O empreendedor focado em tornar o seu negócio bem-sucedido e de alta performance, focaliza todos os seus esforços e sua criatividade na resolução de problemas ligados a gestão financeira e otimização de processos.

O que de forma alguma é um erro, afinal são dois pilares fundamentais para a produtividade da empresa.

Porém, as empresas que compreendem e promovem ações de educação financeira e automaticamente o combate ao endividamento dos seus colaboradores aumentam ainda mais as chances de elevar os níveis de produtividade, melhorando a saúde mental e o engajamento entre as equipes.

Além claro, dessa compreensão ser notada pelos seus colaboradores impactando de forma direta na atração e retenção de grandes talentos para a companhia.

Portanto, tal atitude ajuda na construção de uma marca responsável, humanizada e conectada ao mundo real.

Antes de abordarmos sobre 2 soluções práticas para o endividamento dos colaboradores, vamos compreender um pouco melhor sobre o assunto:

Números sobre o endividamento no país

No Brasil, infelizmente três em cada quatro famílias estão endividadas. De acordo com um último levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércios, Bens, Serviços e Turismo (CNC), disponibilizado no mês onze (novembro), o número de famílias endividadas é o maior em quase 12 anos no país.

E a falta de informação e a má gestão dos próprios recursos, isto é, a falta de controle, de poupança e investimento, não é a causa única deste problema. Infelizmente os efeitos econômicos da pandemia ainda refletem no dia a dia da população.

E dados para comprovar é o que não faltam. Recentemente, a agência de classificação de risco Austing Rating constatou que o Brasil é detentor do título de 4ª maior taxa de desemprego do mundo.

Outra pesquisa da Creditas, que se comprometeu a ouvir os colaboradores pela CLT, concluiu que a vida financeira piorou para 44% dos entrevistados desde o surgimento do coronavírus.

Para conseguir lidar com a situação, eles reduziram e cortaram gastos, mas ainda sofreram com reduções de benefícios oferecidos pelas empresas em que atuam.

E como sabemos, na hora do desespero, a falta de opção e conhecimento leva as pessoas a fazerem escolhas a curto prazo sem se quer considerar as consequências.

Logo, muitos optaram por crédito com juros abusivos, como o do cartão de crédito de 343,6 % ao ano (em outubro) e o cheque especial de 128% – o que acabou criando uma bola de neve em dívidas.

E para completar, como se já não fosse o bastante, a falta de dinheiro impacta diretamente na saúde mental. Baseado em um estudo conduzido pela Creditas no ano de 2021:

  • 39% dos trabalhadores entrevistados relataram ter insônia por causa de contas bancárias;
  • 27% afirmam que as dívidas afetam a sua autoestima, e;
  • 10% declararam que a falta de crédito tem participação na falta de sucesso profissional.

“Essa preocupação contribui para a baixa produtividade, a desmotivação e a falta de bem-estar, além de aumentar o turnover” – Sales.

De acordo com a fintech Creditas, o prejuízo médio anual causado pela falta de produtividade do colaborador endividado corresponde a R$ 3024,98.

Portanto, oferecer programas de fomento à educação financeira, além de benefícios múltiplos, como antecipação salarial etc., é uma tratativa inteligente por parte da empresa visando o curto, médio e longo prazo.

Dito isso, vamos agora para as soluções que podem ser aplicadas na gestão da sua empresa – Siga para o próximo tópico.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

Soluções práticas para o endividamento dos colaboradores

Como você pôde notar, a produtividade da equipe vai além de um ambiente de trabalho seguro e confortável, processos simplificados e tecnológicos e de toda gestão interna.

Para isso é preciso olhar de forma mais atenta e cuidadosa, tentando entender um pouco mais sobre a vida pessoal dos colaboradores e participar dela de forma amigável e compreensiva, mas não deixando de visar os interesses da empresa.

Sabendo disso, veja duas soluções práticas para esse problema:

Invista na educação financeira

Uma das ações que podem ser implementadas é a criação de um sistema educativo financeiro a fim de orientar os colaboradores na distribuição do seu próprio capital.

A criação desse sistema será de grande ajuda preventiva, ou seja, irá evitar e informar os trabalhadores das possibilidades e das consequências de uma má gestão.

Afinal, boa parte das pessoas que contraem dívidas tem como motivo eventualidades, mas muitas ainda se endividam por falta de informação e por não saberem gerenciar bem suas próprias finanças.

Portanto, é um investimento com retorno quase que imediato e que tranquiliza a empresa no longo prazo.

Ofereça crédito com desconto direto na folha de pagamento

Outra ideia interessante e sem dúvida dependente da primeira, é a oferta de crédito privado com desconto direto na folha de pagamento.

Para isso, será preciso fazer uma pesquisa minuciosa a procura de uma empresa que ofereça uma taxa de juros aceitável e prazo para pagamento.

Essa opção pode parecer pouco intuitiva, afinal fazer mais dívida para se livrar de outra torna o problema ainda maior, mas devemos olhar por um outro ponto de vista:

Os créditos com desconto em folha, conhecidos como consignado, possuem taxas de juros bem menores que da maioria das dívidas contraídas pelos colaboradores.

Sendo assim, é possível substituir um débito alto com taxas altas e que aumenta cada dia mais, por outro com taxas menores e um prazo mais esticado.

Devo ressaltar, que para tirar essa ideia do papel é imprescindível que tenha como pré-requisito um sistema de educação financeira já aplicado na empresa. Assim, você evita que o prejuízo se torne ainda maior.

Conclusão

Podemos concluir que os colaboradores que possuem uma vida financeira mais tranquila e organizada conseguem desempenhar suas funções de forma bem mais eficiente e produtiva para a empresa.

E para isso, muitas vezes será necessário por parte do empregador uma sensibilidade maior para notar e ajudar a solucionar o problema.

Por fim, espero que eu tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre os efeitos do endividamento de colaboradores na performance da empresa e proporcionado insights que poderão ser aplicados na sua gestão.

Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Se inscreva para receber novas publicações

Recebemos sua inscrição, obrigado.
Ocorreu um erro ao tentar enviar. Por favor, tente novamente.

Tenha um consultoria especializada

Somente para empresas e pessoas que entendem o valor do contador presente nas organizações

(31) 4042-6942
(31) 99994-4305