O e-commerce e todo universo de vendas pela internet passou por diversas transformações nos últimos anos, principalmente durante a pandemia do Covid-19.

Um tipo de serviço que até então era ofertado pelo Mercado Livre e OLX, passou a ser praticado por diversas lojas. Com tudo isso, de uma forma mais profissional e controlada, deu-se início ao Marketplace, que funciona como um shopping online.

Desde então, para que todo processo seja mais acessível, mais seguro e também melhor controlado, diversas empresas se especializaram neste setor e para ofertar produtos nessas grandes plataformas, é necessário cumprir e estar atento a algumas regras.

Entenda o que é preciso para começar a vender nos grandes marketplaces do mercado – Faça uma ótima leitura.

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

O que preciso para iniciar no Marketplace?

Antes de mais nada, você precisa definir o nicho, em outras palavras, qual será seu ramo de atuação, o que você vai vender.

Eletrônicos? Utensílios? Equipamentos automotivos? Não importa, temos demanda para tudo.

É importante ter em mente que para uma operação de venda bem-sucedida é preciso uma comunicação clara de informações durante todo o processo e tudo começa em uma cadeia que vai desde o atendimento, disponibilidade do produto e entrega.

Para que tudo corra bem, são oferecidos serviços que facilitam várias ações, como: criação do catálogo de produtos, integração de sistemas, coordenação no processo de atendimento ao cliente, emissão de notas fiscais, integração com serviços de logística e todo o processo de pagamento.

Para iniciarmos então, essas são as regras básicas de uma operação bem feita.

Ter uma loja própria ou migrar para o Marketplace?

Para entendermos melhor as vantagens e desvantagens de se integrar a um marketplace, podemos criar um paralelo nessa análise.

Vejamos!

Por meio de sua própria loja virtual, você deverá realizar campanhas para atrair o consumidor, destacar-se nas ferramentas de buscas, principalmente no Google, fazer parcerias para atrair o tráfego, talvez investir em digitais influencers, etc.

Enfim, exigirá de você um grande esforço e investimento para que os consumidores conhecam sua loja, que tenham segurança sobre o pagamento e entrega e finalmente realizem a compra. Nesse caso, você não terá que pagar nenhuma comissão, pois toda a cadeia de comércio lhe pertence.

Já as empresas especializadas em marketplace oferecem toda sua infraestrutura tecnológica, credibilidade, atendimento e uma base gigantesca de consumidores reais, construída através de suas campanhas publicitárias, histórico e incontáveis feedbacks.

Claro, toda essa disponibilidade recursos não é gratuita, paga-se uma comissão por cada venda realizada, que pode variar entre 10 e 30%, dependendo do canal em que está ofertando seu produto.

Até aqui ok, então, vamos falar das plataformas mais utilizadas.

Principais plataformas de marketplace

Mercado livre

O mercado livre hoje é, sem dúvidas, um dos mais importantes marketplaces do mercado online, com milhões de consumidores e uma operação gigante.

Dentro da plataforma, o varejista pode responder perguntas, combinar entrega, avaliar compradores, enfim, ter ações que certamente geram mais segurança e confiança para os usuários.

Outro fator que se destaca é sua integração aos correios. Ao efetuar uma venda, automaticamente é gerada a nota fiscal, a etiqueta de postagem e a nota fiscal resumida para o transporte, o que facilita muito desde a separação, embalagem e envio do produto.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

O mercado livre possui 3 tipos de anúncios

Anúncio grátis

Através do anúncio grátis o varejista não precisa pagar comissões ao Mercado Livre, seja qual for o valor do produto.

É uma ótima opção para quem está iniciando, testando ou não pode investir em divulgação no momento.

Porém, sua exposição é baixa, com duração máxima de 60 dias e possui uma certa limitação na quantidade de vendas.

Anúncio clássico

Nesse tipo de anúncio é cobrada uma comissão de 11% sobre cada venda finalizada.

Possui uma exposição média, duração ilimitada e não oferece a opção de parcelamento sem acréscimo, ou seja, o cliente paga juros se quiser parcelar a compra.

Anúncio premium

No anúncio premium é cobrada uma comissão de 16%.

Em contrapartida a exposição dos produtos é alta, com duração ilimitada e possibilita o parcelamento sem juros.

B2W

A plataforma de marketplace da B2W possibilita que o varejista venda seus produtos no site das lojas Americanas, Submarino e Shoptime. Com tráfego de consumidores qualificados e uma excelente experiência de compra.

Além da vantagem de se ter um tráfego otimizado, há ainda mais um benefício, a B2W não cobra taxas de setup nem mensalidade. É cobrado somente uma comissão fixa de 16% sobre cada venda aprovada.

O processo é feito da seguinte forma:

  • Após ter o cadastro aprovado, o varejista cria os anúncios de seus produtos para venda. O cliente ao efetuar a compra, o pedido será sinalizado e estará disponível para fazer o download e processar a entrega, emitindo a nota e entrega ao transportador;
  • A taxa de comissão somente é cobrada quando realizar a venda. O valor pago pelo cliente será creditado diretamente na conta informada no cadastro (já com o desconto da comissão).

Agora que abordamos todos os pontos sobre a operação de venda feita através do marketplace, não deixe que uma modalidade anule a outra.

Use-o como um amplificador, mantenha suas vendas em sua própria loja virtual, em sua loja física (se tiver) e no marketplace.

Para concluir

Tenha em mente que a regularidade fiscal de sua empresa é extremamente importante, qualquer falha na emissão de notas fiscais, sua conta pode ser bloqueada.

Somos uma contabilidade experiente na atuação das empresas e-commerce, inclusive nas implantações fiscais, para que tudo corra bem em suas vendas.

No mais, obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

Nossas
Avaliações

O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…

Apresentação: Conheça mais sobre nossos serviços de contabilidade para pequenas e médias empresas.

Sou Contador, com Escritório de Contabilidade em endereços nas cidades de Belo Horizonte, na região centro-sul, bairro Savassi, em São Paulo, Na Paulista e no centro do Rio de Janeiro.

Oferecemos soluções práticas e eficientes para demandas contábeis, fiscais e trabalhistas.

Nossa expertise é assessorar sua empresa a maximizar os lucros e reduzir custos, principalmente tributários.

Abertura rápida de empresas, regularização e baixa de CNPJ, Licenciamentos, Certidões Negativas – CND’s, Impostos, Planejamento Tributário, Folha de Pagamento e Demonstrações Contábeis, são alguns de nossos serviços

Com a Tecnologia aliada ao modelo tradicional de negócios, somamos valores e multiplicamos relacionamentos

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