Ao abrir o seu negócio, o empreendedor está determinado a fazer a sua empresa crescer, canalizando os seus esforços totalmente a área criativa e operacional.

Logo, a parte burocrática que envolve a gestão, impostos, tributos, taxas etc. fica enfraquecida e vazia de estratégias, o que definitivamente pode ser um erro e custar a longevidade do negócio.

Isso porque, muitos empreendimentos não sabem que a carga tributária pode ser o motivo pelo qual a empresa passe a se limitar ou já esteja se limitando financeiramente.

Portanto, ter um conhecimento mais aprofundado sobre os gastos com tributos e impostos trará maiores possibilidade de economia nos custos da empresa, resultando em mais investimento e automaticamente maiores chances de expansão do negócio.

Mas, como fazer essa redução nos custos com a carga tributária?

  • Qual a importância de uma boa gestão de custos?
  • Preciso de um auxílio contábil?

Essas e muitas outras dúvidas serão resolvidas no desenrolar deste artigo. Continue sua leitura.

Pensativo jovem empresário inteligente olhando para laptop

Qual a importância de uma boa gestão de custos?

Gerir os custos de forma eficiente resulta em economia para empresa, uma boa saúde financeira e a possibilidade de alocar melhor o capital, logo, este é um assunto que deve ser valorizado nos negócios.

Além disso, certamente você já deve ter notado que a concorrência dentro de todos os segmentos tem aumentado cada vez mais e a disputa pelo melhor preço está ainda mais acirrada.

Afinal, esse é o maior gatilho de compra dos consumidores.

Mas, como entrar nessa disputa? O que devo fazer?

Essas perguntas podem ter diversas respostas e sem dúvida, reduzir as despesas com a carga tributária obtendo uma boa gestão de custos é uma delas.

Para isso, siga para o próximo tópico e veja 5 dicas básicas de como começar hoje a reduzir os custos tributários da sua empresa.

Como pagar menos impostos?

1 . Faça um planejamento tributário

Se planejar é um princípio básico para todas as tarefas e que não pode ser ignorado.

Logo, esse é o primeiro passo que você deve seguir para começar a cortar custos referentes a carga tributária da sua empresa.

Ao fazer o planejamento tributário leve em consideração:

  • a estimativa de receita bruta ou faturamento da empresa;
  • as despesas operacionais;
  • a margem de lucro, e;
  • o histórico da empresa (com a intenção de analisar se houve algum recolhimento de imposto indevido).

Ao fazer esse levantamento de dados você irá garantir também que a sua empresa opere de forma mais segura e com uma gestão mais afiada e alinhada com a realidade.

Além disso, agora podemos seguir para a próxima etapa onde vamos definir qual o melhor regime de tributação para o seu negócio.

2 . Opte pelo melhor regime tributário

O segundo passo rumo a redução de custos, é analisar qual o melhor regime tributário para sua empresa.

Ter como régua de avaliação somente o faturamento anual do empreendimento pode ser uma alternativa pouco interessante.

Sabendo disso, ter o acompanhamento de um profissional contábil é essencial para que faça as melhores escolhas considerando todas as possibilidades e situações.

Dentre as opções de enquadramento fiscal, temos o:

Simples Nacional

O Simples Nacional é uma modalidade indicada para as empresas de pequeno porte que possuem um faturamento anual de até 3,6 milhões de reais.

Dentro deste enquadramento fiscal é onde se encontra as menores alíquotas de impostos.

Além disso, o Simples Nacional proporciona uma facilidade na organização tributária da empresa, devido o pagamento dos impostos serem feitos em uma única guia – DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Lucro Presumido

Já neste regime tributário, a empresa opta pela apuração simplificada do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

O que isso quer dizer?

No Lucro Presumido, a Receita Federal irá presumir que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro da empresa.

Sendo assim, essa modalidade pode ser uma ótima opção em algumas situações, mas prejudicial em outras. Então, vale analisar e se assegurar de estar fazendo uma boa escolha.

Lucro Real

O Lucro Real é um regime tributário para empresas de grande porte com um faturamento anual mínimo de 48 milhões de reais.

3 . Evite atrasos

Fazer o pagamento dos impostos com atraso é um dos erros mais cometidos pelos empreendedores e que mais implicam no aumento dos custos da empresa em relação a carga tributária.

Isso porque, ao realizar a quitação das obrigações fiscais após o prazo determinado, o empreendedor pode ter que arcar com multas, juros e encargos.

Fora isso, tal ato pode colocar a empresa risco, já que a depender das interpretações pode ser considerado como sonegação fiscal. E você não quer isso, certo?

Sendo assim, pagar os impostos em dia é a melhor opção para economizar e proteger o bom funcionamento do seu empreendimento.

4 . Diminua o valor do seu pró-labore

Devido o pró-labore ficar sujeito a todas as despesas embutidas na folha de pagamento como INSS, FGTS, férias, décimo terceiro etc.

Abaixar o valor de retirada mensal para uma quantia que seja isenta no Imposto de Renda e aplicar um sistema de distribuição de lucros pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio.

Contudo, vale ressaltar que o acompanhamento de um contador é imprescindível. Afinal, só ele terá as informações necessárias para analisar se essa solução pode ser aplicada a sua empresa de forma legal.

5 . Repense a sua estrutura empresarial

E por último, mas não menos importante, repense a estrutura da sua empresa.

Existem muitos casos, onde as empresas oferecem serviços e produtos dentro de um mesmo segmento.

E para muitos deles, a divisão entre os setores pode ser uma ótima alternativa para reduzir consideravelmente os custos.

Por exemplo:

Imagine um centro automotivo onde é realizado a manutenção e venda de veículos, neste caso é possível dividi-la em duas. Uma no segmento de vendas e outra como prestadora de serviços.

Sendo assim, o lado responsável pelas vendas pode optar por um regime, e a de serviços pode optar por outro.

O que certamente irá impactar positivamente nos custos referentes a carga tributária da sua empresa.

A tecnologia como aliada na gestão

É evidente que a tecnologia transformou a nossa realidade como um todo para melhor.

E no mundo empresarial não poderia ser diferente, a tecnologia veio para facilitar e tornar toda operação mais simples e clara.

Com uma boa gestão e o uso de bons sistemas, é possível otimizar as análises, evitar atrasos de pagamentos, e desenvolver um planejamento baseado em dados reais da sua empresa.

Logo, você garante que o seu negócio esteja preparado para o crescimento constante e estável, além de evitar imprevistos como multas e atrasos que podem afetar a saúde financeira do seu negócio.

Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Preciso de auxílio contábil?

A área tributária possui um universo complexo com diversas nuances.

E devido a isso, mesmo que tenha compreendido os métodos de redução de custos é importante que consulte um especialista na área para ter um suporte personalizado que possa te auxiliar na tomada de decisão.

Além do mais, ter o acompanhamento de um escritório de contabilidade junto ao seu negócio será positivo em diversos fatores para além das questões tributárias, como:

  • Desenvolvimento de uma gestão eficaz
  • Segurança nas relações trabalhistas
  • Foco na atividade fim
  • Obrigações fiscais e tributárias em dia
  • Consultoria personalizada etc.

Portanto, fica claro a importância de se ter um contador como aliado nos negócios.

Por fim…

Espero que este artigo tenha somado e oferecido bons insights para você e para sua empresa.

Lembre-se, aprofundar os seus conhecimentos sobre a gestão do seu negócio é a única forma de garantir estabilidade nas finanças, além de ser o melhor caminho para o autoconhecimento empresarial.

No mais, para conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

Roberto Bottrel
Roberto Bottrel
23/06/2022
Muito atencioso, bem objetivo na comunicação e eficiente nas orientações. Excelente experiencia
Antônio esteves junior
Antônio esteves junior
13/06/2022
O Dennis é um profissional completo. Dedicado e sempre cumpridor dos compromissos que firma com o cliente, o Dennis não entrega apenas o serviço solicitado. Na verdade, a sua especialidade é oferecer soluções para as necessidades de quem o procura. Recomendo muito!
Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
31/05/2022
Serviço de qualidade e rápido, recomendo!
Felipe Bottrel
Felipe Bottrel
30/05/2022
Excelente! Dennis me ajuda há meses a resolver questões fiscais complexas. Recomendo pra todos.
Maria R
Maria R
30/05/2022
Dennis Nepomuceno e excelente e resolveu rapidamente os meus problemas contábeis. Ele e dedicado ao cliente o que para mim e muitíssimo importante, honesto e muito competente. Obrigada mais uma vez!
Pedro B
Pedro B
26/05/2022
Fui muito bem atendido e me ajudaram com a abertura de um CNPJ muito rapidamente. 100% recomendo. Obrigado pela atencao e pelo trabalho perfeito
angela fonseca duarte
angela fonseca duarte
13/05/2022
Muito bem atendida! me atendeu prontamente .obrigada, Sr Dennis
Rodrigo Cordeiro
Rodrigo Cordeiro
25/02/2022
Excelente empresa contabilidade, especialmente para E-commerce. Fizemos implantação do ERP Bling com o Dennis e foi um sucesso. Projeto implementado no prazo, sem grandes problemas. Recomendado!
Christiano Sabarense Neto
Christiano Sabarense Neto
31/01/2022
A indicação é a porta de entrada e a experiência é a permanência! Através de um amigo, cliente do Escritório Dennis Nepomuceno, também me tornei cliente. No início não sabemos como será, mas se esta dando certo para meu amigo que indicou, logo confiamos, porém com o passar do tempo você vai analisando tudo e ficando confortável pela experiência! Em pouco tempo percebi como o Dennis, mesmo com muitos clientes, consegue ser presente, te auxiliar e ainda ser muito organizado. Felicidade e gratidão são as palavras para essa parceria!

Se inscreva para receber novas publicações

Recebemos sua inscrição, obrigado.
Ocorreu um erro ao tentar enviar. Por favor, tente novamente.

Tenha um consultoria especializada

Somente para empresas e pessoas que entendem o valor do contador presente nas organizações

(31) 4042-6942
(31) 99994-4305