O e-commerce e todo universo de vendas pela internet passou por diversas transformações nos últimos anos, principalmente durante a pandemia do Covid-19.
Um tipo de serviço que até então era ofertado pelo Mercado Livre e OLX, passou a ser praticado por diversas lojas. Com tudo isso, de uma forma mais profissional e controlada, deu-se início ao Marketplace, que funciona como um shopping online.
Desde então, para que todo processo seja mais acessível, mais seguro e também melhor controlado, diversas empresas se especializaram neste setor e para ofertar produtos nessas grandes plataformas, é necessário cumprir e estar atento a algumas regras.
Entenda o que é preciso para começar a vender nos grandes marketplaces do mercado – Faça uma ótima leitura.
O que preciso para iniciar no Marketplace?
Antes de mais nada, você precisa definir o nicho, em outras palavras, qual será seu ramo de atuação, o que você vai vender.
Eletrônicos? Utensílios? Equipamentos automotivos? Não importa, temos demanda para tudo.
É importante ter em mente que para uma operação de venda bem-sucedida é preciso uma comunicação clara de informações durante todo o processo e tudo começa em uma cadeia que vai desde o atendimento, disponibilidade do produto e entrega.
Para que tudo corra bem, são oferecidos serviços que facilitam várias ações, como: criação do catálogo de produtos, integração de sistemas, coordenação no processo de atendimento ao cliente, emissão de notas fiscais, integração com serviços de logística e todo o processo de pagamento.
Para iniciarmos então, essas são as regras básicas de uma operação bem feita.
Ter uma loja própria ou migrar para o Marketplace?
Para entendermos melhor as vantagens e desvantagens de se integrar a um marketplace, podemos criar um paralelo nessa análise.
Vejamos!
Por meio de sua própria loja virtual, você deverá realizar campanhas para atrair o consumidor, destacar-se nas ferramentas de buscas, principalmente no Google, fazer parcerias para atrair o tráfego, talvez investir em digitais influencers, etc.
Enfim, exigirá de você um grande esforço e investimento para que os consumidores conhecam sua loja, que tenham segurança sobre o pagamento e entrega e finalmente realizem a compra. Nesse caso, você não terá que pagar nenhuma comissão, pois toda a cadeia de comércio lhe pertence.
Já as empresas especializadas em marketplace oferecem toda sua infraestrutura tecnológica, credibilidade, atendimento e uma base gigantesca de consumidores reais, construída através de suas campanhas publicitárias, histórico e incontáveis feedbacks.
Claro, toda essa disponibilidade recursos não é gratuita, paga-se uma comissão por cada venda realizada, que pode variar entre 10 e 30%, dependendo do canal em que está ofertando seu produto.
Até aqui ok, então, vamos falar das plataformas mais utilizadas.
Principais plataformas de marketplace
Mercado livre
O mercado livre hoje é, sem dúvidas, um dos mais importantes marketplaces do mercado online, com milhões de consumidores e uma operação gigante.
Dentro da plataforma, o varejista pode responder perguntas, combinar entrega, avaliar compradores, enfim, ter ações que certamente geram mais segurança e confiança para os usuários.
Outro fator que se destaca é sua integração aos correios. Ao efetuar uma venda, automaticamente é gerada a nota fiscal, a etiqueta de postagem e a nota fiscal resumida para o transporte, o que facilita muito desde a separação, embalagem e envio do produto.
O mercado livre possui 3 tipos de anúncios
Anúncio grátis
Através do anúncio grátis o varejista não precisa pagar comissões ao Mercado Livre, seja qual for o valor do produto.
É uma ótima opção para quem está iniciando, testando ou não pode investir em divulgação no momento.
Porém, sua exposição é baixa, com duração máxima de 60 dias e possui uma certa limitação na quantidade de vendas.
Anúncio clássico
Nesse tipo de anúncio é cobrada uma comissão de 11% sobre cada venda finalizada.
Possui uma exposição média, duração ilimitada e não oferece a opção de parcelamento sem acréscimo, ou seja, o cliente paga juros se quiser parcelar a compra.
Anúncio premium
No anúncio premium é cobrada uma comissão de 16%.
Em contrapartida a exposição dos produtos é alta, com duração ilimitada e possibilita o parcelamento sem juros.
B2W
A plataforma de marketplace da B2W possibilita que o varejista venda seus produtos no site das lojas Americanas, Submarino e Shoptime. Com tráfego de consumidores qualificados e uma excelente experiência de compra.
Além da vantagem de se ter um tráfego otimizado, há ainda mais um benefício, a B2W não cobra taxas de setup nem mensalidade. É cobrado somente uma comissão fixa de 16% sobre cada venda aprovada.
O processo é feito da seguinte forma:
- Após ter o cadastro aprovado, o varejista cria os anúncios de seus produtos para venda. O cliente ao efetuar a compra, o pedido será sinalizado e estará disponível para fazer o download e processar a entrega, emitindo a nota e entrega ao transportador;
- A taxa de comissão somente é cobrada quando realizar a venda. O valor pago pelo cliente será creditado diretamente na conta informada no cadastro (já com o desconto da comissão).
Agora que abordamos todos os pontos sobre a operação de venda feita através do marketplace, não deixe que uma modalidade anule a outra.
Use-o como um amplificador, mantenha suas vendas em sua própria loja virtual, em sua loja física (se tiver) e no marketplace.
Para concluir
Tenha em mente que a regularidade fiscal de sua empresa é extremamente importante, qualquer falha na emissão de notas fiscais, sua conta pode ser bloqueada.
Somos uma contabilidade experiente na atuação das empresas e-commerce, inclusive nas implantações fiscais, para que tudo corra bem em suas vendas.
No mais, obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.
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