7 estratégias de gestão para ecommerces: Entenda como gerenciar melhor o seu negócio online e torna-lo mais lucrativo. Faça uma ótima leitura.
O ecommerce nos últimos tempos se tornou um dos modelos de negócio mais rentáveis e interessante para os empreendedores.
E não é para menos, ter uma loja online oferece diversas vantagens, como o baixo custo em comparação a outros tipos de negócio, extensão de possibilidades de nicho e o acesso fácil a potenciais clientes.
Mas, não basta apenas encontrar uma boa plataforma, abrir sua loja virtual, cadastrar os produtos e esperar a mágica acontecer.
É necessário assim como em todo empreendimento, estabelecer metas, criar estratégias, gerir o estoque, cuidar da saúde financeira e ter muita dedicação.
Ao ter esses cuidados, será possível oferecer uma boa experiência aos consumidores e se estabilizar como um negócio lucrativo – Siga para o próximo.
Gestão de ecommerce
A gestão de ecommerce é uma tarefa que compreende diversas etapas e áreas do negócio. Basicamente, é como administrar uma empresa comum, portanto, é necessário cuidar das finanças, estoque, logística, marketing e estar em dia com as questões fiscais.
Dessa forma, você garante o bom funcionamento do empreendimento e o mantém dentro da legislação.
Quer saber por onde começar? Para te ajudar nessa missão separei 7 estratégias essenciais para gerenciar o seu ecommerce do jeito certo. Veja:
7 Estratégias de gestão para ecommerces
1 – Tenha fornecedores confiáveis
Fazer o gerenciamento de fornecedores confiáveis é parte fundamental para a sobrevivência e crescimento de um ecommerce. Não importa se você precisa de matérias primas para gerar o seu produto final ou se faz a compra para revenda, algum tipo de serviço ou mercadoria precisa ser adquirida.
Por isso, foque primeiro em encontrar fornecedores que cumprem prazos e possuem bons preços. Assim, você garante não ficar na mão e atender toda demanda.
Vale ressaltar que, é importante estar sempre atualizado. Ou seja, realize novas pesquisas a fim de detectar novas oportunidades com fornecedores que oferecem preços mais competitivos e consigam entregar dentro do período estabelecido.
2 – Faça um bom controle de estoque
Ter um controle de estoque eficiente é importante para assegurar a disponibilidade da quantidade certa de produtos disponíveis no negócio, de forma a atender toda demanda, evitar perda por conta da validade dos itens ou a desvalorização por se tornarem ultrapassados.
Portanto, se informe sobre o assunto e desenvolva um controle de estoque estratégico e eficiente para o seu negócio.
3 – Se atente a gestão das finanças
Cuidar da saúde financeira do seu negócio é um dos principais pilares para criar um ciclo saudável de crescimento na organização. Para isso, é preciso:
- Monitorar o fluxo de caixa;
- Manter um capital de giro;
- Avaliar margem de lucro;
- Ter controle sobre o número de vendas;
- Entre outros fatores.
Ao desenvolver uma boa gestão das finanças do seu negócio, além de ter acesso a diversos dados que servirão como um autoconhecimento empresarial, você poderá também tomar decisões mais qualificadas e embasadas.
Sendo assim, o direcionamento de recursos será mais adequado, assim como a aplicação de estratégias que serão mais efetivas para o desenvolvimento da empresa.
4 – Encontre os canais de vendas que o seu público frequenta
Entender o seu público e as áreas da internet que ele mais frequente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Dado que, existem diversos canais de vendas que podem ser explorados pelos empreendedores como marketplaces, lojas próprias (online), WhatsApp, e-mail entre muitos outros.
Portanto, ter bem definido os pontos de venda e compreender os hábitos de compra dos seus potenciais clientes irá facilitar no desenvolvimento de estratégias e consequentemente no alcance das metas do negócio.
5 – Elabore uma estratégia de marketing
Sabemos que a concorrência na web é gigante e igualmente intensa – ou seja, é preciso estar preparado para atrair a atenção dos consumidores.
Logo, elaborar um plano de divulgação do seu ecommerce é fundamental para dar maior visibilidade e fazer com que os consumidores a encontre.
Para divulgar a sua loja virtual, você pode:
- criar um blog e investir em Marketing de Conteúdo;
- otimizar o blog e o ecommerce com parâmetros de SEO;
- Criar campanhas de divulgação no Google Ads;
- Ter páginas de comunicação em redes sociais como Facebook e Instagram.
Tudo isso, além de aumentar as vendas irá refletir na credibilidade da sua loja. Afinal, de fato é preciso que seja confiável, mas na internet é fundamental que pareça confiável.
6 – Tenha uma boa logística de entrega
Comece pequeno, mas aja como os grandes. E eles já sabem que oferecer uma boa experiência de compra aos consumidores é fator crucial para que exista recorrência e confiança.
Com esse objetivo, escolher uma transportadora adequada é de altíssima importância, pois garante a integridade das mercadorias. Além disso, escolher um parceiro que conclua as entregas dentro do prazo de forma rápida é também um fator que deve ser levado em conta.
Dessa forma, construir uma logística de entrega que garanta que o produto chegue ao consumidor final de forma rápida e segura, é sem dúvida, uma ótima estratégia para aplicar ao seu ecommerce e apresentar ao público como um de seus diferenciais.
7 – Otimize os processos com tecnologia
Ter um negócio online e gerenciá-lo no papel, não faz muito sentido, certo? Mesmo porque, os clientes querem o produto de forma prática e rápida, fornecedores querem ser pagos o quanto antes e você quer gerenciar da forma mais eficiente para que não acabe se perdendo em meio a tantos dados e informações.
Para isso, é possível modernizar a gestão do seu ecommerce com as plataformas de gestão integrada, conhecidas como ERP’s.
Ao ter esse sistema integrado ao seu negócio você poderá:
- Gerir o estoque;
- Automatizar as vendas;
- Emitir notas fiscais;
- Integrar com marketplaces;
- Gerir as finanças;
- Gerir o desempenho do time;
- Entre outras funcionalidades;
Entenda melhor sobre essas plataformas: O que é e como funciona o ERP
Por fim…
Aqui, em nosso artigo “7 estratégias de gestão para ecommerces”, abordamos somente sobre a superfície da gestão de um negócio. Nos próximos conteúdos iremos nos aprofundar e compreender melhor sobre as etapas e as estratégias que podem e precisam ser integradas para o crescimento do seu ecommerce.
Vale ressaltar que, nenhum dos pontos citados anteriormente eliminam a necessidade de se ter o acompanhamento de um escritório contábil especializado na área.
Portanto, caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.
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