Você acha que o seu negócio pode melhorar o desempenho nas vendas B2B? Sim? Então esse artigo é para você, hoje, falaremos sobre Vendas B2B: 5 estratégias para vender mais. Faça uma ótima leitura!

As vendas de empresas para empresas, isto é, B2B (Business-To-Business), ocupam uma importantíssima função dentro do mercado atual.

Para você ter uma ideia, segundo a Forrester Research em uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, somente no ano de 2017, os ecommerces B2B movimentaram mais de 880 bilhões de dólares.

Em um outro estudo, desenvolvido pela Grand View Research prevê que o mercado global de ecommerce B2B tenha um crescimento anual próximo a 20%, de 2022 até 2030.

Mas, essa boa fase não se limita somente aos ecommerces, é também uma ótima oportunidade para os outros segmentos que podem explorar do mercado B2B.

Logo, é hora de aproveitar e colocar em prática algumas estratégias de vendas com o objetivo de aumentar o faturamento e as oportunidades do seu negócio.

Me acompanhe até o próximo tópico para ver 5 estratégias para vender mais no mercado B2B!

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

Vendas B2B: 5 estratégias para vender mais

1 – Faça prospecções inteligentes

Para as empresas que estão inseridas no mercado B2B, prospectar clientes é um processo que requer mais atenção, planejamento e uma estratégia bem elaborada.

Isso porque, os produtos dessa categoria, geralmente, são produtos de valores mais altos e um ciclo de venda maior em comparação as empresas que vendem no mercado B2C.

Portanto, na hora de prospectar novos clientes não saia atirando no escuro na esperança de acertar um bom negócio.

Para isso, é fundamental que faça uma pesquisa dos empreendimentos que podem se beneficiar com as soluções que sua empresa oferece.

Leve em conta também questões como o potencial de recorrência, volume de vendas, nível de consciência etc.

Após, crie uma lista de leads e faça o primeiro contato.

Uma boa maneira de aumentar as chances de conversão é fazendo uma abordagem personalizada, consultiva e estratégica. Caso não haja retorno, faça mais de uma tentativa.

Dessa forma, você irá garantir que a prospecção de clientes seja mais assertiva.

2 – Conheça seu cliente ideal

O segundo ponto de atenção para aumentar as vendas de um negócio B2B é ter clareza sobre quem é o cliente ideal para a solução que sua empresa oferece.

Afinal, se você não sabe qual o perfil de cliente que está procurando, qualquer um irá servir, em outras palavras, a prospecção irá ficar muito mais difícil e pouco estratégica.

Sendo assim, é essencial que defina o perfil de cliente ideal!

Nesse sentido, faça uma análise de dados da empresa, desenvolva pesquisas e apure quais as características que os melhores clientes da sua empresa tem em comum, como:

  • Nicho de atuação;
  • Porte da empresa;
  • Quantidade de colaboradores;
  • Faturamento mensal;
  • Entre outros.

Feito isso, você terá em mãos dados que irão lhe auxiliar a definir o perfil de cliente ideal e onde encontrá-lo, o que irá aperfeiçoar o modelo de prospecção e deixar todo processo menos cansativo.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

3 – Elabore um plano de ação

Antes de começar a colocar em prática todas as estratégias é preciso elaborar um plano de ação. Mas, afinal o que é um plano de ação?

Um plano de ação, basicamente, é um documento que tem como objetivo planejar as ações que serão necessárias para atingir um certo objetivo, seja um resultado desejado ou a resolução de um problema.

Dessa forma, ao montar um plano de ação, você e sua equipe saberão quais ações devem ser tomadas – o que irá aumentar significativamente a produtividade, diminuir o ciclo de vendas e alavancar as chances de sucesso.

Lembre-se de levar em conta o porte da empresa e manter os pés no chão, é fundamental que elabore um plano de ação que seja condizente com o tamanho do negócio e com a disponibilidade de recursos.

4 – B2B é um negócio de médio prazo

Como já falamos diversas vezes no decorrer deste artigo, o ciclo de vendas de um negócio B2B costuma ser mais longo, devido a alguns fatores como a insegurança do cliente e múltiplos tomadores de decisões.

Portanto, foque no médio prazo!

Afinal, assim como em todo tipo de negociação, seja ela B2B ou B2C, é importante que respeite o tempo do cliente, isto é, não atropele etapas e foque na criação de uma relação sólida e duradoura.

Com esse objetivo, tenha no seu time vendedores capacitados e experientes, que entendam profundamente o segmento no qual vão atuar.

5 – Trabalhe o funil de vendas

Você entende o conceito de funil de vendas? Vou te explicar. O funil de vendas, basicamente, são as etapas que um potencial cliente passa até a conclusão da venda.

Funil-de-vendas-B2B

Como você pode ver na imagem acima, esse processo é representado por uma pirâmide invertida e em geral as etapas são divididas da seguinte forma:

  • TOPO: Aprendizado e descoberta do problema
  • MEIO: Reconhecimento da solução
  • FUNDO: Decisão e fechamento da negociação

Para desenvolver um funil de vendas para o seu negócio, iremos voltar no assunto da estratégia número 1 e 2 deste artigo: defina seu cliente ideal, desenvolva estratégias de captação e qualifique os Leads.

Feito isso, quando o potencial cliente chegar ao meio do funil, é o momento ideal para marcar uma reunião e tentar levá-lo ao momento de decisão de compra.

Vale a pena ressaltar mais uma vez que é essencial que não atropele as etapas e respeite o tempo do cliente, visando sempre o médio prazo. Isso porque, a agressividade nas vendas pode ser interpretada com más olhos.

Conclusão

Para concluir o nosso artigo de hoje “Vendas B2B: 5 estratégias para vender mais”, considere ter o acompanhamento de um contador experiente que possa lhe auxiliar nas tomadas de decisões e na gestão de recursos do seu negócio.

O que, sem dúvida, será essencial para montar um plano de ação estratégico e condizente com a situação atual da empresa.

No mais, espero que essas estratégias traga bons frutos e resulte em novas oportunidades para você, e caso queira conhecer melhor sobre o meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

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O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Tudo começa com uma Conversa

• enviar mensagem ao contador •

Enviar mensagem ao contador - Uma pessoa em frente ao computador com o celular em mãos, iniciando uma ligação ou mensagem para o contador

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…