Você já se perguntou como fidelizar a sua clientela? Como aproximar o seu público da sua marca? Como fazer com que os consumidores ofereçam feedbacks que ajudem na construção da empresa? Pois é, muitos deles estão dispostos a colaborar e compartilhar os seus pensamentos com você, porém, é preciso dar espaço para isso e demonstrar a eles que os seus desejos e suas reclamações estão sendo ouvidas. Entenda: Como criar um ciclo de feedback do cliente. Faça uma ótima leitura!
Vamos começar por entender o que é um ciclo de feedback do cliente: Basicamente é um processo simples e direto, e como o próprio nome já diz, cíclico.
Este processo é constituído pelas seguintes etapas:
1 – Coletar comentários de desejos e reclamações
2 – Analisar a veracidade e os dados desses comentários
3 – Aplicação de soluções ou otimizações
4 – Relacionamento com o cliente
Este ciclo de feedback com o cliente, nada mais é que, uma estratégia de relacionamento que tem como objetivo melhorar a experiência dos consumidores e fazer com que eles se sintam parte da construção e da evolução da empresa.
Agora, vamos entender um pouco melhor sobre cada item citado anteriormente para compreender de fato como construir um ciclo de feedback do cliente.
Como criar um ciclo de feedback do cliente em 4 passos
1 – Coletar comentários de desejos e reclamações
É um fato que, não é possível dar início ao processo de feedback, sem coletar o feedback, isto é, os comentários de desejos e reclamações dos clientes.
Para isso, não é preciso reinventar a roda, apenas use as opções que já são utilizadas no mercado com sucesso, como:
- Monitoramento de redes sociais
- Chatbots
- Avaliações online
- Pesquisa com clientes
Como criar uma pesquisa para coletar o feedback do cliente?
- 1 – Elabore perguntas que sejam objetivas e que possibilite capturar com determinada precisão as dores e desejos do seu público-alvo.
- 2 – Seja o mais breve possível. Portanto, evite um questionário que ultrapasse de 10 perguntas.
- 3 – Para aumentar a taxa de respostas, você pode oferecer um desconto exclusivo ou cupom aos clientes que participarem.
- 4 – Ao final da pesquisa, faça uma pergunta aberta e dê espaço para que o cliente tenha voz livre para dizer o que bem entender e achar relevante.
2 – Analisar a veracidade e os dados desses comentários
Após fazer a coleta de feedbacks dos seus clientes, é hora de analisá-los! Assim, será possível criar um plano de ação para solucionar ou otimizar os setores deficientes da sua empresa.
Ao analisar os comentários e feedbacks referente aos produtos e/ou serviços prestados pelo negócio, provavelmente, você irá começar a encontrar padrões. Ou seja, você irá detectar que os clientes costumam destacar os mesmos problemas ou críticas.
Como sabemos, muitas das vezes não é possível solucionar todas as frentes de uma vez só. Então, utilize os padrões de reclamação para criar um plano de ação que considere os pontos mais citados como prioridade no processo.
3 – Aplicação de soluções ou otimizações
De nada vale todo esse processo, se na hora de colocar em prática a empresa se ausenta. Portanto, AGORA É HORA DE AGIR!
Como foi dito na etapa anterior: Um bom ponto de partida é levar em conta a quantidade de pessoas que destacaram o mesmo ponto.
Seguindo uma linha de prioridade que se baseie nas dores em comum dos seus consumidores, logo no início do processo já será possível satisfazer e apresentar sintomas de mudanças para uma gama maior de clientes.
Após aplicar essas mudanças…
Que lembrando: possuem como objetivo melhorar a experiência do consumidor. É imprescindível que fique atento e peça novos feedbacks para a solução ou melhoria aplicada. Assim, você irá desenvolver um ciclo saudável e garantirá que as novas implementações estão sendo positivas para a comunidade.
4 – Relacionamento com o cliente
Nessa etapa de finalização de um ciclo, é fundamental que apresente aos clientes as soluções e melhorias que foram implementadas na empresa.
Isso porque, é uma ótima maneira de demonstrar aos participantes que seus feedbacks são relevantes para a empresa e que eles fazem parte da construção.
Além disso, você pode perguntar para os clientes que deixaram comentários negativos, se estariam dispostos a atualizá-los, já que houve mudanças para que estes problemas não ocorram mais.
Por fim…
Você pôde notar a importância da captação de feedback dos seus clientes na evolução do negócio, na melhoria de experiência do consumidor e na construção de um relacionamento saudável com o cliente.
Nunca se esqueça que: o seu cliente sabe mais sobre o seu produto e/ou serviço que você mesmo. Portanto, ao desenvolver esse processo cíclico de retorno, você poderá usar todo este conhecimento e ponto de vista a favor do seu negócio.
No mais, este foi o artigo de hoje “Como construir um ciclo de feedback do cliente”. Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.
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