Entenda como planejar o crescimento de uma empresa através de um passo a passo completo. Faça uma ótima leitura!
Todo negócio que pensa em se desenvolver, crescer e quer se aventurar em voos maiores precisa elaborar um bom planejamento estratégico.
Afinal, é ele quem servirá como um mapa para o caminho rumo um negócio bem-sucedido. Portanto, essa tarefa não pode e nem deve ser ignorada!
Você deve estar se perguntando: Tudo bem, mas por onde começar esse planejamento de crescimento? O que devo fazer? Fique tranquilo, você está no lugar certo.
Inclusive, justamente por esse motivo elaborei este artigo onde irei lhe apresentar um passo a passo completo para te ajudar a fazer o planejamento de crescimento da sua empresa e, além disso, aqui você irá encontrar também os principais indicadores que não podem fugir de vista nesse momento.
Vamos lá? Siga para o próximo tópico!
Planejamento estratégico para o crescimento da empresa: passo a passo
Para planejar o crescimento de uma empresa de forma estratégica é preciso seguir alguns passos, que você verá a seguir.
Mas, antes disso precisamos falar sobre os KPI’s que devem lhe acompanhardurante toda essa jornada, isto é, os indicadores chaves de desempenho.
Trata-se de ferramentas que servem para monitorar o progresso da organização rumo a expansão desejada.
Tendo bem definido os KPI’s de monitoramento, será possível fazer os ajustes necessários e a prevenção de problemas futuros.
Como o nosso objetivo aqui é o planejamento de crescimento de uma empresa, alguns indicadores não podem ficar de fora:
- Market Share: porcentagem de vendas que uma única empresa possui em relação a todas as vendas do setor, dentro de um período e de uma região.
- Ticket médio: valor médio gasto por cada cliente dentro de um certo período.
- Faturamento
- Novos clientes adquiridos
- Volume de vendas
Vale enfatizar que, esses KPI’s são referentes ao objetivo: Planejamento e crescimento de uma empresa.
Visite o histórico de resultados
Antes de se planejar para o futuro é essencial que olhe de forma minuciosa para o passado, assim, você irá entender tudo que até então tem funcionado e tudo que já deu errado na estratégia do seu negócio.
Ao fazer essa retrospectiva das atividades da empresa, você poderá recolher alguns dados importantes e analisar a organização como um todo.
O que irá facilitar a identificação de gargalos e processos internos que não estão funcionando como deveriam e, a partir disso, elaborar soluções para estes problemas.
Para fazer a apuração do histórico de resultados da sua empresa, responda as seguintes perguntas:
- Quais metas foram batidas?
- A empresa durante esse período obteve lucro ou prejuízo? Quais foram as ações/motivos que causaram este resultado?
- A empresa manteve, ampliou ou perdeu espaço dentro do mercado?
- Como foi o desempenho dos colaboradores da organização durante o período avaliado?
- Como foi a atuação dos concorrentes? Superior, abaixo ou se mantiveram em nível de igualdade?
Com as respostas em mãos, você terá tudo que precisa para que no próximo ano a empresa tenha um desempenho superior e mais satisfatório.
Identifique o potencial de crescimento da empresa
Colocado em prática o primeiro passo, a segunda etapa para planejar o crescimento do seu negócio é: identificar limitações, isto é, os pontos fortes e fracos da organização e identificar o potencial de crescimento para o próximo ano.
Nesse sentido, você pode usar a análise SWOT. O que é análise SWOT?
Basicamente, essa é uma ferramenta utilizada para realizar análise de cenários, com o objetivo de detectar oportunidades, ameaças internas e externas da organização e obter dados como pontos fortes e fracos.
Ao fazer essa análise, o gestor estará em posição privilegiada, já que agora possui o que é preciso fazer para a empresa crescer e, não menos importante, terá também as variáveis que torna o negócio vulnerável frente a concorrência.
Observe o mercado
Agora, é hora de olhar para fora e ver como o mercado está se movimentando.
Vale ressaltar que, todos os dados que coletamos nas tarefas anteriores, assim como as decisões que serão tomadas, devem sempre estar alinhadas com o mercado em que a empresa atua. Não se esqueça disso!
Voltando de onde paramos, para observar o mercado e retirar bons insights dessa apuração, você pode utilizar de diversas ferramentas, como fazer uma boa pesquisa de mercado, por exemplo.
O objetivo dessa etapa é verificar o comportamento do seu público-alvo, identificar mudanças nos padrões de compra, objeções e analisar o índice de satisfação com seus produtos e/ou serviços.
Além disso, essa pesquisa de mercado irá trazer uma visão mais ampla sobre a atuação dos seus concorrentes e lhe dará a oportunidade de aprender com as outras empresas.
Contudo, não saia copiando ideias, utilize o escopo e desenvolva o seu próprio projeto.
Defina metas
Chegamos à etapa onde muitos empreendedores se perdem por se desconectarem da realidade.
Isso porque, eu e você sabemos que não é possível dar um passo maior que a própria perna. Certo?
Mas, essa falta de conexão com os interesses da empresa pode ter um impacto maior que apenas o descumprimento de metas.
Quando isso ocorre, os colaboradores, gestores e todos os envolvidos no processo se sentem desmotivados, ou seja, a empresa perde a oportunidade de alcançar o seu potencial no mercado.
Sabendo disso, para planejar o crescimento da sua empresa, o próximo passo é: definir as metas de forma realista considerando o tamanho da organização e a disponibilidade de recursos.
Caso ainda tenha dúvidas de como elaborar um planejamento e estabelecimento de metas para o seu negócio, acesse nosso artigo dedicado ao assunto!
Organização financeira
Uma das questões mais importantes quando falamos sobre crescimento e manutenção de uma empresa é a organização financeira.
Afinal, de nada adianta ter uma análise apurada sobre o histórico de resultados, identificar o potencial de crescimento, observar e aprender com o mercado e definir metas realistas, se o departamento financeiro estiver desorganizado.
Mesmo porque, serão necessários investimentos e alguns ajustes de custos para que os objetivos sejam alcançados.
Nesse sentido, caso você não tenha conhecimento aprofundado na área, sugiro que procure a ajuda de um contador experiente que possa lhe auxiliar nas questões contábeis da sua empresa.
O que será sem dúvida, um salto evolutivo para a organização como um todo.
Projete cenário futuros
Para diluir os riscos de surpresas desagradáveis no decorrer do próximo período, faça um levantamento de todos os dados que coletamos nas etapas anteriores para projetar cenários futuros.
Ao fazer isso, você colocará a sua empresa a frente do tempo, melhor dizendo, você preparará a sua empresa para o que está por vir, desenvolvendo estratégias alternativas que prometem solucionar problemas e aproveitar melhor as oportunidades.
Lembre-se, para o bom funcionamento da organização é preciso sempre manter o pé no chão e deixar que prevaleça uma visão realista.
Por fim…
Esse foi o nosso artigo de hoje “Entenda como planejar o crescimento de uma empresa”, espero que ele o tenha ajudado e respondido as suas dúvidas.
No mais, obrigado pela sua atenção e caso queira conhecer melhor sobre o meu trabalho e como posso te ajudar nessa caminhada, todos os meus contatos estão abaixo e você pode também fazer contato pelo formulário do site.
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