Toda empresa existe para produzir bens (produtos ou mercadorias) ou serviços (atividades especializadas). As empresas que produzem bens são denominadas empresas industriais, enquanto as empresas que produzem ou prestam serviços são denominadas empresas prestadoras de serviços.
Produzidos os bens ou serviços, as empresas precisam colocá-los no mercado; é quando começa a comercialização.
Para produzir e comercializar seus bens ou serviços, as empresas precisam de recursos. Recursos são os meios de que dispõem as empresas para funcionar.
Quanto mais recursos tiverem as empresas à sua disposição, melhor o seu funcionamento. Quanto menos recursos, maiores as dificuldades no alcance dos objetivos.
Entretanto, o excesso de recursos significa quase sempre que eles foram aplicados de modo pouco rentável.
A administração procura a aplicação rentável dos recursos necessários à obtenção dos objetivos. Existe uma variedade de recursos empresariais, mas os mais importantes podem ser agrupados da seguinte maneira:
- Recursos materiais: recursos físicos como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, materiais, matérias-primas etc.
- Recursos financeiros: recursos monetários como capital, dinheiro em caixa ou em bancos, contas a receber, créditos, investimentos etc.
- Recursos humanos: recursos vivos e inteligentes, isto é, as pessoas que trabalham na empresa, desde o presidente até o mais humilde dos funcionários.
- Recursos mercadológicos: recursos comerciais que as empresas utilizam para colocar seus produtos/serviços no mercado, como promoção, propaganda, vendas, pesquisa de mercado, pesquisa de consumidor etc.
- Recursos administrativos: recursos gerenciais que as empresas utilizam para planejar, organizar, dirigir e controlar suas atividades.

De modo convencional, os economistas denominam os recursos empresariais de fatores de produção.
Dentro dessa abordagem tradicional a produção somente ocorre quando estão presentes três fatores de produção: natureza, capital e trabalho, devidamente integrados e coordenados em uma empresa.
A natureza representa os meios que proporcionam a matéria prima e os materiais de produção.
O capital representa os meios que financiam a produção.
O trabalho representa a mão de obra que opera e transforma a matéria-prima em produto acabado ou serviço prestado com a ajuda de máquinas e equipamentos.
A empresa representa o elemento aglutinador dos quatro fatores de produção, conforme mostra a Figura:

Ainda dentro dessa abordagem, os recursos materiais correspondem ao fator de produção natureza; os recursos financeiros ultrapassam o fator de produção denominado capital e os recursos humanos englobam e transcendem o fator de produção denominado trabalho.
A falta de qualquer desses recursos empresariais impossibilita o processo de produção e a colocação dos bens/serviços no mercado. Assim, todos os recursos empresariais são importantes, imprescindíveis e devem ser utilizados em seu conjunto e de maneira integrada e sistêmica.
Contudo, sem o dinheiro proporcionado pelos recursos financeiros, os demais recursos não poderiam ser obtidos e aplicados nas operações da empresa.
Para administrar cada um dos recursos empresariais, é necessária uma área específica na empresa, geralmente dirigida por um diretor ou gerente.
Assim, a administração de todos os recursos empresariais é garantida pelas quatro áreas básicas da empresa: Produção, Finanças, Pessoas e Marketing.
Isso envolve as quatro especializações básicas da administração: Gestão da Produção, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e gestão de Marketing, respectivamente.
Nesse contexto, a gestão financeira (GF) cuida de um dos recursos mais caros, importantes e escassos da empresa, os recursos financeiros. São eles que dão à empresa a possibilidade de contratar pessoas, adquirir instalações, máquinas, equipamentos e tecnologias, comprar matérias-primas e investir na produção de bens ou serviços. São eles que permitem a empresa a faculdade de adquirir, possuir e dispor dos demais recursos empresariais.
Assim, a GF mantém íntimo relacionamento com todas as demais áreas da empresa. Muitas de suas decisões são tomadas em conjunto com as outras áreas e a partir das respectivas necessidades de recursos financeiros que elas apresentam.