Você já se perguntou como fidelizar a sua clientela? Como aproximar o seu público da sua marca? Como fazer com que os consumidores ofereçam feedbacks que ajudem na construção da empresa? Pois é, muitos deles estão dispostos a colaborar e compartilhar os seus pensamentos com você, porém, é preciso dar espaço para isso e demonstrar a eles que os seus desejos e suas reclamações estão sendo ouvidas. Entenda: Como criar um ciclo de feedback do cliente. Faça uma ótima leitura!

Vamos começar por entender o que é um ciclo de feedback do cliente: Basicamente é um processo simples e direto, e como o próprio nome já diz, cíclico.

Este processo é constituído pelas seguintes etapas:

1 – Coletar comentários de desejos e reclamações

2 – Analisar a veracidade e os dados desses comentários

3 – Aplicação de soluções ou otimizações

4 – Relacionamento com o cliente

Este ciclo de feedback com o cliente, nada mais é que, uma estratégia de relacionamento que tem como objetivo melhorar a experiência dos consumidores e fazer com que eles se sintam parte da construção e da evolução da empresa.

Agora, vamos entender um pouco melhor sobre cada item citado anteriormente para compreender de fato como construir um ciclo de feedback do cliente.

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

Como criar um ciclo de feedback do cliente em 4 passos

1 – Coletar comentários de desejos e reclamações

É um fato que, não é possível dar início ao processo de feedback, sem coletar o feedback, isto é, os comentários de desejos e reclamações dos clientes.

Para isso, não é preciso reinventar a roda, apenas use as opções que já são utilizadas no mercado com sucesso, como:

  • Monitoramento de redes sociais
  • Chatbots
  • Avaliações online
  • Pesquisa com clientes
Como criar uma pesquisa para coletar o feedback do cliente?
  • 1 – Elabore perguntas que sejam objetivas e que possibilite capturar com determinada precisão as dores e desejos do seu público-alvo.
  • 2 – Seja o mais breve possível. Portanto, evite um questionário que ultrapasse de 10 perguntas.
  • 3 – Para aumentar a taxa de respostas, você pode oferecer um desconto exclusivo ou cupom aos clientes que participarem.
  • 4 – Ao final da pesquisa, faça uma pergunta aberta e dê espaço para que o cliente tenha voz livre para dizer o que bem entender e achar relevante.

2 – Analisar a veracidade e os dados desses comentários

Após fazer a coleta de feedbacks dos seus clientes, é hora de analisá-los! Assim, será possível criar um plano de ação para solucionar ou otimizar os setores deficientes da sua empresa.

Ao analisar os comentários e feedbacks referente aos produtos e/ou serviços prestados pelo negócio, provavelmente, você irá começar a encontrar padrões. Ou seja, você irá detectar que os clientes costumam destacar os mesmos problemas ou críticas.

Como sabemos, muitas das vezes não é possível solucionar todas as frentes de uma vez só. Então, utilize os padrões de reclamação para criar um plano de ação que considere os pontos mais citados como prioridade no processo.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

3 – Aplicação de soluções ou otimizações

De nada vale todo esse processo, se na hora de colocar em prática a empresa se ausenta. Portanto, AGORA É HORA DE AGIR!

Como foi dito na etapa anterior: Um bom ponto de partida é levar em conta a quantidade de pessoas que destacaram o mesmo ponto.

Seguindo uma linha de prioridade que se baseie nas dores em comum dos seus consumidores, logo no início do processo já será possível satisfazer e apresentar sintomas de mudanças para uma gama maior de clientes.

Após aplicar essas mudanças…

Que lembrando: possuem como objetivo melhorar a experiência do consumidor. É imprescindível que fique atento e peça novos feedbacks para a solução ou melhoria aplicada. Assim, você irá desenvolver um ciclo saudável e garantirá que as novas implementações estão sendo positivas para a comunidade.

4 – Relacionamento com o cliente

Nessa etapa de finalização de um ciclo, é fundamental que apresente aos clientes as soluções e melhorias que foram implementadas na empresa.

Isso porque, é uma ótima maneira de demonstrar aos participantes que seus feedbacks são relevantes para a empresa e que eles fazem parte da construção.

Além disso, você pode perguntar para os clientes que deixaram comentários negativos, se estariam dispostos a atualizá-los, já que houve mudanças para que estes problemas não ocorram mais.

Por fim…

Você pôde notar a importância da captação de feedback dos seus clientes na evolução do negócio, na melhoria de experiência do consumidor e na construção de um relacionamento saudável com o cliente.

Nunca se esqueça que: o seu cliente sabe mais sobre o seu produto e/ou serviço que você mesmo. Portanto, ao desenvolver esse processo cíclico de retorno, você poderá usar todo este conhecimento e ponto de vista a favor do seu negócio.

No mais, este foi o artigo de hoje “Como construir um ciclo de feedback do cliente”. Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

Para conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

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Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…