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Já pensou em produzir um conteúdo sobre uma área na qual você tem conhecimento, no conforto da sua casa e ganhar dinheiro com isso? Pois é, hoje, após uma transformação digital que proporcionou diversas novas formas de trabalho, a monetização através de anúncios é uma delas.
Dentre as plataformas que conectam o anunciante e o produtor digital, se destaca o Adsense. Essa ferramenta criada pelo Google, é um programa que torna possível a exibição de anúncios em sites, blogs e vídeos.
Entendo que possa parecer ainda um pouco confuso, mas aqui irei explicar tudo que você precisa saber para começar a produzir conteúdo para a web e gerar receita com isso.
Continue a sua leitura para compreender melhor o que é o Google Adsense
O que é Google Adsense
O Adsense é uma ferramenta gratuita de publicidade desenvolvida pelo Google que funciona como uma intermediadora e permite que toda e qualquer pessoa exiba anúncios publicitários em seu site, blog, vídeo do Youtube e até mesmo aplicativo (Android). Em troca desse espaço, recebe uma remuneração.
Portanto, sempre que um usuário visualizar ou interagir com um anúncio que aparece em seus canais de comunicação ou aplicativo, o Adsense recebe uma quantia e repassa outra para você.
Antes de falarmos sobre como monetizar o seu conteúdo através do Google Adsense, vamos entender um pouco melhor sobre o funcionamento dessa ferramenta:
Como funciona a monetização do Google Adsense
O Adsense possui um funcionamento bastante simples e sem muitos segredos: quando um anunciante decide anunciar os seus produtos, serviços ou o que quer que seja na ferramenta do Google, ele se cadastra e terá que escolher entre duas opções:
- Links patrocinados na página de resultados do Google, ou;
- Divulgar anúncios na rede display, ou seja, blogs, canais e aplicativos que oferecem espaço para as propagandas.
Sendo assim, quando o anunciante em questão decide divulgar pela rede display, a publicidade entra no portfólio do Adsense e a ferramenta avalia em quais sites, blogs, canais e aplicativos esse anúncio será exibido.
Como usar o Adsense para monetizar o seu conteúdo
Vale ressaltar que, não são todos os tipos de plataformas de sites, blogs e vídeos que fazem parte do portfolio do Google Adsense. Portanto, verifique se a plataforma que você utiliza possibilita veicular os anúncios através dessa ferramenta.
Checado isso, siga em frente para ter acesso a 7 passos imprescindíveis na monetização do seu conteúdo pelo Adsense:
1. Cadastre-se na plataforma
Essa etapa é bem simples, você pode fazer login com uma conta já existente no Google ou criar uma nova.
Certifique-se de que o seu blog, site ou canal esteja apto e com todas as configurações alinhadas para habilitar o Adsense. Para se cadastrar basta:
- Acessar a página oficial do Adsense
- Informar um e-mail válido para a criação do perfil
- Concordar com os termos e condições da plataforma
- E por último, informar os seus dados bancários
Feito isso, a plataforma irá analisar o seu cadastro. Após a aprovação, os anúncios começarão a ser exibidos e você poderá começar a ver os rendimentos provenientes do seu canal de comunicação.
2. Defina um nicho de atuação
Para conquistar o seu espaço na web e garantir uma boa audiência, ter um conteúdo de valor é o mínimo que precisa ser feito, porém é o que muitos tem deixado de fazer.
Com esse objetivo, segmente o seu canal de comunicação. Afinal, quem fala sobre tudo não se torna referência em nada.
Ao fazer isso, você está afirmando para a audiência a sua autoridade sobre o assunto. Sendo assim, sempre que ela precisar de informações ligadas ao assunto abordado em seu blog, por exemplo, ela irá saber onde procurar.
Lembre-se, ao definir o seu nicho de atuação considere também a quantidade de buscas e procure o meio termo entre os seus conhecimentos e os nichos de maior procura.
3. Produza conteúdos autorais de qualidade
Como foi citado no item anterior, ter um conteúdo de valor é fundamental para o seu canal de comunicação, seja qual for o nicho de atuação.
Mas, esqueça a ideia de montar conteúdos copiados e achar que o Google não irá detectar o plágio. Portanto, separe tempo para investir em pesquisas e produção de conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Caso não tenha o tempo necessário para investir em sua nova empreitada, conte com o apoio de profissionais na área para assegurar a qualidade das publicações.
Ao compreender e dar a devida importância a esta etapa do processo, você já terá metade do caminho andado. O restante é otimizar e fazer com que suas publicações cheguem até a sua audiência.
4. Otimize o SEO
Otimizar o SEO (Search Engine Optimization) do seu site ou blog é uma ótima forma, se não a melhor, para gerar tráfego orgânico.
Mas afinal o que isso quer dizer? O que é otimizar o SEO?
Basicamente, são otimizações para os buscadores do Google que podem até mesmo garantir as primeiras posições. Logo, ao estar bem colocado nas pesquisas o aumento de tráfego é inevitável e a monetização irá começar dar resultados, enfim, satisfatórios.
Tendo essa estratégia como objetivo, faça pesquisas relacionadas aos interesses da sua audiência (público-alvo), e com isso, você poderá encontrar palavras-chaves que possam ser inseridas em suas publicações.
5. Ofereça uma boa experiência ao usuário
Para isso, garanta uma boa navegabilidade, isto é, evite sites e blogs muito pesados, tenha uma paleta de cores agradável e bem definida, opções de navegação de forma organizada etc.
Além disso, ter uma plataforma responsiva fará total diferença. Afinal, os smartphones são as principais formas de acesso aos conteúdos na internet em nosso país.
Todos esses cuidados somados resultarão em uma boa experiência ao usuário.
6. Opte por anúncios coerentes com o seu nicho
Ter anúncios que conversam diretamente com o seu público-alvo aumentam consideravelmente as chances deles se interessarem e clicarem na publicidade.
Por mais que isso pareça óbvio, precisa ser dito. Dessa forma, caso você tenha um blog sobre alimentação, publicidades ligadas a vida saudável possuem mais chances de converter. Melhor para você e para sua audiência.
7. Crie campanhas de divulgação
E por último, mas não menos importante: Crie campanhas de divulgação. Investir em mídia paga para aumentar a quantidade de usuários no seu site é também uma ótima estratégia de marketing.
Isso porque, quanto mais audiência, maiores são as chances de clicarem nos anúncios.
Por fim…
A dedicação e persistência serão as habilidades chaves para conquistar uma boa audiência e gerar receita através de anúncios do Google AdSense. Portanto, estude, pesquise, procure entender melhor sobre o marketing e como otimizar o seu canal de comunicação. No final, todo esforço fará sentido.
No mais, chegamos ao fim do nosso artigo e espero ter te ajudado a compreender um pouco melhor sobre o funcionamento do Adsense e como monetizar o seu conteúdo na web.
Caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
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