Abrir uma empresa para vender no Mercado Livre pode ser uma maneira bastante lucrativa de iniciar um negócio online. Afinal, o marketplace hoje conta com mais de 200 milhões de usuários registrados, o que faz com que a empresa seja uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da América Latina.

Contudo, antes de começar a vender no Mercado Livre, é importante que você, futuro empreendedor, entenda como escolher o segmento de mercado, se planejar financeiramente e que compreenda os requisitos legais e fiscais por trás da abertura de uma nova empresa.

Tudo isso pode parecer complexo em um primeiro momento, mas não se preocupa. Neste guia completo, você encontrará todas as informações necessárias para abrir a sua empresa e começar a vender no Mercado Livre.

Planejamento Estratégico: Um passo antes da abertura

Antes de abrir a sua empresa e começar a vender no mercado livre, é preciso analisar o mercado, definir um nicho de atuação e desenvolver um planejamento financeiro que lhe permita projetar o quanto será necessário investir para garantir a abertura e manutenção das atividades. Entenda:

Análise de Mercado

A análise de mercado é uma etapa importante do planejamento estratégico. Ela permite que o empreendedor obtenha informações relevantes sobre o mercado em que pretende atuar, como o tamanho, a concorrência, as tendências e as oportunidades.

Definição de Nicho

Para definir um nicho, utilize a análise feita anteriormente e avalie outros fatores como desejo dos consumidores, saturação e barreira de entrada.

Além disso, utilize ferramentas como análise SWOT para avaliar a concorrência e identificar os pontos fortes e fracos que podem ser utilizados para se destacar no mercado.

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro permite que o empreendedor faça uma projeção das receitas e despesas da empresa, através da identicação dos investimentos necessários para abrir e manter o negócio.

Para isso, é necessário definir um orçamento detalhado, que inclua os custos fixos e variáveis da empresa, despesas com marketing, pessoal, estoque e infraestrutura, além de considerar custos e taxas associadas a abertura da empresa.

Dessa forma, é possível garantir um planejamento preciso e sem contratempos.

Agora, definido o nicho e elaborado o planejamento financeiro é hora de começar o processo de abertura da empresa!

Como Abrir Empresa para Vender no Mercado Livre

Abertura de empresa para Mercado Livre

Consulte um contador

Antes de iniciar o processo de registro, é fundamental consultar um contador especializado em mercado digital para obter orientações específicas sobre o tipo de empresa, regime tributário, razão social, contrato social e outras definições que sejam mais adequadas para a sua empresa.

Vale destacar que o acompanhamento de um profissional contábil na abertura e manutenção é obrigatório para todas as empresas – exceto MEI. Aqui está uma visão geral do processo:

  • Escolha do tipo de empresa: Com a orientação do contador, escolha o tipo de empresa e o regime tributário mais adequado para o seu negócio. Para pequenas e médias empresas, as opções mais comuns são – Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), já os regimes – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
  • Razão Social e Nome Fantasia: Com a estrutura definida, é necessário escolher a razão social, que é o nome legal registrado nos órgãos competentes, e o nome fantasia, que é como a empresa será conhecida pelo público. Esses nomes devem ser registrados conforme os procedimentos legais.
  • Contrato Social: Prepare os documentos necessários de acordo com o tipo de empresa escolhido. Para MEI, é necessário apenas realizar o registro no Portal do Empreendedor. Para ME ou EPP, prepare o contrato social ou o ato constitutivo, definindo as regras e responsabilidades dos sócios.
  • Registro na Junta Comercial: Após elaborar os documentos, a empresa é registrada na Junta Comercial do estado onde a empresa será estabelecida. Isso inclui o pagamento das taxas correspondentes.
  • Obtenção do CNPJ: Após o registro na Junta Comercial, é obtido o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal do Brasil.
  • Obtenção do certificado digital: Para realizar diversas operações online, como emissão de notas fiscais eletrônicas, é necessário obter um certificado digital, que é uma espécie de identidade eletrônica para a empresa.

Sua empresa está pronta para começar a operar no mercado livre

Com todos os registros, licenças, inscrições e documentos em ordem, sua empresa está pronta para iniciar suas operações no mercado. Agora é hora de colocar seu plano de negócios em prática, encontrar clientes e começar a oferecer seus produtos.

Operacionalização das Vendas no Mercado Livre

Cadastro

O primeiro passo para começar a vender no Mercado Livre é realizar o cadastro na plataforma.

Para isso, é necessário criar uma conta e preencher todas as informações solicitadas, como dados pessoais, informações da empresa e bancárias.

É importante que o cadastro seja feito de forma completa e precisa, para que não haja problemas futuros com relação ao recebimento dos valores das vendas.

Gestão de Estoque

Um dos maiores ativos do mercado digital é a confiança e a experiência de compra dos clientes. Com um controle preciso do estoque, é possível evitar aborrecimentos e experiências negativas como vender produtos que não estão disponíveis para entrega.

Ferramentas como sistemas ERP podem ser de grande ajuda nesses casos, já que auxiliam a gestão e atualização de cadastro dos produtos em diversas plataformas simultaneamente de forma automática.

Logística de Envio

Por fim, a logística de envio é também um aspecto crucial para a operacionalização das vendas do seu novo negócio.

Para garantir que as entregas cheguem dentro do prazo e sem defeitos, siga as determinações indicadas na plataforma para entrega dos pacotes à uma Agência do Mercado Livre.

Lembre-se de manter os clientes informados e sempre responder. Um dos segredos do sucesso está no cuidado, atenção e personalização do atendimento.

Nossas
Avaliações

O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Enviar Mensagem ao Contador

Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…