Em meio a tantas informações geradas, se torna um desafio definir quais são os principais KPI’s que uma empresa deve analisar e como fazer esse acompanhamento.

Os KPI’s (Key Performance Indicators), indicadores chave de desempenho, são importantes dados gerados a partir da própria operação da organização.

Logo, é um recurso muito útil para as pequenas e crescentes empresas, já que através dos KPI’s é possível detectar deficiências, analisar a atuação das diversas frentes e tomar decisões mais embasadas.

Sabendo disso, desenvolvi esse artigo onde iremos abordar sobre os principais indicadores-chave de desempenho para as pequenas e médias empresas.

A importância da medição e gerenciamento do desempenho estratégico nas pequenas e médias empresas

As empresas precisam de um sistema de medição de desempenho eficaz para alcançar seus objetivos de crescimento e sucesso.

E quando falamos sobre os pequenos negócios, sabemos da existência da limitação de recursos e capacidade de gerenciamento, e por isso, precisam se concentrar em indicadores-chave relevantes e significativos.

Ao fazer isso, toda gestão se torna mais simples e a elaboração de estratégias significativamente mais eficaz, destaca-se também a importância de se estabelecer metas claras e de monitorar regularmente o desempenho da empresa e assim ajustar as estratégias, se necessário.

Veja abaixo alguns dos indicadores que entendemos fazer sentido para a maioria das empresas, entretanto, é importante deixar claro, que não se limitam a estes e que variam de acordo com o perfil e as métricas de cada modelo de negócio.

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

Os principais KPI’s que uma empresa deve analisar

Receita bruta

A receita bruta consiste na medição da quantidade de capital gerado pelas vendas de bens ou serviços de uma empresa.

No entanto, esse indicador demonstra o montante bruto, ou seja, antes de qualquer dedução.

Logo, não deve ser considerado como o lucro líquido da organização, para isso é preciso subtrair todos os custos envolvidos.

Na contabilidade, a receita bruta é considerada uma conta de resultado e pode ser encontrada no relatório de Demonstração de resultado do exercício (DRE).

Taxa de conversão de vendas

O indicador de taxa de conversão de vendas, como o próprio nome já diz, é uma métrica utilizada para apontar a porcentagem de potenciais clientes que realizaram uma determinada ação, nesse caso a ação de compra.

Esse KPI é de altíssima importância para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e vendas de uma organização, já que ele revela a relação entre a quantidade total de visitas e a quantidade total de visitantes que se tornaram clientes.

Ao ter uma rotina de acompanhamento da taxa de conversão de vendas, a empresa poderá fazer mudanças pontuais com o objetivo de facilitar a ação de compra dos consumidores, identificar gargalos e reestruturar as estratégias de marketing e vendas para serem mais efetivas.

Ticket médio

O ticket médio, de forma resumida, é a média do valor gasto por cada cliente em um determinado período.

Ou seja, é um indicador que sinaliza a performance da equipe comercial de um negócio.

Para ficar mais claro o entendimento sobre esse KPI, considere que dentro do período de um mês uma certa organização obteve uma receita bruta de R$ 30000 mil, resultado de um total de 100 vendas.

Sendo assim:

Ticket Médio= Faturamento do mês/quantidade de vendas no mês

Ticket Médio= 30000/100
Ticket Médio= 300

Logo, o ticket médio da empresa dentro do período de um mês ficou em R$ 300,00.

Entretanto, vale ressaltar que para analisar de forma justa é preciso levar em conta o valor médio dos produtos ofertados pela empresa para não acabar definindo uma régua de avaliação muito alta ou vice e versa.

Taxa de retenção de clientes

Esse indicador consiste em medir o período em que um cliente não só fez uso do produto da empresa, mas se manteve ativo e interagindo de alguma forma com a marca.

O objetivo da taxa de retenção de clientes está muito ligado à fidelização, ou seja, garantir que eles permaneçam próximos e fazendo negócios no curto, médio e longo prazo.

Para isso, é importante que tenha uma estratégia bem definida, que conheça a fundo o perfil dos clientes e que tenha uma rotina de ouvir os feedbacks, apresentar soluções e acompanhar as métricas estabelecidas.

Tempo de resposta ao cliente

Basicamente, o tempo de resposta ao cliente, é o período entre a solicitação de um consumidor e a resposta apresentada pela empresa.

Esse KPI exerce impacto direto na satisfação dos clientes, o que irá refletir na taxa de retenção.

Portanto, é preciso seguir atento com esse vácuo de tempo entre a solicitação e a resposta nos diferentes canais de comunicação e tentar diminuí-lo ao máximo a fim de garantir a permanência da parceria entre ambas as partes.

Mas, não é só responder, é necessário ter respostas que condizem com o que foi apresentado, logo, ter uma equipe especializada e responsável por essa área é essencial.

Nível de satisfação do cliente

Esse é um dos termos mais utilizados no mundo dos negócios nos últimos tempos e não é para menos, a satisfação dos clientes é um indicador-chave que avalia o nível de contentamento dos consumidores com os produtos.

A sua importância se dá devido ao impacto direto nos rendimentos.

Isso acontece porque, um cliente satisfeito permanece fazendo negócios a longo prazo e compartilha o seu contentamento com pessoas próximas.

Já quando a experiência é desagradavel, o cliente se distancia da marca e, sem dúvida, compartilha os detalhes do descontentamento com a empresa.

Ao considerar que vivemos em um mundo conectado, é possível entender a importância e considerar o efeito cascata que a má gestão desse KPI pode gerar.

Lucratividade

Como vimos um pouco mais acima a receita bruta é o resultado de todas as vendas efetuadas através da atividade fim de uma empresa, já o lucro líquido é o resultado entre a receita bruta menos os custos e as despesas do negócio.

E quando falamos sobre o indicador de lucratividade, falamos sobre a métrica utilizada para medir a eficiência operacional da organização, isto é, este KPI aponta quanto a empresa consegue gerar sobre o trabalho que realiza.

Para medir a lucratividade se usa o seguinte cálculo:

Lucro Líquido / Receita Bruta x 100 = % Lucratividade

Para estudar um pouco mais sobre o assunto

Nosso objetivo, além de trazer informações relevantes, é de estimular a prática dos estudos.

Para gerir uma empresa, independentemente do seu porte, estudar de forma contínua é sempre importante.

Apresentamos 3 artigos acadêmicos, disponíveis para download, que servem de base para provocar a busca por mais conteúdo.

Nossas
Avaliações

O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Tudo começa com uma Conversa

• enviar mensagem ao contador •

Enviar mensagem ao contador - Uma pessoa em frente ao computador com o celular em mãos, iniciando uma ligação ou mensagem para o contador

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…