No artigo de hoje você irá aprender como fazer a precificação de serviços do seu negócio da forma correta e com isso garantir o bom funcionamento e assegurar a saúde financeira do seu negócio. Faça uma ótima leitura!
Você, autônomo ou empreendedor, estudou, se dedicou e se especializou na sua área de atuação e agora que chegou o momento de se posicionar no mercado se deparou com um obstáculo a frente – a precificação.
Afinal, como precificar algo imaterial? Pode parecer complexo e complicado, mas se torna uma tarefa fácil se você considerar alguns pontos essenciais presentes na prestação de serviços.
Sendo assim, elaborei este artigo como um guia para te ajudar a compreender o processo e desenvolver uma solução para essa etapa tão delicada e importante.
Ao concluir a sua leitura, tenho convicção que você estará bem-informado e municiado de dados que trarão uma melhora no desempenho e no autoconhecimento do seu negócio.
Leia também: Como Fazer um Contrato de Prestação de Serviços
O que é precificação
Basicamente, a precificação é um processo empresarial que tem o objetivo de mensurar o valor de um serviço ou produto.
Logo, para desenvolver tal processo, é necessário ter um método sério que considere toda a estrutura da empresa desde o financeiro até o marketing.
Quando conduzida corretamente, a precificação se torna um ponto de equilíbrio entre preço, valor e margem de lucro.
Além disso, com uma precificação correta de serviços, o empreendedor irá usufruir de diversas vantagens, como:
- Otimização do planejamento financeiro
- Aumento das vendas
- Lidar melhor com a instabilidade do mercado
- Compreensão aprofundada sobre os gastos da empresa e entre outras.
Agora, após entender as suas principais vantagens e seu significado direto, é hora de irmos a prática.
Como fazer a precificação de um serviço: na prática
Por ser a precificação de serviços, isto é, de algo que não é palpável como um produto, não é possível bater o martelo e afirmar qual a melhor forma de se calcular.
Mas, podemos levar em conta alguns pontos importantes que irão preservar a saúde financeira do negócio e gerar um lucro satisfatório para o empresário.
Além disso, para ter uma precificação mais assertiva é essencial que você desenvolva também uma tabela de preços.
Isso porque, existem serviços que irão exigir por parte do prestador um grau maior de conhecimento ou uma carga horária mais esticada e assim por diante.
Ou seja, para se prevenir e estar preparado para todos os cenários, elaborar uma tabela de preços é a melhor solução.
Mas antes disso, vamos calcular o valor da hora trabalhada que servirá de base para o restante das funções.
Definindo o preço da hora trabalhada
Aqui, vamos utilizar uma fórmula bem simples e objetiva. A ideia é que você defina qual o faturamento ideal para a sua empresa – lembre-se de sempre levar em conta a qualificação do serviço e a média praticada pelo mercado.
Para te ajudar a compreender, vamos pegar de exemplo um designer gráfico, considerando que o salário médio no mercado é de R$ 5500,00.
Logo, para fazer o cálculo da hora de trabalho precisamos ter uma carga horária definida. Nesse caso, será de 8 horas por dia, durante 5 dias da semana. Aplicado o cálculo ficará da seguinte forma:
5.500/160 (total de horas trabalhadas no mês)
Valor por hora = R$ 34,40
Note que os R$ 5500,00 é o faturamento ideal para a empresa, ou seja, sobre esse valor ainda será abatido todas as despesas fixas, variáveis e todos os custos envolvidos para o desempenhar do serviço.
À vista disso, você pode diluir todos esses custos dentro da própria carga horária, mas não se esqueça de observar o mercado e tê-lo como um termômetro em sua precificação.
Afinal, esse monitoramento constante irá garantir que a sua empresa não perca dinheiro e nem mesmo afaste os clientes.
Criando uma tabela de prestação de serviços
Após definir o valor de sua hora trabalhada, criar uma tabela com o preço de todos os serviços é uma tarefa que acontece quase que automaticamente.
Porém, é importante que você leve em consideração o tipo de serviço e suas nuances.
Para te ajudar no desenvolver dessa tabela, considere os seguintes pontos de partida:
- preço fixo por tipo de serviço prestado;
- preço variável de acordo com o tamanho da empresa, volume de trabalho etc.;
- preço por êxito no qual a sua empresa ganha porcentagens de lucro sobre o retorno do cliente.
Para concluir…
A precificação de serviços é uma tarefa que exige muita observação, junção de dados e tentativas. Faça e refaça os cálculos quantas vezes achar necessário, mantenha sempre sua tabela atualizada e compatível com o mercado.
Explore os diferenciais da sua marca, procure atribuir valor ao seu serviço e os resultados virão.
Lembre-se de que o crescimento e fortalecimento de uma empresa demanda de tempo e você certamente irá alcançar os seus objetivos se tiver planejamento e organização.
No mais, para conhecer melhor sobre meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
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