Toda empresa existe para produzir bens (produtos ou mercadorias) ou serviços (atividades especializadas). As empresas que produzem bens são denominadas empresas industriais, enquanto as empresas que produzem ou prestam serviços são denominadas empresas prestadoras de serviços.

Produzidos os bens ou serviços, as empresas precisam colocá-los no mercado; é quando começa a comercialização.

Para produzir e comercializar seus bens ou serviços, as empresas precisam de recursos. Recursos são os meios de que dispõem as empresas para funcionar.

Quanto mais recursos tiverem as empresas à sua disposição, melhor o seu funcionamento. Quanto menos recursos, maiores as dificuldades no alcance dos objetivos.

Entretanto, o excesso de recursos significa quase sempre que eles foram aplicados de modo pouco rentável.

A administração procura a aplicação rentável dos recursos necessários à obtenção dos objetivos. Existe uma variedade de recursos empresariais, mas os mais importantes podem ser agrupados da seguinte maneira:

  1. Recursos materiais: recursos físicos como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, materiais, matérias-primas etc.
  2. Recursos financeiros: recursos monetários como capital, dinheiro em caixa ou em bancos, contas a receber, créditos, investimentos etc.
  3. Recursos humanos: recursos vivos e inteligentes, isto é, as pessoas que trabalham na empresa, desde o presidente até o mais humilde dos funcionários.
  4. Recursos mercadológicos: recursos comerciais que as empresas utilizam para colocar seus produtos/serviços no mercado, como promoção, propaganda, vendas, pesquisa de mercado, pesquisa de consumidor etc.
  5. Recursos administrativos: recursos gerenciais que as empresas utilizam para planejar, organizar, dirigir e controlar suas atividades.

De modo convencional, os economistas denominam os recursos empresariais de fatores de produção.

Dentro dessa abordagem tradicional a produção somente ocorre quando estão presentes três fatores de produção: natureza, capital e trabalho, devidamente integrados e coordenados em uma empresa.

A natureza representa os meios que proporcionam a matéria prima e os materiais de produção.

O capital representa os meios que financiam a produção.

O trabalho representa a mão de obra que opera e transforma a matéria-prima em produto acabado ou serviço prestado com a ajuda de máquinas e equipamentos.

A empresa representa o elemento aglutinador dos quatro fatores de produção, conforme mostra a Figura:

Ainda dentro dessa abordagem, os recursos materiais correspondem ao fator de produção natureza; os recursos financeiros ultrapassam o fator de produção denominado capital e os recursos humanos englobam e transcendem o fator de produção denominado trabalho.

A falta de qualquer desses recursos empresariais impossibilita o processo de produção e a colocação dos bens/serviços no mercado. Assim, todos os recursos empresariais são importantes, imprescindíveis e devem ser utilizados em seu conjunto e de maneira integrada e sistêmica.

Contudo, sem o dinheiro proporcionado pelos recursos financeiros, os demais recursos não poderiam ser obtidos e aplicados nas operações da empresa.

Para administrar cada um dos recursos empresariais, é necessária uma área específica na empresa, geralmente dirigida por um diretor ou gerente.

Assim, a administração de todos os recursos empresariais é garantida pelas quatro áreas básicas da empresa: Produção, Finanças, Pessoas e Marketing.

Isso envolve as quatro especializações básicas da administração: Gestão da Produção, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e gestão de Marketing, respectivamente.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

Nesse contexto, a gestão financeira (GF) cuida de um dos recursos mais caros, importantes e escassos da empresa, os recursos financeiros. São eles que dão à empresa a possibilidade de contratar pessoas, adquirir instalações, máquinas, equipamentos e tecnologias, comprar matérias-primas e investir na produção de bens ou serviços. São eles que permitem a empresa a faculdade de adquirir, possuir e dispor dos demais recursos empresariais.

Assim, a GF mantém íntimo relacionamento com todas as demais áreas da empresa. Muitas de suas decisões são tomadas em conjunto com as outras áreas e a partir das respectivas necessidades de recursos financeiros que elas apresentam.

Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Se inscreva para receber novas publicações

Recebemos sua inscrição, obrigado.
Ocorreu um erro ao tentar enviar. Por favor, tente novamente.

Tenha um consultoria especializada

Somente para empresas e pessoas que entendem o valor do contador presente nas organizações

(31) 4042-6942
(31) 99994-4305