O que é ERP

Quais as funcionalidades desse sistema

O sistema de ERP (Enterprise Resource Planing) significa: sistema de gestão integrado.

Essa plataforma tem como principal função lhe auxiliar na gestão de sua empresa.

Ao integrar todas as atividades em um único lugar, traz ganho de produtividade, controle da operação e centralização de informações.

Dentre as funcionalidades, temos:

  • Gestão de estoque;
  • Automatização de vendas;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Integração com marketplaces
  • Gestão financeira, e
  • Gestão de pessoas.

Gestão de estoque

Com a parametrização do ERP, é possível que todas as suas compras sejam integradas ao sistema de gestão, o que irá manter suas entradas no controle de estoque sempre atualizado.

Algumas plataformas fazem essa integração de forma automática por meio do certificado digital da empresa, outras por meio de importação do arquivo XML.

Certamente, por meio do certificado digital a atualização fica ainda melhor, entretanto, o procedimento de importação do XML é simples e rápido.

Automatização das vendas

Seu e-commerce ou sua loja virtual podem estar integrados a diversos marketplaces, como Mercado Livre, B2W, Shopee, por exemplo.

Mesmo assim, todas as suas vendas são registradas em um só lugar, uma só plataforma.

Essa funcionalidade atua também diretamente no seu controle de estoque, permite estimar o volume de vendas, analisar qual canal vende mais, etc.

Interação com marketplaces

As plataformas de marketplaces, como o Bling por exemplo, possui a integração com a maioria, ou quase todos canais vendas.

A operação rodando em somente um lugar, auxilia no que já falamos sobre gestão de estoque e automatização de vendas.

Ao centralizar todas essas informações, o fluxo de dados se torna mais fluido, a análise mais assertiva e possibilita a elaboração de estratégias.

Gestão financeira

Considerando que o sistema monitora suas compras, registra suas vendas em tempo real, com isso, nada mais funcional que controlar as contas a pagar e a receber.

Além de efetuar o registro das automatizações, lhe permite também fazer inserções manuais sobre despesas que não são registrados de forma automática, como o pagamento do aluguel, por exemplo.

Em resumo, a gestão financeira traz informações que lhe permite o controle do fluxo de caixa.

Gestão de pessoas

A plataforma também auxilia na gestão de pessoas.

Ao ter todos os setores da empresa integrados em único sistema, facilita a análise da produtividade de sua equipe.

Além disso, a centralização das informações faz com que a comunicação entre os setores seja mais assertiva, o que de fato elimina um gargalo de toda operação, clareia os processos e facilita a identificação e resolução de problemas.