A inteligência de mercado é essencial para posicionar o seu negócio de forma profissional no mercado, mas por onde começar? O que precisa feito? É justamente o que você verá no artigo de hoje. Faça uma ótima leitura!
Nos dias atuais, a de concordarmos que estar fora do mercado digital é a mesma coisa que não existir.
Vamos fazer um teste: Pesquise no Google, Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social de sua preferência, as palavras-chaves do seu nicho de atuação.
Pronto, estão aí todos os seus concorrentes que já se instalaram de forma estratégica e antecipada e hoje colhem os frutos desse investimento.
Mas, qual a ligação entre a inteligência de mercado e a atuação dos seus concorrentes no digital?
Ora, veja bem, a inteligência de mercado nada mais é que uma estratégia de marketing que consiste em coletar dados e informações, analisá-los e através dessa análise obter insights para aperfeiçoar o próprio negócio.
Portanto, fica claro a importância de se ter um endereço bem-posicionado e movimentado no digital.
Porém, a inteligência de mercado não se limita a observações rasas como a que demonstrei logo acima, ela vai muito além e para te ajudar a compreender a importância e o impacto desse processo desenvolvi este artigo.
Veja abaixo a pauta do nosso conteúdo de hoje:
- O que é inteligência de mercado
- Qual a importância de se aplicar a inteligência de mercado no seu negócio
- Inteligência de mercado: Na prática
- Inteligência de mercado e a identidade da marca
O que é inteligência de mercado
A inteligência de mercado, basicamente, é uma estratégia de marketing composta por um conjunto de ações.
Inicia-se na coleta de dados e informações, passa pela análise e se concretiza na prática, isto é, na aplicação de novas medidas e estratégias que prometem levar o seu negócio para o topo de referência do mercado.
Dentre os dados e as informações coletadas por uma análise de inteligência de mercado estão os seguintes tópicos:
- Mercado
- Tendências
- Concorrentes
- Produtos
- Vendas
- Marketing
Agora, o exemplo citado na introdução do nosso texto ficou ainda mais claro, não é mesmo?
Contudo, veja que existem diversos outros tópicos que precisam ser analisados e levados em conta para o sucesso da operação.
Sei que parece um pouco confuso e complexo, entretanto saiba que o objetivo deste conteúdo é justamente te ajudar a desenvolver o processo de inteligência de mercado no seu negócio, mesmo que, de forma breve.
Antes de partirmos para a parte prática, vamos compreender um pouco melhor sobre a importância e o impacto deste processo? Siga para o próximo tópico.
Qual a importância de se aplicar a inteligência de mercado no seu negócio
Seja você dono de um ecommerce, infoprodutor, youtuber, prestador de serviço, isto é, seja qual for o nicho de atuação do seu negócio, não se pode esperar alcançar resultados satisfatórios operando no escuro.
E é exatamente nessa dor onde a inteligência de mercado atua, ela propõe trazer clareza para os próximos passos e ditar o caminho que deve ser seguido.
Além disso, este processo abrange desde agir de forma mais ágil, prevendo as movimentações do mercado, por exemplo, até identificação de oportunidades.
Portanto, é um processo de altíssima importância e pode fazer o seu negócio aumentar o faturamento de forma significativa.
Tudo bem, mas por onde começar? O que precisa ser feito?
Inteligência de mercado: Na prática
Tendo em vista que, este é um processo complexo e com diversas etapas, hoje, falaremos de forma breve sobre cada uma delas e como colocá-las em prática.
Então, certifique-se de ter um papel e uma caneta por perto, elimine as distrações e vamos ao que interessa!
Inteligência de mercado e a identidade da marca
Para construir bons resultados e extrair a melhor experiência possível deste processo, antes de tudo, é fundamental que tenha bem definido o posicionamento da marca frente ao público-alvo.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que a sua empresa precisa ter de forma bastante clara impressa em suas ações e colaboradores a sua missão, valores e visão. Nesse sentido, reflita:
- Qual é a razão da existência da sua empresa?
- O que ela tem para oferecer como legado?
- Quais são os pilares da organização?
Ao ter essas questões bem definidas, podemos enfim seguir para a próxima etapa e começar a colocar em prática a inteligência de mercado!
Macroambiente do mercado
Dando início a este processo é preciso analisar o macroambiente do mercado, isto é, tudo que diz respeito a fatores externos à organização e que estão distantes do controle do negócio.
Para isso, avalie:
- Fatores econômicos
- Políticos
- Culturais
- Tecnológicos etc.
Cabe ressaltar que, para a empresa o macroambiente representa oportunidades e ameaças para o negócio. Portanto, é de suma importância ter essa questão muito bem mapeada.
Microambiente do mercado
Assim como é importante analisar questões mais externas como vimos na etapa anterior, também é fundamental para desenvolver uma inteligência de mercado efetiva, observar e analisar o microambiente do mercado.
Ou seja, analisar os fatores próximos da empresa a fim de identificar as forças internas que fazem da organização um negócio positivo e impactam diretamente na sua capacidade competitiva.
Para isso, avalie os seguintes pontos:
- Fornecedores
- Concorrentes
- Prestadores de serviços
- Clientes
- Portfólio
- Política interna
- Entre outros
Trabalhe com indicadores de desempenho
No desenvolvimento do processo de inteligência de mercado do seu negócio, considere selecionar alguns indicadores de desempenho para lhe ajudar analisar de forma mais assertiva.
Estes indicadores, também conhecidos como KPI’s, serão de extrema importância para medir os resultados por meio da coleta de dados.
Além disso, vale destacar a necessidade de filtrar os dados que serão analisados. Afinal, não bastar ser um dado ou informação para ser relevante, estes, precisam estar conectados com o objetivo maior da organização.
Dessa forma, você irá evitar desperdício de tempo e garantirá que o excesso não seja um problema – Siga para a última etapa!
Planeje as ações
Para finalizar, vamos considerar que você já tenha feito o levantamento de todos os dados, já tenha analisado, observado todas as oportunidades do mercado, apurado todas as vulnerabilidades da sua organização e agora?
Agora, é hora de agir, colocar a mão na massa e fazer acontecer. Mas, até para este momento é preciso agir com estratégia.
Portanto, monte um plano de ações e leve em conta a gestão de recursos da sua empresa para não acabar afetando o seu bom funcionamento.
Por fim…
Este foi o nosso artigo de hoje “Inteligência de mercado: como fazer”, por mais que tenhamos abordado cada etapa deste processo de forma breve, espero que tenha servido como um guia e solucionado todas as suas dúvidas sobre o assunto.
No mais, obrigado pela sua atenção e caso queira conhecer melhor sobre o meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
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