A importância da escolha

Tenha um bom escritório para lhe auxiliar na gestão

A contabilidade é um recurso valioso de gestão e auxilia o empreendedor a tomar melhores decisões. Neste artigo você irá saber como escolher um escritório de contabilidade, um contador ideal.

Um empreendedor que visa ao crescimento de seus negócios precisa ter conhecimento aprofundado sobre a situação econômico-financeira de sua empresa.

Entre as inúmeras vantagens de uma análise contábil bem elaborada, está uma melhor compreensão das receitas, dos investimentos, custos e despesas do negócio. Sem deixar de mencionar sobre uma possível redução da carga tributária.

Exatamente por isso essa escolha é fundamental para os negócios e eis alguns pontos que devem ser considerados:

A situação cadastral do escritório de contabilidade no CRC – Conselho Regional de Contabilidade

A primeira questão que deve ser verificada é se o escritório de contabilidade que você está contratando (ou que pretende contratar), está apto a exercer a atividade contábil.

É importante checar se o registro profissional está ativo, se possuem certidão de regularidade profissional e se os responsáveis respondem por processos administrativos.

Essa consulta é pública e pode ser realizada pela internet.

Os serviços que serão oferecidos

Analisada a situação cadastral, você deve verificar quais são os serviços que o escritório de contabilidade irá lhe oferecer.

Além, claro, dos serviços obrigatórios que toda contabilidade deve executar, como: lançamentos fiscais, emissão de guias, folha de pagamento, entrega de obrigações acessórias, etc., existem serviços de valor agregado, que irão somar à administração de seus negócios, como:

  • Planejamento tributário anual
  • Integração com software de gestão de sua empresa
  • Emissão de balancetes regulares
  • Acompanhamento de certidões negativas
  • Credenciamentos
  • Assessoria para Licitação Pública e vários outros.

Agora tem um ponto importante aqui: O empreendedor deve saber que tudo tem um preço, e que o contador que somente executa o básico é diferente de um contador que também é um consultor de negócios, este profissional que é diferenciado tem um valor final superior ao profissional básico, a questão é você decidir o que é melhor para sua empresa.