Em meio a tantas informações geradas, se torna um desafio definir quais são os principais KPI’s que uma empresa deve analisar e como fazer esse acompanhamento.
Os KPI’s (Key Performance Indicators), indicadores chave de desempenho, são importantes dados gerados a partir da própria operação da organização.
Logo, é um recurso muito útil para as pequenas e crescentes empresas, já que através dos KPI’s é possível detectar deficiências, analisar a atuação das diversas frentes e tomar decisões mais embasadas.
Sabendo disso, desenvolvi esse artigo onde iremos abordar sobre os principais indicadores-chave de desempenho para as pequenas e médias empresas.
A importância da medição e gerenciamento do desempenho estratégico nas pequenas e médias empresas
As empresas precisam de um sistema de medição de desempenho eficaz para alcançar seus objetivos de crescimento e sucesso.
E quando falamos sobre os pequenos negócios, sabemos da existência da limitação de recursos e capacidade de gerenciamento, e por isso, precisam se concentrar em indicadores-chave relevantes e significativos.
Ao fazer isso, toda gestão se torna mais simples e a elaboração de estratégias significativamente mais eficaz, destaca-se também a importância de se estabelecer metas claras e de monitorar regularmente o desempenho da empresa e assim ajustar as estratégias, se necessário.
Veja abaixo alguns dos indicadores que entendemos fazer sentido para a maioria das empresas, entretanto, é importante deixar claro, que não se limitam a estes e que variam de acordo com o perfil e as métricas de cada modelo de negócio.
Os principais KPI’s que uma empresa deve analisar
Receita bruta
A receita bruta consiste na medição da quantidade de capital gerado pelas vendas de bens ou serviços de uma empresa.
No entanto, esse indicador demonstra o montante bruto, ou seja, antes de qualquer dedução.
Logo, não deve ser considerado como o lucro líquido da organização, para isso é preciso subtrair todos os custos envolvidos.
Na contabilidade, a receita bruta é considerada uma conta de resultado e pode ser encontrada no relatório de Demonstração de resultado do exercício (DRE).
Taxa de conversão de vendas
O indicador de taxa de conversão de vendas, como o próprio nome já diz, é uma métrica utilizada para apontar a porcentagem de potenciais clientes que realizaram uma determinada ação, nesse caso a ação de compra.
Esse KPI é de altíssima importância para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e vendas de uma organização, já que ele revela a relação entre a quantidade total de visitas e a quantidade total de visitantes que se tornaram clientes.
Ao ter uma rotina de acompanhamento da taxa de conversão de vendas, a empresa poderá fazer mudanças pontuais com o objetivo de facilitar a ação de compra dos consumidores, identificar gargalos e reestruturar as estratégias de marketing e vendas para serem mais efetivas.
Ticket médio
O ticket médio, de forma resumida, é a média do valor gasto por cada cliente em um determinado período.
Ou seja, é um indicador que sinaliza a performance da equipe comercial de um negócio.
Para ficar mais claro o entendimento sobre esse KPI, considere que dentro do período de um mês uma certa organização obteve uma receita bruta de R$ 30000 mil, resultado de um total de 100 vendas.
Sendo assim:
Ticket Médio= Faturamento do mês/quantidade de vendas no mês
Ticket Médio= 30000/100
Ticket Médio= 300
Logo, o ticket médio da empresa dentro do período de um mês ficou em R$ 300,00.
Entretanto, vale ressaltar que para analisar de forma justa é preciso levar em conta o valor médio dos produtos ofertados pela empresa para não acabar definindo uma régua de avaliação muito alta ou vice e versa.
Taxa de retenção de clientes
Esse indicador consiste em medir o período em que um cliente não só fez uso do produto da empresa, mas se manteve ativo e interagindo de alguma forma com a marca.
O objetivo da taxa de retenção de clientes está muito ligado à fidelização, ou seja, garantir que eles permaneçam próximos e fazendo negócios no curto, médio e longo prazo.
Para isso, é importante que tenha uma estratégia bem definida, que conheça a fundo o perfil dos clientes e que tenha uma rotina de ouvir os feedbacks, apresentar soluções e acompanhar as métricas estabelecidas.
Tempo de resposta ao cliente
Basicamente, o tempo de resposta ao cliente, é o período entre a solicitação de um consumidor e a resposta apresentada pela empresa.
Esse KPI exerce impacto direto na satisfação dos clientes, o que irá refletir na taxa de retenção.
Portanto, é preciso seguir atento com esse vácuo de tempo entre a solicitação e a resposta nos diferentes canais de comunicação e tentar diminuí-lo ao máximo a fim de garantir a permanência da parceria entre ambas as partes.
Mas, não é só responder, é necessário ter respostas que condizem com o que foi apresentado, logo, ter uma equipe especializada e responsável por essa área é essencial.
Nível de satisfação do cliente
Esse é um dos termos mais utilizados no mundo dos negócios nos últimos tempos e não é para menos, a satisfação dos clientes é um indicador-chave que avalia o nível de contentamento dos consumidores com os produtos.
A sua importância se dá devido ao impacto direto nos rendimentos.
Isso acontece porque, um cliente satisfeito permanece fazendo negócios a longo prazo e compartilha o seu contentamento com pessoas próximas.
Já quando a experiência é desagradavel, o cliente se distancia da marca e, sem dúvida, compartilha os detalhes do descontentamento com a empresa.
Ao considerar que vivemos em um mundo conectado, é possível entender a importância e considerar o efeito cascata que a má gestão desse KPI pode gerar.
Lucratividade
Como vimos um pouco mais acima a receita bruta é o resultado de todas as vendas efetuadas através da atividade fim de uma empresa, já o lucro líquido é o resultado entre a receita bruta menos os custos e as despesas do negócio.
E quando falamos sobre o indicador de lucratividade, falamos sobre a métrica utilizada para medir a eficiência operacional da organização, isto é, este KPI aponta quanto a empresa consegue gerar sobre o trabalho que realiza.
Para medir a lucratividade se usa o seguinte cálculo:
Lucro Líquido / Receita Bruta x 100 = % Lucratividade
Para estudar um pouco mais sobre o assunto
Nosso objetivo, além de trazer informações relevantes, é de estimular a prática dos estudos.
Para gerir uma empresa, independentemente do seu porte, estudar de forma contínua é sempre importante.
Apresentamos 3 artigos acadêmicos, disponíveis para download, que servem de base para provocar a busca por mais conteúdo.
- Importância dos indicadores de desempenho nas pequenas empresas, apresentado no IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, no Paraná em 2019.
- Gestão de indicadores: Um estudo de caso no setor de serviços, Brazilian Journal of Production Engineering, no Espírito Santo em 2018
- Aplicação de dashboards para monitoramento de indicadores de desempenho em uma empresa do ramo alimentício, trabalho de conclusão de curso na UFCG, Paraíba, em 2019
- Kpi’s Financeiros: Monitore o Desempenho do seu Negócio com Precisão, artigo atualizado sobre KPI’s financeiros do nosso Blog.
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