Abrir uma empresa para vender no Mercado Livre pode ser uma maneira bastante lucrativa de iniciar um negócio online. Afinal, o marketplace hoje conta com mais de 200 milhões de usuários registrados, o que faz com que a empresa seja uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da América Latina.
Contudo, antes de começar a vender no Mercado Livre, é importante que você, futuro empreendedor, entenda como escolher o segmento de mercado, se planejar financeiramente e que compreenda os requisitos legais e fiscais por trás da abertura de uma nova empresa.
Tudo isso pode parecer complexo em um primeiro momento, mas não se preocupa. Neste guia completo, você encontrará todas as informações necessárias para abrir a sua empresa e começar a vender no Mercado Livre.
Planejamento Estratégico: Um passo antes da abertura
Antes de abrir a sua empresa e começar a vender no mercado livre, é preciso analisar o mercado, definir um nicho de atuação e desenvolver um planejamento financeiro que lhe permita projetar o quanto será necessário investir para garantir a abertura e manutenção das atividades. Entenda:
Análise de Mercado
A análise de mercado é uma etapa importante do planejamento estratégico. Ela permite que o empreendedor obtenha informações relevantes sobre o mercado em que pretende atuar, como o tamanho, a concorrência, as tendências e as oportunidades.
Definição de Nicho
Para definir um nicho, utilize a análise feita anteriormente e avalie outros fatores como desejo dos consumidores, saturação e barreira de entrada.
Além disso, utilize ferramentas como análise SWOT para avaliar a concorrência e identificar os pontos fortes e fracos que podem ser utilizados para se destacar no mercado.
Planejamento Financeiro
O planejamento financeiro permite que o empreendedor faça uma projeção das receitas e despesas da empresa, através da identicação dos investimentos necessários para abrir e manter o negócio.
Para isso, é necessário definir um orçamento detalhado, que inclua os custos fixos e variáveis da empresa, despesas com marketing, pessoal, estoque e infraestrutura, além de considerar custos e taxas associadas a abertura da empresa.
Dessa forma, é possível garantir um planejamento preciso e sem contratempos.
Agora, definido o nicho e elaborado o planejamento financeiro é hora de começar o processo de abertura da empresa!
Abertura de empresa para Mercado Livre
Consulte um contador
Antes de iniciar o processo de registro, é fundamental consultar um contador especializado em mercado digital para obter orientações específicas sobre o tipo de empresa, regime tributário, razão social, contrato social e outras definições que sejam mais adequadas para a sua empresa.
Vale destacar que o acompanhamento de um profissional contábil na abertura e manutenção é obrigatório para todas as empresas – exceto MEI. Aqui está uma visão geral do processo:
- Escolha do tipo de empresa: Com a orientação do contador, escolha o tipo de empresa e o regime tributário mais adequado para o seu negócio. Para pequenas e médias empresas, as opções mais comuns são – Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), já os regimes – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
- Razão Social e Nome Fantasia: Com a estrutura definida, é necessário escolher a razão social, que é o nome legal registrado nos órgãos competentes, e o nome fantasia, que é como a empresa será conhecida pelo público. Esses nomes devem ser registrados conforme os procedimentos legais.
- Contrato Social: Prepare os documentos necessários de acordo com o tipo de empresa escolhido. Para MEI, é necessário apenas realizar o registro no Portal do Empreendedor. Para ME ou EPP, prepare o contrato social ou o ato constitutivo, definindo as regras e responsabilidades dos sócios.
- Registro na Junta Comercial: Após elaborar os documentos, a empresa é registrada na Junta Comercial do estado onde a empresa será estabelecida. Isso inclui o pagamento das taxas correspondentes.
- Obtenção do CNPJ: Após o registro na Junta Comercial, é obtido o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal do Brasil.
- Obtenção do certificado digital: Para realizar diversas operações online, como emissão de notas fiscais eletrônicas, é necessário obter um certificado digital, que é uma espécie de identidade eletrônica para a empresa.
Sua empresa está pronta para começar a operar no mercado livre
Com todos os registros, licenças, inscrições e documentos em ordem, sua empresa está pronta para iniciar suas operações no mercado. Agora é hora de colocar seu plano de negócios em prática, encontrar clientes e começar a oferecer seus produtos.
Operacionalização das Vendas no Mercado Livre
Cadastro
O primeiro passo para começar a vender no Mercado Livre é realizar o cadastro na plataforma.
Para isso, é necessário criar uma conta e preencher todas as informações solicitadas, como dados pessoais, informações da empresa e bancárias.
É importante que o cadastro seja feito de forma completa e precisa, para que não haja problemas futuros com relação ao recebimento dos valores das vendas.
Gestão de Estoque
Um dos maiores ativos do mercado digital é a confiança e a experiência de compra dos clientes. Com um controle preciso do estoque, é possível evitar aborrecimentos e experiências negativas como vender produtos que não estão disponíveis para entrega.
Ferramentas como sistemas ERP podem ser de grande ajuda nesses casos, já que auxiliam a gestão e atualização de cadastro dos produtos em diversas plataformas simultaneamente de forma automática.
Logística de Envio
Por fim, a logística de envio é também um aspecto crucial para a operacionalização das vendas do seu novo negócio.
Para garantir que as entregas cheguem dentro do prazo e sem defeitos, siga as determinações indicadas na plataforma para entrega dos pacotes à uma Agência do Mercado Livre.
Lembre-se de manter os clientes informados e sempre responder. Um dos segredos do sucesso está no cuidado, atenção e personalização do atendimento.
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