Saiba como calcular e como otimizar a gestão de estoque da sua empresa
O estoque é um dos setores mais importante da grande maioria das empresas, desde as indústrias que armazenam matérias primas para realizar a fabricação de mercadorias até para os pequenos negócios que vendem direto para o consumidor final.
É fato que, negócios que operam no setor alimentício são os mais afetados por uma má gestão de estoque e automaticamente os mais interessados, mas acredite: ter um controle efetivo sobre este setor é fundamental para toda empresa que precisa lidar com armazenagem de produtos.
Isso porque, uma análise apurada do estoque pode apresentar diversos indicativos que podem ser de extrema vantagem para o seu negócio.
Diante dos diversos benefícios e das dificuldades por parte dos empreendedores em lidar com este setor, desenvolvi este artigo.
Aqui, vou te ajudar a fazer um cálculo mais assertivo do giro de estoque do seu empreendimento e te apresentar 4 dicas simples e práticas que serão de grande ajuda para o seu negócio.
Além disso, aqui você irá encontrar também:
- O que é giro de estoque e qual a sua importância
- Como calcular
- 4 dicas para otimizar a gestão de estoque da sua empresa
Tenha uma ótima leitura!
O que é giro de estoque e qual a sua importância
O giro de estoque é um indicador responsável por apontar a velocidade de circulação das mercadorias, ou seja, em quanto tempo um certo produto ou todo acervo levou para ser renovado em um determinado período.
A sua importância se dá na avaliação da gestão do estoque, afinal é através dele que analisamos a efetividade da operação, ao acusar se há equilíbrio ou não, entre as compras e vendas dos produtos.
Dentro de um cenário ideal, o estoque não contém excesso e muito menos a falta de itens.
Sendo assim, não se aumenta os custos de armazenagem, evita desperdícios e desvalorizações, não falta matéria-prima para a fabricação do produto final ou mercadorias no estabelecimento.
Portanto, esse indicador é um instrumento de altíssimo valor para as empresas que precisam lidar com o armazenamento de itens.
Siga para o próximo tópico e entenda como calcular o giro de estoque do seu negócio.
Como calcular o giro de estoque em 3 etapas simples
1 – Definição do período
A primeira coisa a se fazer é definir o período calculado. É comum as empresas realizarem esse processo anualmente, mas caso o seu negócio opere no setor alimentício, por exemplo, provável que será necessário considerar intervalos menores.
2 – Vendas x Volume médio do estoque
Agora, que você já definiu o melhor ciclo considerando o seu tipo de negócio, é hora de fazermos o levantamento de dois dados:
- total de produtos vendidos dentro do período estabelecido, e;
- volume médio do estoque.
Volume médio: cálculo
Para chegar ao valor exato do volume médio de estoque do seu negócio, existem duas formas: uma pelo valor e outra pela quantidade.
Mas, as duas usam a mesma lógica, sendo necessário somente fazer a alteração de quantidade para valor. Veja um exemplo:
Considere que no início do mês, uma certa empresa armazenava em seu estoque 600 itens. No fechamento desse mesmo período possuía somente 200:
Volume Médio = 600 + 200 / 2
Volume Médio = 800 / 2
Volume Médio = 400
Sendo assim, o volume médio de estoque dessa empresa dentro do período foi de 400 itens.
3 – Fórmula
A fórmula possui uma construção bem simples: Total de vendas, dividido pelo volume médio do estoque.
Para que você entenda melhor esse cálculo, veja um exemplo prático:
Imagine que em uma loja de roupas o estoque médio seja de 400 camisetas e são vendidas 3,6 mil camisetas no período de um ano. Ou seja:
Estoque médio: 400
Volume de vendas ao ano: 3600
Giro de estoque = 3600/400
Giro de estoque = 9
Sendo assim, essa empresa renova o seu estoque nove vezes dentro do período pré-estabelecido.
Além dessa forma, podemos utilizar também o custo de compra substituindo a quantidade de produtos:
Considere que cada camiseta custe R$ 10,00 para a empresa, ou seja:
Estoque médio: R$ 4000,00
Volume de vendas ao ano: R$ 36000,00
Giro de estoque = 36000/4000
Giro de estoque = 9
Ao aplicar esse cálculo na sua empresa, caso encontre um resultado menor que 1, quer dizer que uma certa quantidade de produtos que iniciaram o ano na prateleira, infelizmente ainda estão lá.
Tempo médio
Para encontrar o intervalo entre a compra e a renovação do estoque, ou seja, o tempo médio, basta aplicar a seguinte fórmula:
Tempo médio = Período avaliado / Giros de estoque
Seguindo o exemplo anterior, iremos considerar um ciclo anual:
Tempo médio = 365 / 9
Tempo médio = 40,5
Portanto, a cada 40,5 dias a loja de roupas precisou renovar o seu estoque de camisetas.
4 dicas para otimizar a gestão de estoque da sua empresa
1 – Categorize mercadorias
Categorizar as mercadorias do seu estabelecimento irá servir para organizar melhor o seu estoque e facilitar a identificação dos itens.
A forma mais aplicada e recomendada no mercado é separar os itens armazenados de acordo com a curva ABC.
Esse método foi desenvolvido considerando a classificação dos produtos ou matérias-primas a partir da sua participação no faturamento da empresa. Sendo assim:
- Grupo A
Aqui, se encaixam aqueles produtos que possuem alto valor de demanda ou consumo (matérias-primas) e que são responsáveis por até 80% das vendas totais do negócio.
- Grupo B
No grupo B, entram os itens com valor de demanda ou consumo mediano e que movimentam até 15% das vendas totais do negócio.
- Grupo C
Os produtos classificados no grupo C, são de forma geral produtos com baixo valor de demanda ou consumo e responsáveis por até 5% das vendas totais do negócio.
Ao fazer essa classificação considerando a curva ABC, os itens serão separados de forma estratégica levando em conta a sua participação no faturamento da empresa.
Portanto, caso haja dúvidas de qual item repor, será fácil identificar quais devem ter preferência na reposição e quais podem ser até mesmo substituídos por outros de maior demanda no mercado.
2 – Acompanhe as vendas
O giro de estoque é uma ótima ferramenta para analisar o ciclo anual da sua empresa.
Porém, dentro deste período é fundamental que acompanhe a circulação do estoque para analisar se está havendo mudanças nos hábitos de compra dos consumidores ou se houve a chegada de um novo produto no mercado, oscilações etc.
De forma resumida: ajuste o seu estoque conforme a demanda do público.
Caso contrário, o seu negócio irá passar 365 dias com uma venda nos olhos desconsiderando todas as nuances e movimentações do mercado.
3 – Considere datas sazonais
Considerar datas comemorativas como Natal e Páscoa, por exemplo, é essencial devido a sua demanda exclusiva por certos tipos de produtos.
Nessas épocas, a classificação dos itens pode ser até mesmo invertida.
Sendo assim, levar em conta esses períodos de demandas atípicas irá garantir que o seu negócio aumente o faturamento e satisfaça os clientes oferecendo o acesso aos produtos mais coerentes com a época.
Mas, devo ressaltar que é também importante ter uma previsão de vendas realista. Isso porque, caso os itens sejam exclusivos da época, a sobra pode representar um prejuízo considerável para o negócio.
4 – Invista em automatização
Ter uma plataforma de gestão integrada irá facilitar e otimizar todas as frentes do seu negócio. Com ele, é possível:
- Automatizar, agendar e controlar o desenvolvimento da empresa;
- Cadastrar fornecedores;
- Emitir relatórios de estoque;
- Gerenciar depósitos, e;
- Centralizar todas as informações da empresa.
Assim, a gestão do seu estoque e da empresa como um todo se torna mais assertiva. Isso porque, ao colocar todos os dados e informações em um só lugar, a análise se torna mais realista e proporciona um grande auxílio na tomada de decisões.
Nossas
Avaliações
O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google
Enviar Mensagem ao Contador
Tudo começa com uma Conversa
Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.