandes empresas, o ROI (retorno sobre o investimento) irá refletir o desempenho do negócio em uma determinada campanha ou até mesmo pode ser aplicado para se ter uma visão macro de toda operação.
Sendo assim, o cálculo deve ser construído da seguinte forma:
Vale ressaltar, que não existem critérios exatos e inflexíveis para mensurar o ROI. Porém, quando definido os critérios devem ser mantidos até a conclusão do projeto para se ter um resultado real.
Coloque em prática
Entender não basta, é hora de colocar em prática e traçar os objetivos da sua empresa para que você possa desenhar uma estratégia condizente com o propósito.
E compreender os cálculos e os fundamentos dos KPI’s que você encontrou neste artigo, irá te ajudar a gerenciar e aperfeiçoar o desempenho do seu negócio na internet.
Caso você tenha um e-commerce por exemplo, com tanta concorrência no mercado é fundamental que você elabore uma campanha de um certo produto valorizando os seus pontos fortes e criando uma promoção específica.
Ao fazer isso, além aumentar as suas chances de vendas, você está criando uma base de dados que será importante na construção das próximas campanhas.
Ou seja, analisando corretamente os dados que esses visitantes lhe forneceram, você pode identificar alguns padrões e criar alguns gatilhos que tornem a compra irresistível.
Mas lembre-se, não tem como fugir da prática. Portanto, pratique, teste e faça novamente.
Leia também – Kpi’s Financeiros: Monitore o Desempenho do seu Negócio com Precisão
Por fim…
Estudar sobre como melhorar o desempenho da sua empresa seja na área de marketing, finanças e processos é a única forma de construir um negócio consciente e bem-sucedido.
Você pode separar a sua empresa em diversos setores e ter pessoas capacitadas e responsáveis para lidar com eles.
Mas, um bom empreendedor e gestor tem que uma noção ampla sobre o funcionamento de todo negócio.
E para te ajudar nessa tarefa, sigo criando textos que facilitem a sua compreensão de tudo que envolve o mundo dos negócios e com esse intuito desenvolvi o artigo de hoje e espero que tenha te ajudado a compreender um pouco melhor sobre os principais KPI’s.
No mais, para conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.
Nossas
Avaliações
O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google