O processo de demissão de funcionários, isto é, de dispensa sem justa causa deve ser executado com muita cautela.

Isso porque, uma demissão mal planejada e mal executada, pode gerar grandes prejuízos financeiros, além de demandas judiciais desnecessárias.

Portanto, é importante respeitar algumas etapas e proteger a sua empresa de futuros problemas.

Mas, afinal, o que deve ser feito? Nesse artigo, você irá encontrar todas as informações que você e sua empresa precisam saber sobre a demissão sem justa causa.

Para isso, siga para o próximo tópico e faça uma ótima leitura.

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

Antes de tudo, consulte um contador

O primeiro passo é informar a contabilidade sobre a intenção da dispensa, assim, previamente, realizaremos todas as análises necessárias, como por exemplo:

  • Se existe alguma estabilidade adquirida ou provisória;
  • Se estamos próximos à data-base da categoria, o que irá gerar multas por demissões imotivadas;
  • Qual a situação da conta FGTS deste(a) funcionário(a);
  • Se existem períodos de férias pendentes, etc.

Enfim, uma série de procedimentos preventivos, em uma ação de compliance trabalhista, para que o desligamento ocorra da melhor maneira possível.

O aviso prévio

Daí em diante, estando tudo OK, o procedimento para a demissão pode ser realizado e o segundo passo é conceder o aviso prévio ao(a) funcionário(a).

O aviso prévio para os(as) funcionários(as) que tem até um ano de serviço na mesma empresa será de 30 dias, podendo ser trabalhado ou indenizado.

Os(as) funcionários(as) que contam com mais de um ano de contrato, possuem um acréscimo de 3 dias por ano trabalhado, até o limite de 60 dias, por exemplo:

O(a) funcionário(a) foi admitido em 01/10/2010 e será demitido em 20/11/2018 (8 anos de empresa), o aviso prévio será de 54 dias (30+(3×8)). Lei 12.506 de 11/10/2011.

O atestado médico demissional.

Concedido o aviso prévio, vamos ao terceiro passo que consiste em encaminhar o(a) funcionário(a) para consulta ao médico do trabalho.

Nessa consulta o médico do trabalho irá verificar a situação da saúde do trabalhador e se ele(a) está apto(a) ou não para ser demitido(a).

Clique aqui para ter acesso a uma lista de empresas que prestam esse trabalho em Belo Horizonte.

Cálculos e data para pagamento

Por fim, iremos providenciar os cálculos rescisórios a serem pagos ao(a) funcionário(a), calcular a multa FGTS pela demissão sem justa causa e preparar toda a documentação para o processo de homologação.

A homologação poderá ser realizada na própria empresa mesmo para os funcionários com mais de 1 ano de serviço na mesma empresa, pois a Reforma Trabalhista revogou o § 1.º e 3.º do art. 477 da CLT, desobrigando o empregador de proceder a homologação das rescisões de contrato junto ao sindicato da categoria ou ao Ministério do Trabalho.

O prazo limite para pagamento das verbas rescisórias é de 10 dias após o término do contrato, conforme determina o § 6.º do art. 477 da CLT.

Caso o pagamento recaia em um sábado, domingo ou feriado, deverá ser antecipado.

Como efetuar o pagamento

Quem paga errado, paga uma, duas, três ou quantas vezes forem necessárias, até aprender a pagar.

Nossa recomendação é que o pagamento das verbas rescisórias seja sempre efetuado por via bancária.

Essa transação pode ser realizada através de crédito efetuado na conta pessoal do(a) funcionário(a), ou, por ordem de pagamento.

Cada um desses procedimentos também possuem particularidades: devido a isso é fundamental que tenha o auxilio de um contador durante todo processo.

Por fim…

Caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

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Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…

Apresentação: Conheça mais sobre nossos serviços de contabilidade para pequenas e médias empresas.

Sou Contador, com Escritório de Contabilidade em endereços nas cidades de Belo Horizonte, na região centro-sul, bairro Savassi, em São Paulo, Na Paulista e no centro do Rio de Janeiro.

Oferecemos soluções práticas e eficientes para demandas contábeis, fiscais e trabalhistas.

Nossa expertise é assessorar sua empresa a maximizar os lucros e reduzir custos, principalmente tributários.

Abertura rápida de empresas, regularização e baixa de CNPJ, Licenciamentos, Certidões Negativas – CND’s, Impostos, Planejamento Tributário, Folha de Pagamento e Demonstrações Contábeis, são alguns de nossos serviços

Com a Tecnologia aliada ao modelo tradicional de negócios, somamos valores e multiplicamos relacionamentos

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