Omissão de receita é uma prática ilegal com graves efeitos para as empresas, esse processo ocorre quando uma empresa não declara todos os seus rendimentos à Receita Federal, ou, os declara em valores inferiores aos que realmente obteve.

Isso geralmente é feito com o objetivo de sonegar o pagamento de impostos.

Caracteriza omissão de receita ou de rendimentos, inclusive ganhos de capital, a falta de emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, feitas no momento da efetivação das operações de venda de mercadorias, prestação de serviços, operações de alienação de bens móveis, locação de bens móveis e imóveis ou quaisquer outras transações realizadas com bens ou serviços, bem como a sua emissão com valor inferior ao da operação.

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

Como o fisco pode identificar a omissão de receitas

A omissão de receita pode ser cometida por meio de várias táticas, como a manipulação de registros contábeis, a não emissão de notas fiscais e subfaturamento de vendas.

O fisco já possui ferramentas necessárias para identificá-las e novas implementações estão em andamento, inclusive as relacionadas às operações com cartão de crédito/débito, PIX e transferências.

Dentre elas, relacionamos algumas:

Saldos em conta corrente e investimentos

De acordo com o regulamento do imposto de renda, caracterizam-se também como omissão de receita ou de rendimentos os depósitos bancários em conta corrente e de investimentos de pessoa física ou jurídica, não registrados na contabilidade das empresas e quando não comprovada a origem dos recursos nas operações pela pessoa física.

Leia também: Como declarar ganhos apostas no Imposto de Renda

Passivo fictício das empresas

Passivo fictício significa a existência no passivo de obrigações já pagas ou de obrigações cuja origem não seja comprovada.

As obrigações já liquidadas, mas que constam no passivo circulante da pessoa jurídica geram a presunção de omissão de receita, em outras palavras, falta de registro contábil dos pagamentos efetuados pela pessoa jurídica, assim como a manutenção de obrigações cuja origem não seja comprovada, caracterizam também como omissão de receitas.

Ocorre com maior frequência na conta “fornecedores”, como por exemplo: no balanço a conta “fornecedores” apresenta um saldo de R$ 90.000,00 e a composição real da conta relacionada credores totaliza R$ 70.000,00, a diferença poderá constituir um passivo fictício, caracterizando omissão de receita.

Aquisição de bens, pagamento de despesas e serviços

Os pagamentos de valores de compra de bens e de despesas, com a utilização de recursos financeiros de origem não comprovada, autorizam a presunção de que tais recursos sejam provenientes de anterior omissão de receitas.

Caracteriza-se como omissão de receitas a falta de registro de aquisição de bens do ativo imobilizado, ou o registro do bem por valor inferior ao efetivamente pago.

Integralização não comprovada de capital social

A ausência de comprovação, quer da origem dos recursos utilizados para integralização de capital, quer da efetividade da entrega desses valores à empresa, evidencia desvio de receitas da contabilidade.

Os sócios devem demonstrar a efetiva transferência das disponibilidades particulares para o patrimônio da pessoa jurídica, assim como a origem dessas disponibilidades.

Prática de preços diferenciados

A prática de preços diferenciados pode ser evidenciada através da diferença substancial entre os preços faturados para clientes e períodos específicos.

Os preços praticados nas vendas aos demais para faturamento de uma mercadoria em datas coincidentes ou próximas autoriza a convicção da existência de subfaturamento e, por consequência, de omissão de receita, quando as vendas a preços mais baixos forem feitas em desacordo com as condições de mercado.

Veja Tudo o que você precisa saber sobre a Declaração do Imposto de Renda

Quais são as sanções legais aplicadas às empresas que adotam a prática de omissão de receitas

Desde de 1º de janeiro de 1996, quando verificada a omissão de receita, a autoridade tributária determinará o valor do imposto e do adicional a serem lançados de acordo com o regime de tributação da pessoa jurídica no período a que corresponder a omissão.

No caso de pessoa jurídica com atividades diversificadas tributadas com base no lucro presumido ou arbitrado, não sendo possível a identificação da atividade a que se refere à receita omitida, esta será adicionada àquela a que corresponder o percentual mais elevado.

No caso das Microempresas e à empresa de pequeno porte aplica-se todas as presunções de omissão de receita existentes na legislação do imposto, desde que apurados com base no livro e documentos a que estiverem obrigadas estas pessoas jurídicas.

As sanções legais para as empresas que omitem receitas no Brasil variam de acordo com a gravidade da infração e podem incluir:

Multas

As empresas podem ser multadas pelo valor da renda omitida, com uma taxa mínima de 75% e até 300% do montante da renda omitida.

Penalidades administrativas

As empresas podem ser penalizadas com a suspensão ou cancelamento de sua inscrição no cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ) ou no cadastro de contribuintes estaduais, o que impede a realização de operações comerciais.

Penalidades administrativas

No caso de impostos classificados como “apropriação indébita”, as empresas e seus responsáveis ​​podem ser processados ​​criminalmente e, caso condenados, poderão sofrer penas privativas de liberdade.

Ação de execução fiscal

A Fazenda Nacional pode cobrar judicialmente as dívidas fiscais, incluindo os juros e multas, devidas pela empresa.

É importante notar que a omissão de receita pode ser considerada uma infração grave e pode trazer consequências fiscais e financeiras para as empresas e seus responsáveis.

PAPEL-DO-CONTADOR-A-prática-ilegal-da-omissão-de-receita-pelas-empresas-e-seus-efeitos.

Qual o papel do contador ao instruir as empresas

O contador tem um papel fundamental na orientação de uma empresa para evitar a omissão de receita e pode fazer isso de várias maneiras, como:

Fornecendo orientações claras sobre as leis fiscais e regulamentos pertinentes

O contador deve estar familiarizado com as leis fiscais locais e nacionais e deve informar a empresa sobre quais informações devem ser declaradas e como.

Monitorando o registro contábil

O profissional responsável deve verificar regularmente os registros contábeis da empresa para garantir que todas as receitas estejam sendo contabilizadas corretamente.

Orientando os funcionários

O escritório de contabilidade pode também orientar os funcionários da empresa sobre como evitar a omissão de receita, incluindo a importância de emissão de notas fiscais e manutenção de registros precisos.

Revisar periodicamente as declarações fiscais

Ao revisar as declarações fiscais da empresa antes de serem enviadas irá garantir que todas as receitas estejam corretamente declaradas.

Aconselhando para evitar situações de risco

Além de todos os pontos citados acima, o contador pode também aconselhar a empresa em relação a estratégias e práticas que podem colocá-la em risco de omissão de receita.

É importante que o contador mantenha uma comunicação constante com a empresa, a fim de garantir que ela esteja sempre ciente das leis fiscais e regulamentares correspondentes e siga-as corretamente.

Leia agora: Mudei de emprego – Como declarar no Imposto de Renda?

Por fim

A omissão de receita é considerada uma forma de sonegação fiscal e pode resultar em sanções fiscais diversas, incluindo multas e até mesmo a prisão.

Além disso, prejudica a economia de um país, ao impedir que o governo tenha recursos suficientes para investir em saúde, educação e infraestrutura.

A omissão de rendimentos pode levar à perda de direitos, como o direito a créditos fiscais, e ao aumento da possibilidade de fiscalização.

É importante que os gestores compreendam que o valor dos impostos não é um custo para o negócio, pois, quem os paga efetivamente são os consumidores. Os impostos devem compor a precificação de produtos e serviços.

Declarar corretamente suas vendas não apenas é certo do ponto de vista ético, mas também pode evitar problemas fiscais e financeiros a qualquer tempo.

Nossas
Avaliações

O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Enviar Mensagem ao Contador

Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…