Guia do pequeno empreendedor: comece do jeito certo, assegure o bom funcionamento e garanta o sucesso do seu negócio. Faça uma boa leitura.
Quando se coloca a ideia no papel, o projeto de empresa pode parecer totalmente blindado a falhas, porém é necessário ir um pouco mais a fundo para detectar, planejar e se organizar antes mesmo de dar o pontapé inicial.
Isso porque, existem etapas preliminares que serão vitais para o novo empreendimento e grande parte desses cuidados estão relacionados a questão financeira.
Portanto, ao tomar esses cuidados será possível alocar corretamente os recursos e alinhar o caminho que deve ser traçado para o bom funcionamento e crescimento do novo negócio.
Dito isso, nesse artigo você irá encontrar um guia completo que irá te auxiliar desde colocar as ideias no papel até a abertura da empresa.
A importância de se planejar antes de abrir o seu negócio
É de conhecimento comum que o pequeno empreendedor é o maior responsável pela movimentação interna do país. Afinal, é ele quem mais gera empregos e faz a economia girar.
Para você ter uma ideia, segundo o Sebrae, do total de empresas em funcionamento no Brasil, cerca de 99% se enquadram como MPE’s (micro e pequenas empresas) e esse mesmo setor contribui em 52% na geração de empregos com carteira assinada. Portanto, são fundamentais para o país.
Mas, não podemos deixar de considerar os riscos ao empreender. Ainda segundo o Sebrae, 23,4% das empresas fecham as portas antes de completarem dois anos de vida, e grande parte desses negócios que declaram a finalização das atividades, a maioria se enquadram como microempresas.
Logo, se planejar antecipadamente irá garantir que o seu negócio não vire parte das estatísticas e se organize para lidar com o ambiente de negócios.
Siga em frente para começar do jeito certo!
Guia do pequeno empreendedor: comece do jeito certo
1 – Elabore um plano de negócios
O plano de negócios é um documento que tem como objetivo descrever as metas do novo empreendimento e qual caminho deve ser traçado para alcançá-las, dessa forma, é possível diminuir os riscos e as incertezas.
Ou seja, elaborar um plano de negócios antecipadamente permitirá identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Siga as dicas abaixo, para desenvolver um plano de negócios simples, enxuto e eficaz.
2 – Coloque no papel sua proposta de valor
Para identificar a sua proposta de valor, reflita:
- Você atende a alguma necessidade?
- Resolve alguma dor dos seus clientes?
- Aperfeiçoa algum tipo de atividade em específico?
- Possui um diferencial no seu produto?
Ao responder essas perguntas, você terá bem definido o objetivo do seu produto ou serviço – o que irá facilitar a estratégia de marketing e de alocação de recursos.
3 – Identifique as atividades-chave do seu negócio
Identificar as atividades-chave trata-se, basicamente, de identificar as tarefas que são essenciais para que a sua empresa atinja o objetivo comercial, ou seja, alcance o seu segmento de clientes.
Um ecommerce, por exemplo, faz a compra de suas mercadorias, anuncia em sua loja online e/ou marketplaces e faz campanhas para chamar a atenção dos seus potenciais clientes.
Esse conjunto de ações citado acima é essencial para o faturamento da empresa, sendo assim é considerado como a atividade-chave.
Lembre-se, as ações variam de negócio para negócio de acordo com o segmento e a proposta de valor da organização.
4 – Defina quem são os seus clientes
Agora, é hora de avaliar e identificar o grupo de potenciais clientes que podem ser atendidos pela solução que sua empresa se dispõe a oferecer.
Portanto, faça um levantamento de dados:
- Idade;
- Renda;
- Sexo;
- Localidade;
- Interesses;
- Nível de educação
Atente-se ao desempenhar essa tarefa, não limite tanto o seu potencial cliente e nem mesmo deixe muito em aberto.
5 – Identifique onde está o seu potencial cliente
Após analisar e conhecer melhor o público ideal para a sua proposta de valor, é importante que o pequeno empreendedor identifique os locais que as pessoas entram em contato com a sua empresa e realizam as compras.
Além das vendas que são feitas presencialmente, as redes sociais, site, plataformas de delivery, freelance e marketplaces também são excelentes canais e devem ser considerados.
6 – Liste os custos fixos e variáveis
Ao desempenhar essa lista, você detalhará as despesas para o seu negócio continuar existindo e atendendo as demandas necessárias.
Os custos fixos são os custos existentes que independem do quanto é produzido, portanto entram nessa lista:
- Aluguel;
- Salários;
- Água;
- Luz;
- Telefone;
Já os custos variáveis, diferentemente do anterior, são aqueles que irão variar de acordo com a demanda de produção do negócio, como:
- matéria-prima e insumos;
- combustível;
- comissões;
- embalagens.
7 – Identifique as fontes de receita
Agora, com todos os custos listados corretamente é hora de definir de onde virá a receita para cobrir as despesas de funcionamento e gerar lucro para o negócio. Ou seja:
- vendas em loja física;
- prestação de serviços;
- vendas em e-commerce;
- monetização de site;
- monetização de vídeos;
- Entre outras fontes.
8 – Parceiros estratégicos do seu negócio
Aqui, é onde você deve avaliar e identificar quais pessoas ou empresas serão essenciais para a manutenção e funcionamento do seu negócio.
Por exemplo, uma doceria precisa comprar ingredientes para produzir os doces, uma empresa de transportes precisa de uma seguradora, um designer precisa de uma plataforma etc.
Sendo assim, análise e defina os parceiros do seu negócio.
9 – Organize as finanças
A organização das finanças é um dos pilares principais para se ter um negócio bem-sucedido. Para isso, acesse nosso artigo totalmente dedicado ao assunto e organize melhor a parte financeira do seu novo empreendimento.
10 – Formalize a sua empresa
O MEI pode ser uma ótima opção para os novos negócios, já que conta com um sistema de inscrição totalmente desburocratizado.
Vale lembrar que, as empresas enquadradas na categoria Microempreendedor Individual (MEI) possuem um limite de faturamento anual de 81 mil reais.
Logo, caso a sua empresa não se enquadre nessa categoria, entre em contato para que possamos juntos identificar a melhor opção.
11 – Separe as contas pessoais das empresariais
Para se ter uma boa gestão financeira do seu novo empreendimento, é de altíssima importância que tenha desde o início uma separação clara entre as contas pessoais e empresariais.
Com esse objetivo, uma ótima solução é ter contas bancárias separadas, assim, você poderá definir um pró-labore mensal para todos os envolvidos, inclusive para você.
12 – Tenha controle sobre o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é, basicamente, a anotação de entradas e saídas de capital do seu negócio.
Portanto, ele será importante para controlar as despesas, analisar se a operação está gerando lucro ou prejuízo, detectar desperdícios e entre outras finalidades.
Aqui em nosso blog já abordamos de forma mais detalhada sobre o assunto: Clique aqui para acessar o artigo.
13 – Certificado digital
A depender dos recursos disponíveis para a abertura do novo empreendimento, o certificado digital pode ser considerado para tornar o dia a dia do seu negócio mais ágil e descomplicado.
Isso porque, através desse instrumento é possível:
- Assinar contratos
- Acessar serviços governamentais
- Emitir notas fiscais
- Efetuar transações bancárias
- Entre outras funcionalidades.
14 – Elabore um plano de marketing
Ter um plano de marketing bem definido, é importante para que o seu público conheça as soluções que o seu negócio oferece.
Afinal, você pode ter um serviço excelente ou um produto de altíssima qualidade, mas se as pessoas não conhecem o seu negócio de nada irá adiantar, certo?
Sabendo disso, contrate um especialista na área ou procure entender melhor sobre o assunto para divulgar a sua empresa.
15 – Conheça alguns indicadores
Os indicadores podem variar de acordo com o tipo de negócio e o local de atuação no mercado, mas existem alguns que são universais e importante para todas as empresas em atividade. Dentre eles:
- Número total de vendas;
- Taxa de conversão;
- Custo de aquisição de cliente;
- Faturamento;
- Custos;
- Lucro bruto.
Para entender melhor sobre o assunto acesse: 8 KPI’s e métricas que o dono do negócio deve acompanhar
Por fim…
Todo e qualquer empreendedor precisa saber de tudo um pouco. Portanto, estude sobre gestão financeira, gestão de pessoas, marketing e todas as áreas que envolvem a manutenção e o crescimento do seu negócio, mesmo que você tenha condições de contratar um especialista para cada área. Afinal, você terá que avaliar o desempenho dos profissionais responsáveis por cada setor.
No mais, caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.
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