Construa e posicione sua empresa no mercado

Dentro do marketing, falando especificamente sobre branding, a identidade da marca se relaciona com diversos aspectos do seu negócio, desde os valores e propósitos até ao design, logotipo, cores, etc.

O termo do inglês “branding”, se refere às ações tomadas para construção da marca, identidade e posicionamento no mercado.

Neste artigo vamos explorar sobre esse tema, falando um pouco mais sobre:

  • O que é branding no marketing;
  • Como criar uma estratégia de branding: a criação de uma plataforma de marca, construção de uma identidade autêntica, conexão com o público-alvo e responsabilidade social;
  • Estratégias de marketing: Inbound marketing (ou marketing de atração) e marketing de influência;
  • E, não menos importante: o rebranding, o que é.

O que é branding no marketing

De forma resumida, podemos definir o branding como um processo para gerar e gerenciar a identidade da sua marca.

Perceba, que a construção de uma marca de sucesso passa por etapas como: planejamento, construção e ações estratégicas.

O objetivo por trás de toda essa estratégia é conquistar reputação dentro do mercado e causar certas emoções pré-estabelecidas, além de captar, criar vínculo e fidelizar o público-alvo.

Podemos citar por exemplo, 3 benefícios da aplicação do processo de branding, como:

  • Gestão da marca visando estratégia e qualidade;
  • Aumento na captação e fidelização de clientes;
  • Criação de valor e diferenciação no mercado.

Como criar uma estratégia de branding?

Para criar uma estratégia de branding é você precisar avaliar a essência do seu negócio.

  • Quais são os valores dos seu negócios?
  • Qual mensagem você deseja transmitir?

Em cima disso construa uma identidade que seja coerente com a mensagem e com seus valores.

Criação da plataforma de marca

A plataforma de marca é formada com a definição do propósito do seu negócio.

É a conexão entre você e seu público-alvo, é a motivação que carrega a existência de sua empresa.

Essa fase inicial é fundamental não só para você criar uma narrativa atrativa, mas também para você resolver um problema real na vida das pessoas e fazer isso de forma autêntica.” – Ivo Costa