Entenda o conceito e aplicação nas empresas

A Due Diligence é um processo ainda pouco conhecido dentro do nosso país e sempre que citado é associado a uma auditoria. Porém, ela se diferencia em vários aspectos de uma auditoria comum.

Esse processo empresarial pode ser resumido em 3 palavras: estudo, análise e avaliação. Podendo ser aplicado a todos os setores da empresa desde o financeiro até o setor tecnológico.

Mas, afinal para que serve de fato a Due Diligence?

  • Qual o objetivo?
  • Quais são as etapas do procedimento?

Por saber que muitas dúvidas ainda pairam sob a cabeça de muitos empresários, resolvi desenvolver esse artigo com o intuito de esclarecer tudo que você e sua empresa precisam saber.

Portanto, prossiga com uma leitura atenta e ao final garanto que você irá compreender a sua importância e como dar início ao processo.

Siga para o próximo tópico para entender – O que é de fato Due Diligence

O que é Due Diligence?

O termo é originado da língua inglesa due diligence (diligência prévia). Portanto, esse processo tem como foco o estudo, análise e avaliação detalhada de diversas informações de uma certa empresa.

Esse procedimento de forma popular podemos denominá-lo como “pente fino”, que tem como intuito após fazer a identificação de problemas e/ou gargalos, trazer a vista possíveis soluções.

Tal estudo busca abordar sobre as áreas:

  • Financeira
  • Contábil
  • Previdenciária
  • Trabalhista
  • Imobiliária
  • tecnológica
  • jurídica

Sendo assim, é como uma auditoria realmente, mas com uma análise mais técnica e detalhada.

Com esse processo, procura-se compreender a empresa como um todo, os setores que a compõe e o seu funcionamento.

Dentro do âmbito contábil, a Due Diligence possui etapas pré-estabelecidas e abrange:

  • análise profunda de documentos, demonstrações contábeis e financeiras;
  • avaliação da situação financeira da empresa;
  • averiguação de possíveis riscos ou oportunidades para o negócio;
  • revisão criteriosa da situação contábil;
  • verificação dos passivos diante das obrigações presentes e futuras já concretizadas.

Por que você deve realizar a Due Diligence

Realizar este processo irá ajudar a sua empresa a prever e mensurar riscos futuros, diagnosticar problemas que até então não tinham se quer sido notados, identificar gargalos e otimizar processos.

Além disso, a Due Diligence contribui também para a compreensão de diversos aspectos sobre a sua empresa, como:

  • posicionamento dentro do mercado;
  • projeção para o futuro;
  • os seus principais concorrentes e a base de concorrência;
  • situação fiscal e contábil que a empresa se encontra;
  • estratégias que precisam ser elaboradas para evitar futuros problemas financeiros;
  • os principais riscos associados ao negócio;
  • entre outros.

Logo, este processo irá proporcionar uma visão mais ampla e realista da situação do negócio e com isso será possível se preparar e projetar-se ao futuro de forma segura garantindo a longevidade e o bom funcionamento da empresa.

As 3 etapas do processo de Due Diligence

1 – Reconhecimento

Nessa primeira etapa, é feito um reconhecimento e um mapeamento da sociedade como um todo com a intenção de organizá-la para dar início ao processo.

Ou seja, é o momento em que o especialista reconhece o ambiente e o funcionamento da companhia, de forma que identifique um método de trabalho adequado e que se encaixe para a empresa em questão.

2 – Na prática

Aqui, é onde passamos da teoria para a prática. O especialista responsável irá solicitar diversos documentos e informações sobre o negócio.

Sendo que, o conjunto de dados que o consultor irá pedir pode variar de acordo com o objetivo pré-estabelecido da Due Diligence.

Quando feita focada na área contábil, os documentos necessários para a avaliação são:

  • balanço e demonstrações de resultados;
  • livros fiscais;
  • certidões fiscais;
  • demonstrações financeiras dos últimos 5 exercícios;
  • dados sobre ativo e passivo;
  • documentos de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
  • informações/registros contábeis;
  • comprovantes de recolhimento de tributos;
  • cópia de atas;

A ideia é recolher o maior número de documentos e dados possíveis, para que o especialista tenha uma base completa para desenvolver uma análise criteriosa e detalhada sobre a situação da empresa.

Sendo assim, caso seja necessário o profissional responsável pelo desenvolvimento do processo de Due Diligence pode buscar documentos fora da empresa, como em órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Isso porque, quanto mais informações acumuladas, maior será a base e automaticamente mais assertiva será a conclusão da análise do negócio.

Após realizar a junção de todos os dados e executar a sua análise, o especialista irá, de acordo com o escopo do processo pré-estabelecido, identificar os pontos mais importantes para a empresa em questão.

Feito isso, é disponibilizado ao empresário um relatório completo contendo todas as informações importantes e possíveis estratégias e soluções para os problemas identificados.

3 – Conclusão do serviço

Ao concluir o serviço, o resultado da Due Diligence irá depender do objetivo traçado pela empresa.

Em casos em que este procedimento vem como um processo de autoconhecimento empresarial, este tipo de estudo servirá para embasar as decisões, otimizar os processos, eliminar os gargalos, conquistar novos clientes, ingressar em novos segmentos e em alguns casos até mesmo redefinir o foco de trabalho.

Mas, quando a intenção do estudo precede uma fusão empresarial ou a venda da companhia, o relatório é encaminhado diretamente ao interessado para que elabore os documentos necessários para a conclusão da operação pretendida.

Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Tenha o acompanhamento de um especialista experiente

A importância de se ter um profissional capacitado para executar o processo de Due Diligence, se dá por necessitar de uma análise técnica mais aprofundada.

Isso porque, os resultados obtidos na apuração sobre as finanças da empresa por exemplo, serão de altíssima relevância na tomada de decisões do negócio.

Logo, caso haja falhas na conclusão do serviço, a empresa pode trilhar um caminho prejudicial e acabar tomando ações que coloquem em risco o seu bom funcionamento.

Por fim…

A Due Diligence de fato é um processo importantíssimo para os empresários (a) que desejam conhecer melhor sobre o seu negócio e com isso elaborar estratégias para aperfeiçoar o desempenho e aumentar a lucratividade da empresa.

Ou como foi dito acima, pode ser utilizada também para avaliação da companhia quando a intenção é de fusão ou venda.

E não se esqueça, este procedimento pode parecer simples de ser executado, mas não é. Afinal, aqui abordamos a parte rasa da Due Diligence, na prática tudo se torna mais complexo e exige do responsável uma dedicação extrema.

No mais, para conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe
Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Se inscreva para receber novas publicações

Recebemos sua inscrição, obrigado.
Ocorreu um erro ao tentar enviar. Por favor, tente novamente.

Tenha um consultoria especializada

Somente para empresas e pessoas que entendem o valor do contador presente nas organizações

(31) 4042-6942
(31) 99994-4305