Guia do pequeno empreendedor: comece do jeito certo, assegure o bom funcionamento e garanta o sucesso do seu negócio. Faça uma boa leitura.

Quando se coloca a ideia no papel, o projeto de empresa pode parecer totalmente blindado a falhas, porém é necessário ir um pouco mais a fundo para detectar, planejar e se organizar antes mesmo de dar o pontapé inicial.

Isso porque, existem etapas preliminares que serão vitais para o novo empreendimento e grande parte desses cuidados estão relacionados a questão financeira.

Portanto, ao tomar esses cuidados será possível alocar corretamente os recursos e alinhar o caminho que deve ser traçado para o bom funcionamento e crescimento do novo negócio.

Dito isso, nesse artigo você irá encontrar um guia completo que irá te auxiliar desde colocar as ideias no papel até a abertura da empresa.

A importância de se planejar antes de abrir o seu negócio

É de conhecimento comum que o pequeno empreendedor é o maior responsável pela movimentação interna do país. Afinal, é ele quem mais gera empregos e faz a economia girar.

Para você ter uma ideia, segundo o Sebrae, do total de empresas em funcionamento no Brasil, cerca de 99% se enquadram como MPE’s (micro e pequenas empresas) e esse mesmo setor contribui em 52% na geração de empregos com carteira assinada. Portanto, são fundamentais para o país.

Mas, não podemos deixar de considerar os riscos ao empreender. Ainda segundo o Sebrae, 23,4% das empresas fecham as portas antes de completarem dois anos de vida, e grande parte desses negócios que declaram a finalização das atividades, a maioria se enquadram como microempresas.

Logo, se planejar antecipadamente irá garantir que o seu negócio não vire parte das estatísticas e se organize para lidar com o ambiente de negócios.

Siga em frente para começar do jeito certo!

eduarda Timoteo
eduarda Timoteo
26/09/2023
Pesquisei pelo maps estava querendo um servido rápido e muito bem feito. Fui atendida pelo Dennis e foi super compreensivo, educado, atencioso e trabalho impecável. Está empresa foi totalmente de acordo com os seus serviços e o preço cobrado está de acordo com o do mercado.
Rafael CB
Rafael CB
30/08/2023
O contador mais rápido em abertura de empresas que já vi.
Rosângela S
Rosângela S
31/05/2023
Atendimento excelente!! Me ajudou muito! Indico
Magno Gregório
Magno Gregório
25/05/2023
Meu primeiro contato com Dennis foi super assertivo. Profissional atencioso, comprometido e muitíssimo pontual em suas entregas. Com toda certeza será o início de uma grande parceria! Indico fortemente!
Daniel Philipe
Daniel Philipe
19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
Breno P
03/04/2023
Fui bem atendido, com agilidade e presteza.
Paula Lima
Paula Lima
23/11/2022
Não imaginava que seria assim!! O Dennis além de um profissional ímpar é uma pessoa que vê e se importa com o cliente, se colocando em seu lugar e abrindo novos horizontes para nossa Empresa. Obrigada mais uma vez por sua ajuda!! Deus lhe abençoe! Paula - Auto Posto Fonte Luminosa são Paulo LTDA
Caroline Marcelo
Caroline Marcelo
23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

Guia do pequeno empreendedor: comece do jeito certo

1 – Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que tem como objetivo descrever as metas do novo empreendimento e qual caminho deve ser traçado para alcançá-las, dessa forma, é possível diminuir os riscos e as incertezas.

Ou seja, elaborar um plano de negócios antecipadamente permitirá identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Siga as dicas abaixo, para desenvolver um plano de negócios simples, enxuto e eficaz.

2 – Coloque no papel sua proposta de valor

Para identificar a sua proposta de valor, reflita:

  • Você atende a alguma necessidade?
  • Resolve alguma dor dos seus clientes?
  • Aperfeiçoa algum tipo de atividade em específico?
  • Possui um diferencial no seu produto?

Ao responder essas perguntas, você terá bem definido o objetivo do seu produto ou serviço – o que irá facilitar a estratégia de marketing e de alocação de recursos.

3 – Identifique as atividades-chave do seu negócio

Identificar as atividades-chave trata-se, basicamente, de identificar as tarefas que são essenciais para que a sua empresa atinja o objetivo comercial, ou seja, alcance o seu segmento de clientes.

Um ecommerce, por exemplo, faz a compra de suas mercadorias, anuncia em sua loja online e/ou marketplaces e faz campanhas para chamar a atenção dos seus potenciais clientes.

Esse conjunto de ações citado acima é essencial para o faturamento da empresa, sendo assim é considerado como a atividade-chave.

Lembre-se, as ações variam de negócio para negócio de acordo com o segmento e a proposta de valor da organização.

4 – Defina quem são os seus clientes

Agora, é hora de avaliar e identificar o grupo de potenciais clientes que podem ser atendidos pela solução que sua empresa se dispõe a oferecer.

Portanto, faça um levantamento de dados:

  • Idade;
  • Renda;
  • Sexo;
  • Localidade;
  • Interesses;
  • Nível de educação

Atente-se ao desempenhar essa tarefa, não limite tanto o seu potencial cliente e nem mesmo deixe muito em aberto.

Mulher casual lendo um livro enquanto bebe

5 – Identifique onde está o seu potencial cliente

Após analisar e conhecer melhor o público ideal para a sua proposta de valor, é importante que o pequeno empreendedor identifique os locais que as pessoas entram em contato com a sua empresa e realizam as compras.

Além das vendas que são feitas presencialmente, as redes sociais, site, plataformas de delivery, freelance e marketplaces também são excelentes canais e devem ser considerados.

6 – Liste os custos fixos e variáveis

Ao desempenhar essa lista, você detalhará as despesas para o seu negócio continuar existindo e atendendo as demandas necessárias.

Os custos fixos são os custos existentes que independem do quanto é produzido, portanto entram nessa lista:

  • Aluguel;
  • Salários;
  • Água;
  • Luz;
  • Telefone;

Já os custos variáveis, diferentemente do anterior, são aqueles que irão variar de acordo com a demanda de produção do negócio, como:

  • matéria-prima e insumos;
  • combustível;
  • comissões;
  • embalagens.

7 – Identifique as fontes de receita

Agora, com todos os custos listados corretamente é hora de definir de onde virá a receita para cobrir as despesas de funcionamento e gerar lucro para o negócio. Ou seja:

  • vendas em loja física;
  • prestação de serviços;
  • vendas em e-commerce;
  • monetização de site;
  • monetização de vídeos;
  • Entre outras fontes.

8 – Parceiros estratégicos do seu negócio

Aqui, é onde você deve avaliar e identificar quais pessoas ou empresas serão essenciais para a manutenção e funcionamento do seu negócio.

Por exemplo, uma doceria precisa comprar ingredientes para produzir os doces, uma empresa de transportes precisa de uma seguradora, um designer precisa de uma plataforma etc.

Sendo assim, análise e defina os parceiros do seu negócio.

9 – Organize as finanças

A organização das finanças é um dos pilares principais para se ter um negócio bem-sucedido. Para isso, acesse nosso artigo totalmente dedicado ao assunto e organize melhor a parte financeira do seu novo empreendimento.

eduarda Timoteo
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26/09/2023
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Rafael CB
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Rosângela S
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31/05/2023
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Magno Gregório
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25/05/2023
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Daniel Philipe
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19/04/2023
Melhor contabilidade de todos !
Breno P
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Paula Lima
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23/11/2022
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Caroline Marcelo
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23/08/2022
Profissional muito competente e pontual em relação a prazos! Recomendo muito o escritório do Dennis, pois além de muito honesto faz tudo com dedicação além de ser um excelente profissional!
Tatiana Sousa
Tatiana Sousa
28/06/2022
Otimo atendimento. Resolveram minha demanda com agilidade.

10 – Formalize a sua empresa

O MEI pode ser uma ótima opção para os novos negócios, já que conta com um sistema de inscrição totalmente desburocratizado.

Vale lembrar que, as empresas enquadradas na categoria Microempreendedor Individual (MEI) possuem um limite de faturamento anual de 81 mil reais.

Logo, caso a sua empresa não se enquadre nessa categoria, entre em contato para que possamos juntos identificar a melhor opção.

11 – Separe as contas pessoais das empresariais

Para se ter uma boa gestão financeira do seu novo empreendimento, é de altíssima importância que tenha desde o início uma separação clara entre as contas pessoais e empresariais.

Com esse objetivo, uma ótima solução é ter contas bancárias separadas, assim, você poderá definir um pró-labore mensal para todos os envolvidos, inclusive para você.

12 – Tenha controle sobre o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é, basicamente, a anotação de entradas e saídas de capital do seu negócio.

Portanto, ele será importante para controlar as despesas, analisar se a operação está gerando lucro ou prejuízo, detectar desperdícios e entre outras finalidades.

Aqui em nosso blog já abordamos de forma mais detalhada sobre o assunto: Clique aqui para acessar o artigo.

13 – Certificado digital

A depender dos recursos disponíveis para a abertura do novo empreendimento, o certificado digital pode ser considerado para tornar o dia a dia do seu negócio mais ágil e descomplicado.

Isso porque, através desse instrumento é possível:

  • Assinar contratos
  • Acessar serviços governamentais
  • Emitir notas fiscais
  • Efetuar transações bancárias
  • Entre outras funcionalidades.

Emita o seu!

14 – Elabore um plano de marketing

Ter um plano de marketing bem definido, é importante para que o seu público conheça as soluções que o seu negócio oferece.

Afinal, você pode ter um serviço excelente ou um produto de altíssima qualidade, mas se as pessoas não conhecem o seu negócio de nada irá adiantar, certo?

Sabendo disso, contrate um especialista na área ou procure entender melhor sobre o assunto para divulgar a sua empresa.

15 – Conheça alguns indicadores

Os indicadores podem variar de acordo com o tipo de negócio e o local de atuação no mercado, mas existem alguns que são universais e importante para todas as empresas em atividade. Dentre eles:

  • Número total de vendas;
  • Taxa de conversão;
  • Custo de aquisição de cliente;
  • Faturamento;
  • Custos;
  • Lucro bruto.

Para entender melhor sobre o assunto acesse: 8 KPI’s e métricas que o dono do negócio deve acompanhar

Por fim…

Todo e qualquer empreendedor precisa saber de tudo um pouco. Portanto, estude sobre gestão financeira, gestão de pessoas, marketing e todas as áreas que envolvem a manutenção e o crescimento do seu negócio, mesmo que você tenha condições de contratar um especialista para cada área. Afinal, você terá que avaliar o desempenho dos profissionais responsáveis por cada setor.

No mais, caso queira conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.

Obrigado pela leitura desse conteúdo e se tiver ajudado em algo, por favor, avalie e deixe um comentário neste link, é importante para seguirmos nossa jornada e continuar a escrever conteúdo relevante para pessoas, que como você, buscam aprender a cada dia.

Nossas
Avaliações

O que as pessoas que contratam nosso trabalho dizem sobre nossa entrega no Google

Enviar Mensagem ao Contador

Tudo começa com uma Conversa

Mulher sentada em uma mesa com o celular na mão, vendo informações na tela. A imagem foi feita de cima para baixo, o que parece ser em um andar acima

Em cumprimento à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, garantimos que ao Enviar Mensagem ao Contador, suas informações jamais serão compartilhadas, comercializadas ou cedidas a terceiros e somente são utilizadas para análise interna das métricas de marketing.

Perguntas Frequentes

Inegavelmente, nosso processo de Abertura de Empresas e entrega do CNPJ é extremamente rápido.

Mas, isso depende também da cidade que você está ou abrirá sua empresa.

Em resumo, caso sua cidade esteja no mapa de sistemas integrados da RedeSim, como por exemplo em Belo Horizonte, sua empresa pode ficar disponível no mesmo dia (para prestadores de serviços).

É importante saber que as empresas do setor de comércio, demandam um pouco mais.

Considerando que a SEFAZ dos Estados processam as informações em 24 horas, em média entregamos um CNPJ de empresa comercial em 24 horas.

Dessa mesma forma, em ambos os casos, o procedimento é rápido
Se for uma empresa MEI, o CNPJ fica pronto em 15 minutos.

Sim, a troca do profissional contábil que presta assessoria para sua empresa pode ser feita a qualquer momento. Ao nos contratar iremos assessorar todo esse processo de transição para que ocorra da melhor forma.

Você deve comunicar ao seu contador atual sobre o rompimento do contrato e seu contador terá 30 dias para lhe entregar os documentos de sua empresa e fazer o rompimento definitivo do contrato. Neste período nós já podemos iniciar o processo de implantação e iniciar os trabalhos.

Além de fazer a abertura de empresas, a atuação do contador é fundamental para manter o CNPJ regularizado.

Por meio da geração de informações financeiras e patrimoniais, o contador garante que a empresa fique em dia com a entrega das obrigações acessórias.

São obrigações fiscais relacionadas aos impostos, obrigações contábeis relacionadas à apuração do balanço patrimonial e demonstrações, obrigações trabalhistas, como folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios e os impostos da folha.

Sim, a contabilidade é obrigatória para todas as empresas, exceto para o Microempreendedor Individual – MEI.

Inclusive, o art. 1078 do Código Civil de 2002 menciona sobre a obrigatoriedade das empresas em manter uma escrituração contábil regular.

“Art. 1.078. A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes à ao término do exercício social, com o objetivo de:

I – tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico;”

É importante ter em mente que nos honorários da contabilidade, estão inclusos todas as rotinas inerentes à reguralidade de uma empresa, por exemplo: Apuração fiscal, apuração dos impostos, folha de pagamento dos funcionários, pró-labore dos sócios, impostos da folha, como: FGTS, INSS e IR, apuração do balanço patrimonial e DRE.

Por certo, que esses serviços citados anteriormente são oferecidos pela maioria dos contadores e escritórios de contabilidade.

Porém, além desses serviços por padrão, oferecemos ainda mais, como:

  • Monitoramento do CNPJ nas questões de regularidade fiscal e pagamento de impostos;
  • Emissão e acompanhamento das certidões negativas emitidas regularmente;
  • Sistema de busca automática de operações das empresas, por meio dos arquivos XML. Dessa forma, o empresário pode acompanhar as compras realizadas em seu CNPJ;
  • Aplicativo Portal do Empregado, onde seus funcionários tem acesso a todo o histórico e recibos, sem precisar solicitar novas vias;
  • Plataforma Web para envio e recebimento de documentos;
  • Aplicativo para Atendimentos e mais…