O e-commerce e todo universo de vendas pela internet passou por diversas transformações nos últimos anos, principalmente durante a pandemia do Covid-19.

Um tipo de serviço que até então era ofertado pelo Mercado Livre e OLX, passou a ser praticado por diversas lojas.

Com tudo isso, de uma forma mais profissional e controlada, deu-se início ao Marketplace, que funciona como um shopping online.

Desde então, para que todo processo seja mais acessível, mais seguro e também melhor controlado, diversas empresas se especializaram neste setor e para ofertar produtos nas grandes lojas, é necessário cumprir estar atento a algumas regras.

O que preciso para iniciar no Marketplace?

Antes de mais nada, você precisa definir o nicho, em outras palavras, qual será seu ramo de atuação, o que você vai vender.

Eletrônicos? Utensílios? Equipamentos automotivos? Não importa, temos demanda para tudo.

É importante ter em mente que para uma operação de venda bem-sucedida é preciso uma comunicação clara de informações durante todo o processo e tudo começa em uma cadeia que vai desde o atendimento, disponibilidade do produto e entrega.

Para que tudo corra bem, são oferecidos serviços que facilitam várias ações, como: criação do catálogo de produtos, integração de sistemas, coordenação no processo de atendimento ao cliente, emissão de notas fiscais, integração com serviços de logística e todo o processo de pagamento.

Para iniciarmos então, essas são as regras básicas de uma operação bem feita.

Ter uma loja própria ou migrar para o Marketplace?

Para entendermos melhor as vantagens e desvantagens de se integrar a um marketplace, podemos criar um paralelo nessa análise.

Vejamos!

Por meio de sua própria loja virtual, você deverá realizar campanhas para atrair o consumidor, destacar-se nas ferramentas de buscas, principalmente no Google, fazer parcerias para atrair o tráfego, talvez investir em digitais influencers, etc.

Enfim, exigirá de você um grande esforço e investimento para que os consumidores conhecam sua loja, que tenham segurança sobre o pagamento e entrega e finalmente realizem a compra. Nesse caso, você não terá que pagar nenhuma comissão, pois toda a cadeia de comércio lhe pertence.

Já as empresas especializadas em marketplace oferecem toda sua infraestrutura tecnológica, credibilidade, atendimento e uma base gigantesca de consumidores reais, construída através de suas campanhas publicitárias, histórico e incontáveis feedbacks.

Claro, toda essa disponibilidade recursos não é gratuita, paga-se uma comissão por cada venda realizada, que pode variar entre 10 e 30%, dependendo do canal em que está ofertando seu produto.

Até aqui ok, então, vamos falar das plataformas mais utilizadas.

Principais plataformas de marketplace

Mercado livre

O mercado livre hoje é, sem dúvidas, um dos mais importantes marketplaces do mercado online, com milhões de consumidores e uma operação gigante.

Dentro da plataforma, o varejista pode responder perguntas, combinar entrega, avaliar compradores, enfim, ter ações que certamente geram mais segurança e confiança para os usuários.

Outro fator que se destaca é sua integração aos correios. Ao efetuar uma venda, automaticamente é gerada a nota fiscal, a etiqueta de postagem e a nota fiscal resumida para o transporte, o que facilita muito desde a separação, embalagem e envio do produto.

O mercado livre possui 3 tipos de anúncios

Anúncio grátis

Através do anúncio grátis o varejista não precisa pagar comissões ao Mercado Livre, seja qual for o valor do produto.

É uma ótima opção para quem está iniciando, testando ou não pode investir em divulgação no momento.

Porém, sua exposição é baixa, com duração máxima de 60 dias e possui uma certa limitação na quantidade de vendas.

Anúncio clássico

Nesse tipo de anúncio é cobrada uma comissão de 11% sobre cada venda finalizada.

Possui uma exposição média, duração ilimitada e não oferece a opção de parcelamento sem acréscimo, ou seja, o cliente paga juros se quiser parcelar a compra.

Anúncio premium

No anúncio premium é cobrada uma comissão de 16%.

Em contrapartida a exposição dos produtos é alta, com duração ilimitada e possibilita o parcelamento sem juros.

B2W

A plataforma de marketplace da B2W possibilita que o varejista venda seus produtos no site das lojas Americanas, Submarino e Shoptime. Com tráfego de consumidores qualificados e uma excelente experiência de compra.

Além da vantagem de se ter um tráfego otimizado, há ainda mais um benefício, a B2W não cobra taxas de setup nem mensalidade. É cobrado somente uma comissão fixa de 16% sobre cada venda aprovada.

O processo é feito da seguinte forma:

  • Após ter o cadastro aprovado, o varejista cria os anúncios de seus produtos para venda. O cliente ao efetuar a compra, o pedido será sinalizado e estará disponível para fazer o download e processar a entrega, emitindo a nota e entrega ao transportador;
  • A taxa de comissão somente é cobrada quando realizar a venda. O valor pago pelo cliente será creditado diretamente na conta informada no cadastro (já com o desconto da comissão).

Agora que abordamos todos os pontos sobre a operação de venda feita através do marketplace, não deixe que uma modalidade anule a outra.

Use-o como um amplificador, mantenha suas vendas em sua própria loja virtual, em sua loja física (se tiver) e no marketplace.

Para concluir

Tenha em mente que a regularidade fiscal de sua empresa é extremamente importante, qualquer falha na emissão de notas fiscais, sua conta pode ser bloqueada.

Somos uma contabilidade experiente na atuação das empresas e-commerce, inclusive nas implantações fiscais, para que tudo corra bem em suas vendas.

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Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

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