Planejamento e estabelecimento de metas: Comece a planejar o futuro do seu negócio através de um passo a passo simples e completo. Faça uma ótima leitura.
O estabelecimento de metas acompanhado de um planejamento estratégico são fatores primordiais para o crescimento e desenvolvimento de toda e qualquer organização.
Afinal, é preciso saber onde se quer chegar, o que precisa ser feito e qual o caminho que deve ser traçado para que o empresário enfim possa alcançar seus objetivos.
Esses objetivos, precisam ser construídos baseados nas necessidades reais da empresa com uma definição clara de conclusão: a curto, médio ou longo prazo. Só assim, será possível mensurar as conquistas e derrotas e se planejar para o próximo ciclo.
E com a chegada do final do ano, estamos próximos do encerramento do ciclo anual de metas e da criação dos novos objetivos que serão o norte do empreendimento nos próximos 12 meses.
Portanto, para te ajudar nessa tarefa desenvolvi esse artigo onde irei te apresentar a importância desse processo, por onde começar e um passo a passo completo que servirá como um guia no desenvolvimento das novas metas da sua empresa.
Siga para o próximo tópico e tenha uma ótima leitura.
A importância do estabelecimento de metas
Como já foi dito acima, esse processo de estabelecimento de metas é fundamental para empresa se planejar e pontuar as estratégias mais adequadas para o seu crescimento.
Ao desempenhar tal tarefa, analise a situação atual da empresa da forma mais realista possível, projetando um cenário otimista e não deixando de considerar as baixas que de fato irão ocorrer no decorrer da caminhada.
Assim, a empresa desenvolve um ciclo de desenvolvimento saudável e o crescimento se torna questão de tempo.
Planejamento e estabelecimento de metas: passo a passo
Elaborar as metas do seu negócio de maneira objetiva, com ações concretas, prazos e números a serem alcançados pode parecer complicado, mas é mais simples do que parece.
Siga em frente e entenda por onde começar:
1 – Defina a situação atual da empresa
Antes de tudo, é preciso parar e analisar a situação atual do seu negócio. Assim, você poderá sinalizar de forma mais precisa quais são os pontos positivos e negativos da organização, ou seja, será possível identificar todos os setores que precisam e podem ser melhorados.
Portanto, é preciso fugir dos objetivos comuns:
- Nesse próximo ano precisamos lucrar mais
- Nesse próximo ano precisamos diminuir os custos
- Nesse próximo ano precisamos crescer.
Como você pode ver, fica uma meta vaga, sem uma linha de ação estratégica bem definida e nem mesmo um ponto de chegada.
Para identificar e pontuar os setores que precisam ser aperfeiçoados, responda:
- Em algum momento você percebeu que alguns clientes habituais deixaram de comprar ou reduziram a reincidência de compras?
- Existiu momentos em que sua empresa ficou sem caixa para arcar com os compromissos?
- Novos concorrentes atrapalharam suas vendas (físicos ou digitais)?
- Houve perda de pedidos pela impossibilidade de produção ou ausência de estoques, seja pelo volume ou qualidade demandada? Com qual frequência?
- Ao longo do ano você teve que fazer promoção para queimar estoque parado na empresa?
- Você ou seus funcionários tiveram que dedicar muito tempo a cobrança de inadimplentes?
Ao responder esse questionário, você terá em mãos, objetivos mais específicos, problemas que precisam ser resolvidos e que trarão no curto, médio ou longo prazo resultados que irão impactar positivamente na empresa como um todo.
2 – Detalhe os objetivos
Agora, é hora de destrinchar as metas. Afinal, apenas indicar o ponto de chegada não é o suficiente.
Para que fique mais fácil vamos usar um exemplo prático:
A empresa precisa aumentar a fidelização de clientes.
Definir dessa forma acaba deixando muito vago e não é possível ver uma direção clara sobre o que deve ser feito. Sendo assim, defina o objetivo, o tempo para a conclusão e as ações que devem ser tomadas para alcançá-lo. Ou seja:
A empresa precisa aumentar em 40% a fidelização de clientes dentro dos próximos seis meses. Para isso, investiremos em mais estratégias de marketing, comunicação e programas de fidelidade.
Certamente, a meta se torna mais clara e os passos a serem tomados mais precisos.
3 – Crie metas alcançáveis
Embora o desejo de crescimento repentino seja uma constante entre as empresas e ter metas ambiciosas seja necessário para impulsionar o desenvolvimento, é preciso considerar também os recursos disponíveis para o alcance das metas.
Dessa forma, procure estabelecer metas realistas, que sejam desafiadoras, mas que podem ser alcançadas.
Isso porque, metas desconectadas da realidade da empresa só irá desanimar todos os envolvidos e acabar desestimulando o desenvolvimento.
4 – Delegue a função de cada setor
Nas pequenas e médias empresas, é comum o empresário definir as metas, reconhecer o que deve ser feito e lotar a sua própria agenda para suprir todas as demandas necessárias para o crescimento da organização.
Porém, isso é prejudicial tanto para saúde do empreendedor, quanto para a empresa. Sabendo disso, é de extrema importância que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre as novas metas do empreendimento e sobre o que deve ser feito pelo seu departamento.
Assim, além do colaborador reconhecer a sua importância, ele passa compreender o objetivo final de suas ações, o que irá estimular e dar sentido para todo esforço.
5 – Faça revisões no planejamento inicial
Manter o dinamismo no alcance das metas é uma prática inteligente e irá manter a empresa viva e capaz de se adaptar as alterações de cenário.
Portanto, faça sempre uma revisão periódica das metas estabelecidas e determine os ajustes necessários.
Isso será importante porque, os objetivos estabelecidos anteriormente podem ter sido alcançados antes do período planejado ou até mesmo podem ter perdido a relevância diante de um novo cenário do mercado.
Por fim…
Lembre-se, elabore metas ambiciosas e alcançáveis, vise um cenário otimista, mas esteja sempre preparado para o pior. Dessa forma, você irá conseguir manter o bom funcionamento da organização e desenvolver um ciclo saudável de crescimento.
No mais, este foi o artigo de hoje: Planejamento e estabelecimento de metas. Caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
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