7 estratégias de gestão para ecommerces: Entenda como gerenciar melhor o seu negócio online e torna-lo mais lucrativo. Faça uma ótima leitura.

O ecommerce nos últimos tempos se tornou um dos modelos de negócio mais rentáveis e interessante para os empreendedores.

E não é para menos, ter uma loja online oferece diversas vantagens, como o baixo custo em comparação a outros tipos de negócio, extensão de possibilidades de nicho e o acesso fácil a potenciais clientes.

Mas, não basta apenas encontrar uma boa plataforma, abrir sua loja virtual, cadastrar os produtos e esperar a mágica acontecer.

É necessário assim como em todo empreendimento, estabelecer metas, criar estratégias, gerir o estoque, cuidar da saúde financeira e ter muita dedicação.

Ao ter esses cuidados, será possível oferecer uma boa experiência aos consumidores e se estabilizar como um negócio lucrativo – Siga para o próximo.

Gestão de ecommerce

A gestão de ecommerce é uma tarefa que compreende diversas etapas e áreas do negócio. Basicamente, é como administrar uma empresa comum, portanto, é necessário cuidar das finanças, estoque, logística, marketing e estar em dia com as questões fiscais.

Dessa forma, você garante o bom funcionamento do empreendimento e o mantém dentro da legislação.

Quer saber por onde começar? Para te ajudar nessa missão separei 7 estratégias essenciais para gerenciar o seu ecommerce do jeito certo. Veja:

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

7 Estratégias de gestão para ecommerces

1 – Tenha fornecedores confiáveis

Fazer o gerenciamento de fornecedores confiáveis é parte fundamental para a sobrevivência e crescimento de um ecommerce. Não importa se você precisa de matérias primas para gerar o seu produto final ou se faz a compra para revenda, algum tipo de serviço ou mercadoria precisa ser adquirida.

Por isso, foque primeiro em encontrar fornecedores que cumprem prazos e possuem bons preços. Assim, você garante não ficar na mão e atender toda demanda.

Vale ressaltar que, é importante estar sempre atualizado. Ou seja, realize novas pesquisas a fim de detectar novas oportunidades com fornecedores que oferecem preços mais competitivos e consigam entregar dentro do período estabelecido.

2 – Faça um bom controle de estoque

Ter um controle de estoque eficiente é importante para assegurar a disponibilidade da quantidade certa de produtos disponíveis no negócio, de forma a atender toda demanda, evitar perda por conta da validade dos itens ou a desvalorização por se tornarem ultrapassados.

Portanto, se informe sobre o assunto e desenvolva um controle de estoque estratégico e eficiente para o seu negócio.

3 – Se atente a gestão das finanças

Cuidar da saúde financeira do seu negócio é um dos principais pilares para criar um ciclo saudável de crescimento na organização. Para isso, é preciso:

  • Monitorar o fluxo de caixa;
  • Manter um capital de giro;
  • Avaliar margem de lucro;
  • Ter controle sobre o número de vendas;
  • Entre outros fatores.

Ao desenvolver uma boa gestão das finanças do seu negócio, além de ter acesso a diversos dados que servirão como um autoconhecimento empresarial, você poderá também tomar decisões mais qualificadas e embasadas.

Sendo assim, o direcionamento de recursos será mais adequado, assim como a aplicação de estratégias que serão mais efetivas para o desenvolvimento da empresa.

4 – Encontre os canais de vendas que o seu público frequenta

Entender o seu público e as áreas da internet que ele mais frequente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Dado que, existem diversos canais de vendas que podem ser explorados pelos empreendedores como marketplaces, lojas próprias (online), WhatsApp, e-mail entre muitos outros.

Portanto, ter bem definido os pontos de venda e compreender os hábitos de compra dos seus potenciais clientes irá facilitar no desenvolvimento de estratégias e consequentemente no alcance das metas do negócio.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

5 – Elabore uma estratégia de marketing

Sabemos que a concorrência na web é gigante e igualmente intensa – ou seja, é preciso estar preparado para atrair a atenção dos consumidores.

Logo, elaborar um plano de divulgação do seu ecommerce é fundamental para dar maior visibilidade e fazer com que os consumidores a encontre.

Para divulgar a sua loja virtual, você pode:

  • criar um blog e investir em Marketing de Conteúdo;
  • otimizar o blog e o ecommerce com parâmetros de SEO;
  • Criar campanhas de divulgação no Google Ads;
  • Ter páginas de comunicação em redes sociais como Facebook e Instagram.

Tudo isso, além de aumentar as vendas irá refletir na credibilidade da sua loja. Afinal, de fato é preciso que seja confiável, mas na internet é fundamental que pareça confiável.

6 – Tenha uma boa logística de entrega

Comece pequeno, mas aja como os grandes. E eles já sabem que oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores é fator crucial para que exista recorrência e confiança.

Com esse objetivo, escolher uma transportadora adequada é de altíssima importância, pois garante a integridade das mercadorias. Além disso, escolher um parceiro que conclua as entregas dentro do prazo de forma rápida é também um fator que deve ser levado em conta.

Dessa forma, construir uma logística de entrega que garanta que o produto chegue ao consumidor final de forma rápida e segura, é sem dúvida, uma ótima estratégia para aplicar ao seu ecommerce e apresentar ao público como um de seus diferenciais.

7 – Otimize os processos com tecnologia

Ter um negócio online e gerenciá-lo no papel, não faz muito sentido, certo? Mesmo porque, os clientes querem o produto de forma prática e rápida, fornecedores querem ser pagos o quanto antes e você quer gerenciar da forma mais eficiente para que não acabe se perdendo em meio a tantos dados e informações.

Para isso, é possível modernizar a gestão do seu ecommerce com as plataformas de gestão integrada, conhecidas como ERP’s.

Ao ter esse sistema integrado ao seu negócio você poderá:

  • Gerir o estoque;
  • Automatizar as vendas;
  • Emitir notas fiscais;
  • Integrar com marketplaces;
  • Gerir as finanças;
  • Gerir o desempenho do time;
  • Entre outras funcionalidades;

Entenda melhor sobre essas plataformas: O que é e como funciona o ERP

Por fim…

Aqui, em nosso artigo “7 estratégias de gestão para ecommerces”, abordamos somente sobre a superfície da gestão de um negócio. Nos próximos conteúdos iremos nos aprofundar e compreender melhor sobre as etapas e as estratégias que podem e precisam ser integradas para o crescimento do seu ecommerce.

Vale ressaltar que, nenhum dos pontos citados anteriormente eliminam a necessidade de se ter o acompanhamento de um escritório contábil especializado na área.

Portanto, caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

Você está lendo: 7 estratégias de gestão para ecommerces

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Tudo começa com uma Conversa

• enviar mensagem ao contador •

Enviar mensagem ao contador - Uma pessoa em frente ao computador com o celular em mãos, iniciando uma ligação ou mensagem para o contador

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…