Planejamento e estabelecimento de metas: Comece a planejar o futuro do seu negócio através de um passo a passo simples e completo. Faça uma ótima leitura.

O estabelecimento de metas acompanhado de um planejamento estratégico são fatores primordiais para o crescimento e desenvolvimento de toda e qualquer organização.

Afinal, é preciso saber onde se quer chegar, o que precisa ser feito e qual o caminho que deve ser traçado para que o empresário enfim possa alcançar seus objetivos.

Esses objetivos, precisam ser construídos baseados nas necessidades reais da empresa com uma definição clara de conclusão: a curto, médio ou longo prazo. Só assim, será possível mensurar as conquistas e derrotas e se planejar para o próximo ciclo.

E com a chegada do final do ano, estamos próximos do encerramento do ciclo anual de metas e da criação dos novos objetivos que serão o norte do empreendimento nos próximos 12 meses.

Portanto, para te ajudar nessa tarefa desenvolvi esse artigo onde irei te apresentar a importância desse processo, por onde começar e um passo a passo completo que servirá como um guia no desenvolvimento das novas metas da sua empresa.

Siga para o próximo tópico e tenha uma ótima leitura.

A importância do estabelecimento de metas

Como já foi dito acima, esse processo de estabelecimento de metas é fundamental para empresa se planejar e pontuar as estratégias mais adequadas para o seu crescimento.

Ao desempenhar tal tarefa, analise a situação atual da empresa da forma mais realista possível, projetando um cenário otimista e não deixando de considerar as baixas que de fato irão ocorrer no decorrer da caminhada.

Assim, a empresa desenvolve um ciclo de desenvolvimento saudável e o crescimento se torna questão de tempo.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

Planejamento e estabelecimento de metas: passo a passo

Elaborar as metas do seu negócio de maneira objetiva, com ações concretas, prazos e números a serem alcançados pode parecer complicado, mas é mais simples do que parece.

Siga em frente e entenda por onde começar:

1 – Defina a situação atual da empresa

Antes de tudo, é preciso parar e analisar a situação atual do seu negócio. Assim, você poderá sinalizar de forma mais precisa quais são os pontos positivos e negativos da organização, ou seja, será possível identificar todos os setores que precisam e podem ser melhorados.

Portanto, é preciso fugir dos objetivos comuns:

  • Nesse próximo ano precisamos lucrar mais
  • Nesse próximo ano precisamos diminuir os custos
  • Nesse próximo ano precisamos crescer.

Como você pode ver, fica uma meta vaga, sem uma linha de ação estratégica bem definida e nem mesmo um ponto de chegada.

Para identificar e pontuar os setores que precisam ser aperfeiçoados, responda:

  1. Em algum momento você percebeu que alguns clientes habituais deixaram de comprar ou reduziram a reincidência de compras?
  1. Existiu momentos em que sua empresa ficou sem caixa para arcar com os compromissos?
  2. Novos concorrentes atrapalharam suas vendas (físicos ou digitais)?
  3. Houve perda de pedidos pela impossibilidade de produção ou ausência de estoques, seja pelo volume ou qualidade demandada? Com qual frequência?
  4. Ao longo do ano você teve que fazer promoção para queimar estoque parado na empresa?
  5. Você ou seus funcionários tiveram que dedicar muito tempo a cobrança de inadimplentes?

Ao responder esse questionário, você terá em mãos, objetivos mais específicos, problemas que precisam ser resolvidos e que trarão no curto, médio ou longo prazo resultados que irão impactar positivamente na empresa como um todo.

2 – Detalhe os objetivos

Agora, é hora de destrinchar as metas. Afinal, apenas indicar o ponto de chegada não é o suficiente.

Para que fique mais fácil vamos usar um exemplo prático:

A empresa precisa aumentar a fidelização de clientes.

Definir dessa forma acaba deixando muito vago e não é possível ver uma direção clara sobre o que deve ser feito. Sendo assim, defina o objetivo, o tempo para a conclusão e as ações que devem ser tomadas para alcançá-lo. Ou seja:

A empresa precisa aumentar em 40% a fidelização de clientes dentro dos próximos seis meses. Para isso, investiremos em mais estratégias de marketing, comunicação e programas de fidelidade.

Certamente, a meta se torna mais clara e os passos a serem tomados mais precisos.

3 – Crie metas alcançáveis

Embora o desejo de crescimento repentino seja uma constante entre as empresas e ter metas ambiciosas seja necessário para impulsionar o desenvolvimento, é preciso considerar também os recursos disponíveis para o alcance das metas.

Dessa forma, procure estabelecer metas realistas, que sejam desafiadoras, mas que podem ser alcançadas.

Isso porque, metas desconectadas da realidade da empresa só irá desanimar todos os envolvidos e acabar desestimulando o desenvolvimento.

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

4 – Delegue a função de cada setor

Nas pequenas e médias empresas, é comum o empresário definir as metas, reconhecer o que deve ser feito e lotar a sua própria agenda para suprir todas as demandas necessárias para o crescimento da organização.

Porém, isso é prejudicial tanto para saúde do empreendedor, quanto para a empresa. Sabendo disso, é de extrema importância que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre as novas metas do empreendimento e sobre o que deve ser feito pelo seu departamento.

Assim, além do colaborador reconhecer a sua importância, ele passa compreender o objetivo final de suas ações, o que irá estimular e dar sentido para todo esforço.

5 – Faça revisões no planejamento inicial

Manter o dinamismo no alcance das metas é uma prática inteligente e irá manter a empresa viva e capaz de se adaptar as alterações de cenário.

Portanto, faça sempre uma revisão periódica das metas estabelecidas e determine os ajustes necessários.

Isso será importante porque, os objetivos estabelecidos anteriormente podem ter sido alcançados antes do período planejado ou até mesmo podem ter perdido a relevância diante de um novo cenário do mercado.

Por fim…

Lembre-se, elabore metas ambiciosas e alcançáveis, vise um cenário otimista, mas esteja sempre preparado para o pior. Dessa forma, você irá conseguir manter o bom funcionamento da organização e desenvolver um ciclo saudável de crescimento.

No mais, este foi o artigo de hoje: Planejamento e estabelecimento de metas. Caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

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Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…