A inteligência de mercado é essencial para posicionar o seu negócio de forma profissional no mercado, mas por onde começar? O que precisa feito? É justamente o que você verá no artigo de hoje. Faça uma ótima leitura!

Nos dias atuais, a de concordarmos que estar fora do mercado digital é a mesma coisa que não existir.

Vamos fazer um teste: Pesquise no Google, Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social de sua preferência, as palavras-chaves do seu nicho de atuação.

Pronto, estão aí todos os seus concorrentes que já se instalaram de forma estratégica e antecipada e hoje colhem os frutos desse investimento.

Mas, qual a ligação entre a inteligência de mercado e a atuação dos seus concorrentes no digital?

Ora, veja bem, a inteligência de mercado nada mais é que uma estratégia de marketing que consiste em coletar dados e informações, analisá-los e através dessa análise obter insights para aperfeiçoar o próprio negócio.

Portanto, fica claro a importância de se ter um endereço bem-posicionado e movimentado no digital.

Porém, a inteligência de mercado não se limita a observações rasas como a que demonstrei logo acima, ela vai muito além e para te ajudar a compreender a importância e o impacto desse processo desenvolvi este artigo.

Veja abaixo a pauta do nosso conteúdo de hoje:

  • O que é inteligência de mercado
  • Qual a importância de se aplicar a inteligência de mercado no seu negócio
  • Inteligência de mercado: Na prática
    • Inteligência de mercado e a identidade da marca
eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

O que é inteligência de mercado

A inteligência de mercado, basicamente, é uma estratégia de marketing composta por um conjunto de ações.

Inicia-se na coleta de dados e informações, passa pela análise e se concretiza na prática, isto é, na aplicação de novas medidas e estratégias que prometem levar o seu negócio para o topo de referência do mercado.

Dentre os dados e as informações coletadas por uma análise de inteligência de mercado estão os seguintes tópicos:

  • Mercado
  • Tendências
  • Concorrentes
  • Produtos
  • Vendas
  • Marketing

Agora, o exemplo citado na introdução do nosso texto ficou ainda mais claro, não é mesmo?

Contudo, veja que existem diversos outros tópicos que precisam ser analisados e levados em conta para o sucesso da operação.

Sei que parece um pouco confuso e complexo, entretanto saiba que o objetivo deste conteúdo é justamente te ajudar a desenvolver o processo de inteligência de mercado no seu negócio, mesmo que, de forma breve.

Antes de partirmos para a parte prática, vamos compreender um pouco melhor sobre a importância e o impacto deste processo? Siga para o próximo tópico.

Qual a importância de se aplicar a inteligência de mercado no seu negócio

Seja você dono de um ecommerce, infoprodutor, youtuber, prestador de serviço, isto é, seja qual for o nicho de atuação do seu negócio, não se pode esperar alcançar resultados satisfatórios operando no escuro.

E é exatamente nessa dor onde a inteligência de mercado atua, ela propõe trazer clareza para os próximos passos e ditar o caminho que deve ser seguido.

Além disso, este processo abrange desde agir de forma mais ágil, prevendo as movimentações do mercado, por exemplo, até identificação de oportunidades.

Portanto, é um processo de altíssima importância e pode fazer o seu negócio aumentar o faturamento de forma significativa.

Tudo bem, mas por onde começar? O que precisa ser feito?

Inteligência de mercado: Na prática

Tendo em vista que, este é um processo complexo e com diversas etapas, hoje, falaremos de forma breve sobre cada uma delas e como colocá-las em prática.

Então, certifique-se de ter um papel e uma caneta por perto, elimine as distrações e vamos ao que interessa!

Inteligência de mercado e a identidade da marca

Para construir bons resultados e extrair a melhor experiência possível deste processo, antes de tudo, é fundamental que tenha bem definido o posicionamento da marca frente ao público-alvo.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que a sua empresa precisa ter de forma bastante clara impressa em suas ações e colaboradores a sua missão, valores e visão. Nesse sentido, reflita:

  • Qual é a razão da existência da sua empresa?
  • O que ela tem para oferecer como legado?
  • Quais são os pilares da organização?

Ao ter essas questões bem definidas, podemos enfim seguir para a próxima etapa e começar a colocar em prática a inteligência de mercado!

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

Macroambiente do mercado

Dando início a este processo é preciso analisar o macroambiente do mercado, isto é, tudo que diz respeito a fatores externos à organização e que estão distantes do controle do negócio.

Para isso, avalie:

  • Fatores econômicos
  • Políticos
  • Culturais
  • Tecnológicos etc.

Cabe ressaltar que, para a empresa o macroambiente representa oportunidades e ameaças para o negócio. Portanto, é de suma importância ter essa questão muito bem mapeada.

Microambiente do mercado

Assim como é importante analisar questões mais externas como vimos na etapa anterior, também é fundamental para desenvolver uma inteligência de mercado efetiva, observar e analisar o microambiente do mercado.

Ou seja, analisar os fatores próximos da empresa a fim de identificar as forças internas que fazem da organização um negócio positivo e impactam diretamente na sua capacidade competitiva.

Para isso, avalie os seguintes pontos:

  • Fornecedores
  • Concorrentes
  • Prestadores de serviços
  • Clientes
  • Portfólio
  • Política interna
  • Entre outros

Trabalhe com indicadores de desempenho

No desenvolvimento do processo de inteligência de mercado do seu negócio, considere selecionar alguns indicadores de desempenho para lhe ajudar analisar de forma mais assertiva.

Estes indicadores, também conhecidos como KPI’s, serão de extrema importância para medir os resultados por meio da coleta de dados.

Além disso, vale destacar a necessidade de filtrar os dados que serão analisados. Afinal, não bastar ser um dado ou informação para ser relevante, estes, precisam estar conectados com o objetivo maior da organização.

Dessa forma, você irá evitar desperdício de tempo e garantirá que o excesso não seja um problema – Siga para a última etapa!

Planeje as ações

Para finalizar, vamos considerar que você já tenha feito o levantamento de todos os dados, já tenha analisado, observado todas as oportunidades do mercado, apurado todas as vulnerabilidades da sua organização e agora?

Agora, é hora de agir, colocar a mão na massa e fazer acontecer. Mas, até para este momento é preciso agir com estratégia.

Portanto, monte um plano de ações e leve em conta a gestão de recursos da sua empresa para não acabar afetando o seu bom funcionamento.

Por fim…

Este foi o nosso artigo de hoje “Inteligência de mercado: como fazer”, por mais que tenhamos abordado cada etapa deste processo de forma breve, espero que tenha servido como um guia e solucionado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

No mais, obrigado pela sua atenção e caso queira conhecer melhor sobre o meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Nossas
Avaliações

O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Tudo começa com uma Conversa

• enviar mensagem ao contador •

Enviar mensagem ao contador - Uma pessoa em frente ao computador com o celular em mãos, iniciando uma ligação ou mensagem para o contador

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…